SOU HONESTO VOTO ABERTO. Você já conhece esta campanha idealizada pelo Bocão News (www.bocaonews.com.br), Grupo Metrópole (www.metro1.com.br) e Bahia Notícias (www.bahianoticias.com.br)?
Ainda não? Esta é uma campanha que surgiu após 25 vereadores de Salvador terem aprovado as contas do ex-prefeito João Henrique no início deste ano. O fato gerou grande polêmica e rendeu uma matéria muito interessante no Jornal da Metrópole.
Por que toda esta repercussão? Porque a matéria expôs os vereadores que teriam votado a favor da aprovação das contas. Isso gerou a insatisfação dos políticos que, ao que parece, não ficaram nada confortáveis em assumir seus votos.
Ora, do que os vereadores tem medo? Se eles são representantes do povo e somos nós que os colocamos no poder, por que não prestar satisfação aos seus eleitores votando abertamente?
Ou será que os eleitores não tem o direito de saber como votam seus representantes? Ou os políticos acreditam que depois de eleitos não devem mais prestar contas à população? Não deveria ser justamente o contrário?
O interessante é que todos eles quando estão em campanha eleitoral cobram transparência. Será que depois que assumem o cargo são acometidos por uma repentina crise de amnésia e esquecem os compromissos assumidos com os eleitores?
Não quero generalizar. Existem políticos sérios e que não tem receio em expor suas posições. Contudo, de modo geral, o burburinho por conta da simples possibilidade das votações deixarem de ser secretas já toma conta dos bastidores do meio político.
Causa certa estranheza toda esta preocupação. Se não querem voto aberto significa que estão se escondendo atrás do anonimato por não terem coragem de assumir suas convicções? Ou estão querendo esconder outras coisas através do voto secreto?
Sinceramente, não entendo como num país dito democrático ainda discutimos este tipo de coisa. Deveria ser considerado normal todo representante do povo votar abertamente para que a população possa acompanhar seu trabalho e entender como cada um se posiciona sobre os mais diversos temas.
Infelizmente ainda não é assim. Mas podemos sair do campo das reclamações sem ação, deixar a passividade de lado pensando que não adianta fazer nada, pois não vai mudar a situação e partirmos para a mobilização.
Vamos participar da campanha e exigir que o voto passe a ser aberto. Como? Basta entrar no site www.souhonestovotoaberto.com.br e participar! A participação de cada um de nós é fundamental para a mudança!
Nenhum comentário:
Postar um comentário