segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Pior que a Crise Financeira é a Crise de Liderança


Esses dias lendo o jornal vi uma nota que uma determinada empresa estava fechando as portas e o colunista atribuía esse fechamento à crise.
Aí pensei, olha a crise aí fechando empresas e tomando postos de trabalhos. Cuidado com a crise, que a crise te pega daqui, te pega dali, te pega de lá.
Mas ao fazer um flashback das últimas vezes que estive nessa empresa só me lembrei de coisas nada agradáveis: produtos desatualizados, instalações antigas, sem manutenção adequada e o pior de tudo, um péssimo atendimento. Também lembrei que não ia mais voltar nessa empresa por tudo isso que testemunhei.
Não foi a crise que fechou essa empresa como tantas outras que estão fechando ou encolhendo. O momento de retração financeira apenas abreviou o que já estava no script há muito tempo e que se retardava a acontecer devido ao período da bolha de prosperidade que vivemos nos últimos anos, principalmente com a ascensão das classes C e D que com sua avidez de consumir as novidades desse novo mundo não foram tão exigentes em relação à qualidade dos produtos e serviços que pagavam e tudo isso estava bom. E estava mesmo, para todos. Só que esse cenário todo causou acomodação, uma enorme zona de conforto em parte dos empresários. Em muitas empresas não houve melhorias, não houve inovação, não houve reinvestimentos e o resultado vai ser debitado agora para a crise, mas pagos por todos nós.
Realmente passamos por um momento de retração financeira, resultado de uma inconsequente política econômica que gerou uma bolha de prosperidade que estourou agora e nos traz reflexos que ninguém gostaria, mas atribuir todos os problemas à crise ou é muita ingenuidade ou é não querer admitir os erros, sendo muito mais fácil jogar a culpa na crise.
Pior que qualquer crise financeira, o grande problema que vem acontecendo há algum tempo em muitas empresas é a crise de liderança.
Vamos voltar ao caso isolado da empresa em questão, mas que caso semelhante acontece em muitas empresas por esse Brasil afora. O que faltou para que houvesse atualização e inovação em seus produtos? Que houvesse um ambiente adequado, confortável e atrativo aos funcionários e principalmente aos clientes?  E fundamentalmente que houvesse excelência em atendimento capaz de gerar negócios e fidelização dos clientes, proporcionada através de treinamento, acompanhamento, direcionamento e motivação dos funcionários?
Faltou um líder, um profissional preparado e capacitado para enxergar todos essas necessidades e porque não dizer todas essas oportunidades, pois a meu ver toda necessidade é um lead, é uma grande oportunidade a ser explorada e conquistada. Um líder que transformasse um grupo em uma equipe, onde todos se preocupassem e cooperassem com o desenvolvimento de todos. Um líder capaz de conduzir todos ao engajamento.
Mas será que essa empresa não tinha um gerente, supervisor, coordenador ou qualquer outra denominação de líder que o mercado utiliza? Com certeza tinha. Mas essa empresa tinha um líder? Muito provavelmente não.
Recrutar, interna ou externamente um profissional, mas que não tem as características e qualificações inerentes a um líder e atribuir-lhe um salário um pouco maior que a base e chamá-lo de gerente, supervisor, coordenador, gestor, encarregado ou qualquer outra denominação geralmente utilizada aos cargos de liderança não o tornará um líder.
Fazendo uma análise de minha trajetória profissional, constatei que os melhores resultados e desenvolvimento da minha carreira e de minhas equipes foram nesses períodos que todo mundo chamava de crise. Nesses momentos os profissionais melhores preparados, com visão estratégica, determinação e que fazem as coisas acontecerem se sobressaem. Aqueles que ficam reclamando da crise, bem esses ficam só com a crise mesmo.
Pior que a crise financeira que tantos insistem em superavaliar é a crise de liderança o maior problema na maioria das empresas, mas que muitos do mercado parecem não querer perceber. E essa crise seria tão mais fácil de superar com líderes de verdade.

Escrito por :
Ezequiel R. Braz
Líder Comercial


quarta-feira, 26 de agosto de 2015

DO QUE SÃO FEITOS OS AMIGOS ?


Este post pode parecer mais um sobre amizade, e realmente o é. Mas nunca será demais falar sobre amizade, sobre amor.
Recentemente estive conversando com algumas pessoas a respeito das amizades, das nossas amizades, dos nossos amigos, da nossa história de vida e quantos seriam aqueles que fizeram parte de nossas histórias, atravessando momentos bons, ruins, engraçados, tristes, ricos e pobres.
Refletimos a respeito do que seria a "amizade ideal" ou daquilo que chamamos de "fórmula da amizade duradoura". Não chegamos a muitas conclusões diferentes daquelas que todos já sabemos "de cor e salteado", como respeito, lealdade, honestidade, verdade, etc.
Percebemos quantos "colegas" e "conhecidos" se transformaram em "desconhecidos" ao longo do tempo, e o quão pouco se tornaram mais próximos, alguns sendo considerados como amigos, amigos de verdade.
O que é um amigo então ? Do que eles são feitos ?


Em primeiro lugar, que fique claro que amigos são acidentes de percurso. SIM !!!!! SÃO ACIDENTES !!!!! Pois ninguém olha para alguém e diz "aquele vai ser meu melhor amigo", a química e a cumplicidade simplesmente acontece. O destino une as pessoas pelos mais diversos motivos, e as mantém unidas pelo tempo que a vida permite.
Amigos são aqueles que não se incomodem em nos ligar às 4:00 da manhã (e que não se importam em receber nossas ligações no mesmo horário), ainda que nos xinguem pelo horário...quando desligam o telefone dão aquela risadinha e falam (ou pensam) consigo mesmo, "-que FDP..." e vão dormir com aquele riso de canto de boca, já imaginando no troco que vão dar...
Amigos são feitos de carne e osso, de sentimento inexplicável. Amigos são aqueles que nos fazem sorrir nas piores situações.
São aqueles caras que incomodamos quando precisamos de uma caneta, de um carro emprestado, de uma carona para o aeroporto.
Amigos são aqueles que choram conosco uma derrota, que nos emprestam o ombro na tristeza, que pulam conosco nas maiores conquistas, que não nos abandonam nem mesmo nos piores momentos.
Amigos de verdade nunca se esquecem do outro, por mais distante geograficamente que estejam.
Não precisam se falar todo dia, nem todo mês...mesmo que por tempos sem se encontrar (e as vezes sem mesmo se falar), basta que se encontrem e aquela chama da amizade reacende, tal qual uma brasa numa decadente fogueira.


Amizade não é planejada....ela acontece.
Pais são amigos, filhos são amigos, irmãos são amigos, primos são amigos, amigos sempre serão irmãos, primos, pais, filhos em uma só pessoa.
Amigos falam a verdade, mesmo que cause dor. Amigos sofrem de sincericídio, e as vezes precisam gritar bem alto um FODA-SE necessário para abrir os olhos do outro.


Amigos te ajudam.
Amigos te avisam.
Amigos as vezes te deixam cair como uma forma dolorosa de aprendizado.
Amigos te levantam sempre. Sempre.
Amigos amam.
Amigos são essenciais.
Obrigado meus amigos DE VERDADE, por existirem.
Eu amo vocês.

domingo, 26 de julho de 2015

UM RICARDINHO SÓ NÃO FAZ VERÃO

Hoje vamos escrever para nossos amigos cearenses, em especial para o torcedor do Ceará Sporting Clube, afinal o time que recentemente conquistou a Copa do Nordeste pela primeira vez em sua história, ocupa atualmente a lanterna da Série B do Campeonato Brasileiro.

Mas o que levou o alvinegro cearense a esta queda de rendimento num espaço de tempo tão curto? Esta é uma pergunta que não tem apenas uma resposta. Este declínio pode ser atribuído a uma série de fatores que detalharemos a partir de agora.

O principal fator foi a perda de jogadores importantes logo após a final do campeonato cearense quando o Vozão perdeu o título para seu maior rival, o Fortaleza, aos 48 minutos do segundo tempo. Samuel Xavier foi para o Sport, Magno Alves retornou para o Fluminense e Assisinho sofreu uma grave lesão que o afastará dos gramados até o final de 2015.

E não foi só isso. Logo que se iniciou a Série B outros jogadores deixaram o clube: Marcos Aurélio foi para o Coritiba e Marinho, um dos grandes destaques do time foi vendido para o Cruzeiro. Só aí estamos falando de meio time, embora Marcos Aurélio não estivesse sendo frequentemente utilizado como titular.

Some-se a isso a abrupta queda técnica de jogadores como o bom goleiro Luis Carlos, que vinha sendo destaque pelas suas importantes intervenções, o zagueiro Charles que cedeu espaço para o antigo titular Sandro, o lateral esquerdo Fernandinho que após a renovação do seu contrato não reeditou as boas atuações do início do ano e do ponto de equilíbrio do time, o volante Uillian Correia, que teve um início de Série B irreconhecível, culminando com a perda de titularidade que está sendo retomada somente agora.

Com o péssimo início de Brasileiro, o técnico Silas Pereira foi demitido, o que pode ser considerado um erro por parte da diretoria do Vozão, uma vez que claramente o problema não era de treinador. Afinal como um cara que tinha sido campeão do Nordeste um ou dois meses antes, agora já não serve mais?

Prova disso é que Geninho assumiu o time, mas algumas rodadas depois ainda não encontrou o caminho dos triunfos. Por falar nisso, já são doze rodadas sem vencer e o Ceará vai ficando cada vez mais atolado na areia movediça de rebaixamento. 

Parece que quanto mais se esforça para sair, mais se afunda. Contratações que não renderam (já foram  nove contratados) principalmente para o setor de ataque e que não resolveram. Outros ainda estão para chegar e só o tempo dirá se darão certo ou não.


Certo mesmo é que apesar da má fase do time, um jogador continua carregando o Ceará nas costas e se destacando: Ricardinho. O time parece depender exclusivamente dele para chegar aos gol, prova disso que os últimos gol marcados saíram de seus pés. 

Chega a dar pena ver o esforço de Ricardinho para tentar fazer o time jogar sem ser correspondido pelos demais companheiros. Ele marca, arma, chuta de média e longa distância...mas como diz o título da coluna de hoje, um Ricardinho só não faz verão!





quinta-feira, 30 de abril de 2015

HORA DE CRESCER


Não estou falando de tempo, de idade, mas de maturidade. Mas não apenas de maturidade, mas da decisão de crescer, de mudar, de transformar, de caminhar à frente, de buscar um objetivo. Crescer.

Crescer dói. O processo de crescimento, o CAMINHO do crescimento é repleto de pedras, de espinhos, de escolhas, de dúvidas, de ansiedade, de tensão, de frustração, de "nãos", de dor...

Crescer é bom. Este mesmo assustador caminho do crescimento os traz igualmente - na mesma proporção - muito prazer, alegria, satisfação, sensações positivas, auto-confiança, fortalecimento de nossa auto-estima, orgulho mesmo.

Todos, invariavelmente, trilham este caminho, mais cedo ou mais tarde em sua vida.

Esta semana vivi momentos que para mim foram inesquecíveis, que ficarão marcados para sempre, que me reacenderam a chama do crescimento, que me trouxeram novas esperanças, que me permitiram olhar mais a frente do que eu já olhava.

Vocês devem estar pensando que este "insight" ocorreu num evento extraordinário, numa alegria extrema ou numa decepção profunda. Mas não. Ocorreu numa das mais simples atividades que TODOS deveriam executar diariamente em suas vidas. Ocorreu num momento em que eu reorganizava meus objetos pessoais em casa - coisa que faço com uma frequência boa, porém menor do que eu mesmo gostaria.

Então, a partir de um solitário estímulo - sim, um único estímulo -  um turbilhão de sentimentos tomou conta de mim, e me dei conta que existia algo outrora adormecido que havia espertado, algo que precisava ser vivido, mudado, tentado, decisões a serem tomadas, riscos a serem assumidos, uma vida a ser vivida.


Então, deixe-me contar um pouco do que fiz em alguns tópicos, e então traçar um paralelo em nossas vidas :

1- Organizei arquivos e imagens antigas, separando as mais úteis das menos necessárias, colocando cada coisa em seu lugar.
 - Quantas vezes em nossas vidas nos prendemos a situações passadas, paixões e amores perdidos, decepções pessoais e profissionais, que desorganizadamente atormentam nossas mentes e corações, impedindo que possamos dar um próximo passo ? 

2- Pratiquei o desapego, descartando itens que não mais me seriam úteis. Mas não as joguei no lixo. Direcionei a pessoas que utilizariam adequadamente aquilo que não mais vejo valor ou utilidade.
 - Não se faz necessária a organização de idéias e prioridades ? Não se faz necessário "jogar fora" o que não mais te ajuda - e as vezes atrapalha - de forma a estar livre para VIVER e CRESCER ?

3- Compartilhei lembranças e memórias com pessoas próximas.
 - Muitas vezes - MESMO - precisamos olhar para o passado, e entendê-lo. A isto chamamos de experiência. Mas, esta experiência de nada nos serviria se não a colocamos a serviço do outro, do nosso semelhante, em busca de um mundo melhor. Ou, as vezes, estas lembranças podem ser utilizadas apenas para reacender bons e positivos sentimentos, trazendo o bem e o bom aos que estão ao nosso redor. Não é verdade ?

4- Refiz muitos dos meus planos, a partir desta "organização".
 - A vida da gente é uma verdadeira montanha russa, uma escada onde devemos saber trilhar, sempre de forma serena, os altos e baixos do caminho, criticando todos os nossos momentos. E, a partir da nossa caminhada passada e dos destino que queremos chegar, traçar o caminho mais adequado para o êxito. Não é assim que fazemos sempre ? Não é assim que devemos sempre agir ?

5- Me desafiei a fazer algo que há muito eu "desejava", mas nunca havia movido uma palha para concretizar - apesar de ter todas as condições para isso.
 - Do que adianta "pensar", "sonhar" sem agir ? De que adianta um desejo, sem uma real motivação para a concretização dele ? Motivos não faltam, o que nos falta na esmagadora maioria das vezes é atitude. A primeira delas, desafiar a si mesmo, e não permitir que um sonho se perca.

6- Compartilhei meu sonho com alguém que também olha na mesma direção que eu, além de ser uma pessoa muito querida em minha vida.
 - Um sonho que se sonha só é diferente do sonho que se sonha com alguém. Da mesma forma, um objetivo só se torna pleno quando duas ou mais pessoas olham para a mesma direção. E a isso se chama companheirismo, amizade, cumplicidade. E quando se sonha junto, com sentimentos semelhantes, normalmente o objetivo é alcançado, o sonho realizado, e a vida se transforma.

7- Decidi mudar, fazer algo, marcar um novo gol.
 - Viver é fazer o novo sempre, mudar a cada momento, se adaptar ao novo cenário, se reinventar.

E foi assim que ao final desta semana, decidi que era novamente hora de crescer.

Em breve algumas novidades devem estar sendo exibidas, alguns planos devem sair do papel, mas principalmente serei - e seremos - novas e melhores pessoas.

Eu resolvi crescer novamente hoje, e você ?

terça-feira, 28 de abril de 2015

NÓS CONFIAMOS NO BAHIA!!!



Fala boleirada!!!! Beleza???

Eu sou Reverendo e hoje estou falando em nome de milhões de tricolores espalhados pelo mundo. Nestes últimos dias vocês foram vítimas de muitas críticas e questionamentos a respeito do futebol apresentado nos últimos jogos. Muita gente já dá como favas contadas a perda dos títulos da Copa do Nordeste e do Campeonato Baiano. Menos nós, fiéis tricolores que sempre estamos ao lado de vocês!

Por isso quero convidá-los a fazer uma viagem no tempo. Isso mesmo! Quero convidá-los a voltar ao tempo em que eram crianças. Todos nós que jogamos bola sempre sonhamos em nos tornar jogador e uma dia jogar em estádios cheio, disputar títulos, ser campeão! Apenas poucos conseguem realizar este sonho…e vocês estão muito perto disso!!! Vocês tem a oportunidade de realizar o sonho de milhões de torcedores e de quebra entrar para a história do maior clube do Norte/Nordeste do Brasil.

Para chegar até onde estão hoje, tenho certeza que superaram muitos obstáculos. Venceram muitas dificuldades, ouviram muitos dizendo que não iam conseguir. Foram desacreditados por muita gente! Qualquer semelhança com o que estão passando hoje não é mera coincidência! O Bahia vai jogar a final do Nordestão desacreditado por muitos, mas não por sua imensa nação que sempre acredita e confia no triunfo!

É preciso que vocês saibam que não jogarão sozinhos! Nesta final vocês estão carregando as esperanças de milhões de pessoas e representando todos aqueles que um dias sonharam em jogar futebol e não conseguiram. É preciso resgatar a alegria de jogar dos tempos de criança, a coragem de arriscar, de lutar, de acreditar sempre. Vocês são as pernas do torcedor tricolor dentro de campo! Aliás, mais do que isso: vocês são nossos corações, que pulsam em busca do triunfo, que jamais se dão por vencidos!

Eu e todos os tricolores confiamos em vocês! Sabemos da força deste grupo que tem se mostrado unido e determinado em buscar seus objetivos. Vocês já são vencedores e podem se tornar mais que isso conquistando este título. Perguntem a Charles como a vida dele mudou após o título de 88. Ele virou ídolo e entrou para a história do clube.

Não sei se vocês sabem, mas o Ceará já fez camisas de campeão do Nordeste de 2015 e todos aqui em Fortaleza já dão o jogo como ganho! Por isso convido vocês a lutar e jogar com raça para virarmos este jogo. Tenham a alegria da criança, mas joguem como HOMENS!!! Honrem nosso manto sagrado e escrevam sua história no Bahia.

Com certeza daqui a alguns anos todos serão lembrados pelo dia 29/04/15, quando calaram um Castelão lotado e conquistaram a Copa do Nordeste para o Esquadrão de Aço! Seus filhos terão orgulho de vocês!!!

Vamos pra cima deles e Bora Bahêa Minha Porra!!!





quinta-feira, 23 de abril de 2015

O MAL DO BRASIL É O BRASILEIRO



Caraca...deixe-me externar um sentimento.
Após a divulgação do balanço da Petrobrás, onde o rombo ficou visível, a má gestão ficou clara e os efeitos danosos da corrupção foram expostos como há muito não se via, muitas múmias se levantaram dos seus túmulos, muitos PTistas, muitos PSDBistas, muita gente apareceu posando de "bonzinho", de "paladino da justiça, moral e bons costumes", de "caçador de corruptos", de SANTO mesmo.


Eu vejo este monte de "pseudo santinhos" que agora ficam falando, por exemplo, que "O PT está acabando com a Petrobrás", que "O Brasil só tem jeito com a extinção do PT", que "Nunca se roubou tanto neste país", que "conseguiram sangrar a Petrobrás", que "a Petrobrás não poderia ser utilizada com fins políticos", que em virtude da corrupção da Petrobrás "surgiram novos ricos ou novos milionários", mas muitas destas mesmas pessoas se beneficiaram e se beneficiam dos órgãos públicos e privados, participam ou participaram de algum "arranjo" em benefício próprio, seja ativamente ou recebendo um "bônus" e ficando calado mesmo sendo testemunha ocular de uma série de falcatruas, de irregularidades, de muita sujeira...

Eu vejo tanta gente dizendo que o mal do Brasil é a corrupção, é a impunidade, é a facilidade...
O Mal do Brasil é o brasileiro, minha gente, que ora está envolvido em algum arranjo, ora se cala e se finge de cego POR CONVENIÊNCIA, e ora ataca apenas porquê "não está ganhando o seu percentual".
Não estou defendendo a corrupção na Petrobrás, nem dizendo que tais posicionamentos direcionados aos recentes e atuais acontecimentos desta empresa estão errados, mas apenas criticando a postura hipócrita e cínica de MUITOS que hoje atacam a corrupção, sendo que FORAM E SÃO atores e atuantes em diversos processos equivocados, de favorecimento e, por quê não dizer, de corrupção.
Infelizmente o mal do Brasil é, sim, boa parte dos brasileiros.

quarta-feira, 25 de março de 2015

O PROBLEMA DA MÃO DE OBRA


Quem já não teve problemas e dificuldades na identificação e contratação de bons profissionais para sua área ou empresa ?

Quem de nós nunca teve que entrevistar um zilhão de pessoas para, no final, peneirar e ficar com um ou outro bom selecionado ?

É sobre isso que vamos falar hoje, da dificuldade de se encontrar um bom profissional no mercado de trabalho.

Desde que me conheço enquanto profissional, e desde que seleciono, formo e lidero times, acabo por viver diversas situações onde após anunciar uma vaga “no mercado” (normalmente em sites ou mesmo em agências de recrutamento e seleção) recebo em meu e-mail inúmeros candidatos que, supostamente, possuem a capacitação e as características desejadas, porém na entrevista se mostram completamente o inverso do que seu curriculum mostrava. E aí começa a maratona do recrutamento, a maratona da filtragem de candidatos e a torcida para que naquele “cardume” de candidatos, eu consiga “fisgar um peixe grande”, e que o esforço desta seleção valha a pena. Isso sem falar de quanto encontro, na entrevista, um profissional que possui todas as características esperadas, e mesmo após a aplicação das mais atuais técnicas de seleção (inclusive através de empresas supostamente especializadas nesta atividade), o profissional se torna uma grande decepção após contratado.

Pois é, já aconteceu comigo.

Recentemente estive a procura de profissionais para uma determinada atividade, e vivenciei algumas situações que me fizeram pensar, por vezes, que estamos realmente no fundo do poço com relação a profissionais disponíveis no mercado.


São candidatos que sequer comparecem nas entrevistas, erros de português inadmissíveis (vareia, mundiça, nós vai, nós ia, dentre outros...). Isso sem falar naqueles profissionais que chegam com boas referências, conduzem adequadamente as entrevistas e depois somem...não dão o menor retorno ou satisfação. E estes, são os piores profissionais. Não sabem que o mundo gira, o mundo é redondo e que o futuro é desconhecido. Fecham portas desnecessariamente.

E, num cenário de crise onde os mercados estão retraídos, o desemprego em tendência de alta, e a insegurança é a tônica em todos os segmentos, acaba por ser pecados mortais estes comportamentos.

É, estes são apenas alguns dos aspectos dos problemas de mão de obra que enfrentamos...

Existem muito mais, muito mais...


terça-feira, 24 de março de 2015

O PROSTITUÍDO SISTEMA

Muito se fala em combate à corrupção, em respeito aos órgãos públicos e seus servidores, sobre a necessidade de denunciarmos as irregularidades, sobre a importância de construirmos uma nação melhor, mais justa, honesta e próspera para nossos filhos e netos.
Todos reclamam, todos bradam, todos "aparentemente" se revoltam e demonstram indignação.
Mas...todos realmente combatem ? Respeitam ? Denunciam ? Agem corretamente ? Se negam a corromper o sistema ?
Não. Infelizmente.

Vou trazer o exemplo recente de usando fui a um dado órgão público para resolver algumas pendências pessoais.
Mal cheguei a este local e prontamente um "despachante" (um terceiro mesmo, que não tem absolutamente nenhum vínculo com esta instituicao) me abordou para "facilitar minha vida". A poucos metros deste local, havia um funcionário público desta instituição é um policial militar, também integrante do quadro do nosso funcionalismo público. Nenhum dos dois "se coçou" para me atender ou para inibir a ação deste rapaz.
Resolvi "dar corda" para a conversa para saber até onde iríamos. Resumindo : Cem reais para "furar a fila do atendimento e resolver em 30 minutos o que seria feito em 4 horas". Perguntei por que razão  o valor. A resposta foi rápida e simples : porque ele tinha que dar uma "ponta" pro PM que estava de plantão e pro funcionário do órgão que atendia a estes processos. Imediatamente o rapaz - agora meu "brother" - ligou para o funcionário do órgão que da fila de atendimento deu um "tchauzinho", deixou seu posto de trabalho e veio falar comigo, dizendo que eu "acertasse com o brother que era firmeza e que rapidinho meu problema seria resolvido". Reforçou o valor do "serviço" é praticamente me pegou pelo braço para "agilizar" e "dar tratamento VIP". Na hora vi que ou eu "aceitava" ou "negava". Aquele era o momento. Então minha consciência e meus valores falaram MUITO mais alto que a famosa "lei do menor esforço" e neguei, resolvendo seguir o rito oficial para a resolução do meu problema. Começava ali minha odisseia.
Fila de atendimento ENORME. Lentidão no atendimento GIGANTESCA. Má vontade TOTAL. EDUCAÇÃO ZERO por parte dos servidores que me atenderam. Demorei UMA SEMANA para resolver meu "causo".
Fico então me perguntando : será que eu estou errado e os "espertos" estão com a razão ? Será que nossas instituições estão realmente assim tão dominadas por um sistema corrupto e aproveitador, de forma irreversível ? Será que nem mesmo aqueles que estão sendo pagos pelo Estado para manter a ordem pública se preocupam em fazer com que as nossas instituições atuem regular e corretamente ? Será que nem a eles podemos "denunciar" irregularidades ? Será que nosso país tem jeito ? Será que a corrupção no nosso sistema terá um fim ?

Infelizmente, depois de ver tanta coisa, começo a ficar desesperançoso. Me sinto um cavaleiro solitário, que insiste em fazer as coisas "certinhas", quando todo mundo está "ganhando tempo" com espertezas e malandragens.
Porém, apesar de toda a desesperança, revigoro minhas forças e minha crença nas coisas certas a cada momento em que olho para meus filhos e lhes ensino o valor da honestidade, de ser correto, de respeitar as coisas e as pessoas. A cada momento que lhes ensino algo para que eles possam viver num mundo melhor do que aquele que hoje vivo, se transformando em pessoas bem melhores do que fui e do que sou.
O sistema está prostituído, mas eu não.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

E AGORA PRESIDENTE ?


  • Mudança nas regras de benefícios trabalhistas.
  • Aumento na carga tributária.
  • Aumento na tarifa de energia.
  • Possibilidade de abertura de capital de um banco estatal.
  • Escândalo Petrobras.
  • Loteamento de Ministérios.
  • Aparelhamento do Estado.
  • Retorno da Inflação.
  • Desvalorização do Real frente ao Dólar.
  • Esfarelamento do valor de mercado da Petrobrás.
  • Crescimento ZERO.
  • Estado QUEBRADO.
  • CORRUPÇÃO.



Bem, estas são apenas algumas "manchetes" que lemos ao longo dos últimos 30 dias em qualquer portal, jornal ou conversa de botequim.




Democraticamente (com fraude eleitoral ou não), a Presidente Dilma foi reeleita para governar nossa ação por mais quatro anos (ou até que seja deposta...militarmente ou não). O povo quis assim...a maioria dos votantes (pois contabilizando as abstenções, a maioria não votou em Dilma...tudo depede do ponto de vista que queremos explorar). Suas promessas de campanha levavam em consideração o fortalecimento das instituições geridas pelo Estado, a preservação dos direitos trabalhistas, a garantia de força da Petrobras, a incessante busca pela "verdade" e "punição" aos capturados pelas investigações sobre corrupção, etc.

E o que vemos é exatamente o contrário.


Então pergunto : E agora Presidente ? Suas promessas estão TODAS sedo descumpridas.

Aonde está a sua palavra e compromisso com o povo brasileiro que te elegeu ?

Até onde a corrupção vai destruir nossas instituições e nossa nação ?

Até quando seremos SACANEADOS, assistindo José Dirceu, Genoíno e sua turma tendo tratamento diferenciado, de uma quase liberdade (na prática), por pura influência política ?

Até quando os empresários e empreendedores serão massacrados com aumentos e aumentos na carga tributária ?

Penso que hoje, uma boa parcela das pessoas que votaram em Dilma devem estar pensando : "O que foi que eu fiz !!!". Mas agora é tarde. Só daqui a quatro anos para TENTAR consertar o aparente equívoco na escolha.

O País precisa de você, excelentíssima Presidente, como gestora eficiente, como líder que conduza nosso povo ao crescimento, à expansão econômica. 

O País precisa de você, fazendo com que os corruptos sejam punidos.

O Brasil precisa de você para estimular o empreendedorismo.

O Brasil precisa de você, Presidente.

O que a Sra. me diz ?

E AGORA PRESIDENTE ???