O último final de semana surpreendeu o mundo esportivo, especialmente os fãs do MMA. A derrota de Anderson Silva para Chris Weidman deixou até os mais entendidos em artes marciais boquiabertos.
Embora trate-se de um combate entre dois lutadores extremamente preparados, poucos poderiam apostar que o Spider perderia a luta, muito menos da maneira que tudo aconteceu.
Desde que tornou-se campeão em 2006, Anderson Silva já havia defendido o cinturão dos médios do UFC em dez oportunidades e tinha a incrível marca de 17 triunfos seguidos.
Este cartel transformou o lutador brasileiro não somente em um ídolo, mas em um mito do esporte, afinal ele era o dono da maior sequência de triunfos no UFC e do maior números de lutas de defesa de título.
Contudo, todas estas marcas caíram no último domingo da mesma forma que Anderson Silva caiu nocauteado pelo surpreendente Weidman, que aproveitou as brincadeiras do até então campeão e com muito foco o levou à lona.
Por conta disso, o Spider foi extremamente criticado. De fato ele abusou das brincadeiras. Mas para quem acompanha o UFC isso não é nenhuma surpresa. Em todas as suas lutas ele sempre agiu da mesma maneira.
Desta feita não teve sucesso. Não conseguiu desestabilizar o adversário como havia feito com outros oponentes sempre com êxito. Com Weidman foi diferente: o americano não se deixou levar pelas provocações.
E o novo campeão, antes da luta, disse algo que evidenciava o seu foco e a sua vontade de vencer: " Não irei lutar contra o Mito. Irei lutar contra o homem Anderson Silva. Contra o mito eu não teria chances; contra o homem eu posso vencer."
Foi justamente o que aconteceu. O mundo da luta conheceu a força de Weidman, não só física, mas principalmente mental. Anderson não esperava perder como perdeu. E esta derrota justifica todas as críticas que ele recebeu e a desconstrução de sua imagem como verdadeira lenda do MMA?
No meu entender não! Infelizmente, a maioria dos brasileiros só reconhece seus ídolos nos momentos das vitórias. Quando perdem, todos criticam, descem a lenha, soltam o verbo...parece que esquecem tudo que foi feito anteriormente e transformam o "heroi em vilão" em questão de segundos.
Pior que isso é o surgimento de inúmeras teorias da conspiração para justificar o revés. Quem não se lembra da Copa de 98 e de tudo que foi falado a respeito da derrota brasileira?
O mesmo aconteceu agora. Muitas especulações e elucubrações surgiram. Não acredito em nenhuma delas. O brasileiro precisa saber perder. O próprio Anderson Silva reconheceu a superioridade do oponente e seus méritos para nocauteá-lo.
Isso evidencia o seu caráter. Ele errou ao abusar das brincadeiras que beiram o deboche e o desrespeito ao adversário? Sim e acredito que ninguém tem dúvida quanto a isso.
Não se pode agora é esquecer tudo que esse cara fez pelo esporte! Todas as suas conquistas! Toda a sua trajetória para que ele chegasse onde chegou. Não se pode deixar de reconhecer que o seu jeito de lutar transformou o UFC num grande espetáculo.
Anderson Silva continua e continuará sendo um mito! Nada impede que num futuro bem próximo ele recupere o cinturão e todos que o criticam hoje o aplaudirão novamente! Ou alguém duvida disso?
Nenhum comentário:
Postar um comentário