Estamos chegando ao meio do campeonato brasileiro e até o momento o Bahia não mostrou um futebol minimamente aceitável e o resultado disso é a permanência do tricolor na zona do rebaixamento por seguidas rodadas.
Após 7 anos longe da elite, o Esquadrão de Aço retornou à Série A em 2011 e desde então vem brigando com unhas e dentes para se manter na primeira divisão. Este ano não está sendo diferente, muito pelo contrário, está sendo pior do que os outros.
Após um início de certame promissor com 8 pontos em 5 rodadas, tendo até figurado no G4, o tricolor despencou na tabela. Reflexo de um futebol de baixíssima qualidade técnica e de resultados horrorosos dentro da Fonte Nova.
Contudo, não podemos nos deter apenas nesta temporada para entender o que vem acontecendo com o Bahia. Infelizmente o time de maior torcida no Norte/Nordeste do Brasil se apequenou! É triste constatar isso, mas é a pura realidade.
Entre 2004 e 2010 transitamos pelas Série B e C, em campanhas muitas vezes desastrosas, enfrentando adversários inexpressivos no cenário nacional e nem assim conseguindo resultados positivos.
A agonia parecia chegar ao fim naquela tarde de sábado, 13/11/10, quando o tricolor derrotou a Portuguesa em Pituaçu por 3 x 0 e retornou para a Série A. O passar do tempo nos mostrou que a angústia mudara apenas de divisão.
São quatro anos brigando para não cair! Quatro anos de sofrimento para uma torcida que sempre esteve ao lado do time nos momentos mais difíceis de sua história! Quatro anos de Série A com futebol de Série B!
Se fora de campo o Bahia se tornou um clube mais democrático e expurgou de sua administração pessoas que colocavam o interesse próprio acima dos interesses da instituição, dentro das quatro linhas parece que nada mudou!
O torcedor tricolor esta cansado disso! O Esquadrão precisa voltar a ser grande! Precisa voltar a ter um time digno de sua tradições, que possa disputar os campeonatos sempre brigando entre os melhores.
Ninguém mais respeita o Bahia (basta lembrar do caso Romagnoli). Cresci vendo um Bahia quase imbatível na Fonte Nova. Hoje qualquer time chega em Salvador e joga à vontade, não é pressionado como era antes e perder em nossos domínios se tornou algo normal.
O torcedor não pode aceitar isso! O Bahia é grande! Tem uma das mais gloriosas histórias do futebol mundial! É preciso resgatar a mística tricolor, parar de trazer refugos de clubes do eixo sul/sudeste e apostar mais nas divisões de base.
Temos uma das melhores divisões de base do Brasil! Revelamos grandes talentos ano após ano, que são vendidos a preço de banana sem sequer ter a oportunidade de vestir o manto sagrado por uma temporada inteiro.
Como querer um time forte se os jogadores que chegam não tem nenhuma identificação com o clube? Como voltar a ser grande se nos desfazemos de nossos principais talentos da base? Como ser forte se os treinadores negligenciam a base e apostam nos refugos?
Nao dá mais para disputar Série A apenas lutando para não cair. É muito pouco para um time das tradições do Bahia! É preciso mudar a mentalidade com que o futebol vem sendo tratado no clube, dar uma guinada e voltar a crescer!
Este ano o flerte com o rebaixamento começou mais cedo e receio que ao final do ano o casamento seja consumado e o Bahia retorne para a Série B. Espero que isso não aconteça, mas se nada mudar o tricolor voltará à segundona com a impressão de jamais ter saído de lá, afinal são quatro anos na elite com futebol de Série B!