Ultimamente algumas situações têm chamado muito a minha atenção e me deixado extremamente preocupado com os rumos do atendimento a clientes no Brasil.
A cada dia que passa, vemos as empresas investindo mais e mais recursos em propaganda/ publicidade para atrair clientes e faturar cada vez mais alto.
Em contrapartida, parece que existe uma relação inversamente proporcional (os matemáticos de plantão terão orgasmos múltiplos com o termo) entre os investimentos em publicidade e a qualidade do atendimento prestado aos clientes.
Quando as empresas irão entender que de nada adianta ter uma propaganda bonita e interessante se quando o cliente tem contato com elas a experiência é frustrante?
Será que não seria melhor investir primeiro no treinamento das pessoas que estão na linha de frente do negócio e que fazem as coisas acontecerem do que gastar tanto dinheiro com aparições nos mais diversos tipos de mídia?
É impressionante como todos os dias nos deparamos com pessoas totalmente desqualificadas e despreparadas para atender bem o cliente. Ou estou falando alguma mentira?
E isso vale para todos os canais de atendimento. Seja presencial, por telefone, via e-mail, redes sociais... E o cliente fica quase sempre sendo jogado de um lado para o outro como se fosse uma peteca.
Tenho a impressão de que há uma carência de pessoas preocupadas com a imagem das empresas que elas trabalham. E o pior, sem nenhum tipo de preocupação com o problema de quem está do outro lado do balcão, do telefone, etc.
Quando presencio isso sempre me pergunto: será que estas pessoas gostariam de ser atendidas como elas atendem? Tenho plena convicção de que não!
Aí, você amigo leitor, vai me perguntar: e nesse caso, quando somos mal atendidos, o que devemos fazer? Como devemos agir para fazermos a nossa parte e mudarmos esta realidade que irrita e frustra a todos nós?
Acredito que o melhor caminho continua sendo sempre reclamar. Precisamos mostrar as empresas toda a nossa indignação, deixar claro que não estamos fazendo nenhum favor em sermos seus clientes.
Para as empresas, o cliente que reclama deveria ser tratado com toda atenção do mundo, pois ele está sinalizando onde há problemas e quais aspectos podem ser melhorados. É uma consultoria gratuita para a perenidade do negócio.
Ou você acha que todos que são mal atendidos reclamam? Tenho certeza que não. A maior parte simplesmente deixa de ser cliente e a empresa fica sem sequer saber os motivos de ter perdido aquele consumidor.
E devemos reclamar em todos os canais que as empresas possuem. Atualmente, com as redes sociais, podemos reclamar e informar a nossos amigos que não comprem o produto A ou não vão ao restaurante B porque o atendimento é péssimo.
Caso não seja resolvido, vamos procurar os meios legais. Vamos aos PROCONS, delegacias do consumidor, entrar nos juizados de pequenas causas, etc.
Temos a melhor legislação do mundo quando se fala em relações de consumo. O código de defesa do consumidor é referência e nenhum país tem algo tão detalhado como o Brasil. Precisamos fazer valer nossos direitos!
É preciso deixarmos a passividade de lado e fazermos a nossa parte, seja reclamando, seja deixando de ser cliente destas empresas que não primam pelo bom atendimento.
Somente assim poderemos melhor a qualidade dos serviços que nos são prestados e termos a garantia de que apenas as organizações que se preocuparem verdadeiramente com os clientes continuarão ganhando nosso suado dinheirinho.
Em pronunciamento em cadeia Nacional, nossa querida Presidenta Dilma disse que teremos novidades que vão melhorar essa relação de CONUSMO.
ResponderExcluirEu não fico acomodada, se me atender mal eu coloco a boca no trombone. Atendo bem e quero ser bem atendida!!
Empresa, ACORDEM!!! Atendimento é fundamental!