Meu texto de hoje será muito breve! Como diriam os mais antigos, serei direto e reto! Afinal o tema abordado é a pressa e como já gastei algumas linhas e não escrevi nada relativo ao assunto é melhor deixar logo de blá blá blá.
O ritmo frenético de nossas vidas, em especial nas grandes cidades, faz com que a pressa esteja cada vez mais presente em nosso dia a dia. Mas será que nos damos conta de que vivemos num mundo em que tudo parece ser urgente?
Acredito que andamos tão apressados que nem nos damos conta disso. Da hora que acordamos até o momento que deitamos para dormir são vários os momentos que temos que conviver com a pressa.
Quantos de nós já não levantamos da cama correndo para escovar os dentes, tomar banho e nos arrumar para ir à escola, faculdade ou ao trabalho? E fazemos tudo isso muito rapidamente e algumas vezes até de maneira automática.
Quer uma prova disso? Experimente mudar algo em sua rotina matinal e verá como já está adaptado a fazer as coisas automaticamente. Por exemplo: se você toma banho antes de escovar os dentes, tente inverter esta ordem e veja como é difícil.
Muitos de nós não temos nem tempo de tomar um café da manhã direito. A maldita pressa não permite. E desde as primeiras horas ela já se faz presente e muitas vezes permanece durante todo o nosso dia.
No trânsito todos estão com pressa. Ninguém dá passagem, ninguém espera sua vez para subir no ônibus, ninguém repara direito o que acontece ao seu redor.
Chegando ao trabalho nos deparamos com situações que não podem esperar. Tudo parece ser para ontem! A pressa se faz ainda mais presente no mundo corporativo e o censo de urgência é algo inerente em qualquer empresa. A busca pelos resultados é sempre urgente!
Ao final do expediente todos têm pressa em voltar para casa. O dia agitado e corrido parece chegar ao fim, mas ainda é preciso se apressar para não perder o ônibus, para não pegar mais trânsito, para chegar o quanto antes ao seu lar.
E por que tanta pressa? Aonde a pressa está nos levando? Será que é mesmo necessário fazermos tudo de maneira tão apressada? Será que com um pouco mais de planejamento, não podemos reduzir a pressa?
Até nos momentos de lazer temos pressa! E isso gera ansiedade, stress, deixa nosso organismo mais vulnerável as doenças. Sem contar que muitas vezes a pressa é inimiga da perfeição!
Nem tudo deve ser feito com pressa! Temos que ter tranquilidade para aproveitar com calma os bons momentos da vida. Dedicar um pouco de nosso tempo para não se preocupar com o passar do tempo!
Desta forma, entendo que vale a pena refletirmos sobre este tema. Avaliar se a pressa está tomando conta de nossas vidas em demasia. E é preciso fazermos isso urgentemente, senão poderá ser tarde demais...
Nenhum comentário:
Postar um comentário