O ano de 2013 iniciou com a retomada de uma competição que foi sucesso entre o final dos anos 90 e início do novo século: a Copa do Nordeste.
Maior competição regional do Brasil, com a participação de clubes de sete dos nove estados nordestinos (Maranhão e Piauí não disputam o certame), o Nordestão, como ficou popularmente conhecido, é repleto de rivalidades.
E a expectativa para a edição deste ano era enorme, afinal suas últimas edições foram marcadas pela grande presença de público e confrontos muito bem disputados.
No início da competição, como de praxe, os especialistas apontavam Bahia, Vitória e Sport (times de maior investimento na região) como principais favoritos ao título. Corriam por fora Ceará e Santa Cruz.
Contudo, os favoritos foram ficando pelo caminho, os surpreendentes ASA e Campinense foram chegado e hoje estão na final do torneio.
Para muitos, isso aconteceu devido a incompetência dos favoritos. O Bahia foi eliminado ainda na primeira fase com uma campanha pífia que teve apenas dois triunfos e dois empates. Além de ser derrotado por duas vezes dentro de seus domínios para Ceará e ABC.
Sport e Vitória caíram nas quartas de final, para Campinense e Ceará em disputas que pareciam definidas nos primeiros jogos. Apenas pareciam!
O Sport havia empatado com o Campinense na Paraíba e jogava por uma vitória simples em seus domínios para chegar as semifinais. Foi surpreendido, acabou empatando por 2 x 2 e a equipe "rapozeira" garantiu sua classificação.
Já o Vitória estava com a classificação nas mãos. Após vencer os cearenses em pleno PV por 2 x 0, poderia perder até por um gol de diferença no Barradão. Mas nem o mais otimista torcedor do Ceará, nem o mais pessimista torcedor rubro negro poderiam imaginar o sapeca ia iá que o Vozão ia dar no time baiano: 4 x 1.
Enquanto isso, ASA e Campinense iam chegando. O ASA surpreendeu bastante! Após ter perdido os três primeiros jogos da fase de grupos e ter sido desacreditado por muitos, ganhou todas as partidas de volta e garantiu sua vaga em segundo lugar num grupo que tinha Vitória, América/RN e Salgueiro.
Enfrentou o ABC nas quartas de final e após empatar em casa por 0 x 0, foi até Natal e venceu os potiguares por 2 x 1.
Já o Campinense teve uma primeira fase mais tranquila, vencendo 4 jogos, empatando um e perdendo outro. Também se classificou em segundo lugar num grupo com Santa Cruz, CRB e Feirense. Nas quartas eliminou o Sport como já relatamos anteriormente.
As semifinais ficaram assim definidas:
Ceará x ASA e Fortaleza x Campinense. Mais uma vez os "gatos mestre" de
plantão apontaram para uma final cearense, pois poucos, como eu,
apostavam nas surpresas de Alagoas e Paraíba.
E após os jogos de ida, parecia que as previsões se confirmariam, não fossem os gols sofridos pelos cearenses no final de seus jogos e que nas partidas de volta custariam muito caro.
O Fortaleza vencia o Campinense por 2 x 0, mas tomou um gol no segundo tempo. Este gol fez com que o Campinense precisasse apenas de uma vitória simples por 1 x 0 no Estádio Amigão para ir às finais. Advinha o que aconteceu? Campinense 1 x 0 Fortaleza e a Raposa na final.
Já o Ceará, depois de um jogo eletrizante e cheio de emoções estava vencendo o ASA em pleno Fumeirão por 3 x 2, até que no último minuto do jogo uma falta na entrada da área culminou com o empate dos arapiraquenses.
Mesmo assim a vantagem era toda do Vozão, afinal poderia empatar por até 2 x 2 que se garantiria na final. Mas o ASA, que já tinha vencido o ABC em Natal, não tremeu num Castelão com mais de 55 mil pessoas e numa cobrança de escanteio no final do jogo calou a platéia. O ASA estava na final!
E se os favoritos ficaram pelo caminho, azar o deles! Campinense e ASA, que não tem nada com isso, foram comendo pelas beiradas e chegaram até a decisão com seus méritos.
Independente de quem conquiste a taça, o grande vitorioso é o futebol do Nordeste, que tende a se fortalecer cada vez mais com o retorno desta competição e o surgimento de novas forças na nossa região.
Parabéns ASA!!! Parabéns Campinense!!! Times que provaram que futebol se ganha dentro de campo, independente do poderio econômico dos adversários e da tradição de suas camisas!
Muito legal essa final. Para fortalecer o futebol da região e nao ficar limitado apenas a sport, vitoria e bahia. Que surjam novos jogadores, que as torcidas voltem a campo e diminua a influencia dos times do eixo. Parabéns rever!
ResponderExcluir