domingo, 30 de junho de 2013

ACABA HOJE ?


Acaba hoje a copa das confederações.

E, de acordo com as MINHAS previsões, deverão também acabar - ou pelo menos diminuir MUITO - as manifestações, protestos, badernas, ou como queiram chamar os movimentos sociais que dominaram as ruas e os noticiários nos últimos dias.

Continuo com minha visão de que este movimento tem um viés político, tem foco nas eleições de 2014, é efêmero, fadado ao fracasso com relação a conquistas sociais mas não ao surgimento de novos políticos (surgirão novos candidatos saídos dos "movimentos populares", tais quais Lula, Lindembergue Farias, e tantos outros), e que a massa MANOBRADA depois de usada vai, novamente, ser esquecida até as próximas eleições, a próxima Copa ou o próximo evento que possa ser utilizado como holofote para estes "movimentos".

Por que falo isso ? Vou utilizar apenas um exemplo. A queda da popularidade da presidente Dilma Roussef.

Em apenas três semanas, a popularidade da presidente caiu cerca de 30%. Ora, que me desculpem os críticos, os analistas políticos e quem tiver opinião contrária a minha, mas será que REALMENTE a população acordou e "descobriu" que está tão insatisfeita com a presidente nos últimos dias, "descobriu" que falta saúde, educação, segurança e políticas estruturantes para o país ? Ou será que a população não sabia disso quando HÁ SETE ANOS ATRÁS COMEMORAVA NAS RUAS A ESCOLHA DO BRASIL COMO SEDE DAS COPAS DA CONFEDERAÇÕES E DO MUNDO ?

Será que ao longo destes sete anos o povo não percebeu isso, e só "acordou" há três semanas ?

Ainda não vi o benefício REAL E IMEDIATO que a população conquistou com estes movimentos (não me falem dos R$0,20 na passagem de ônibus em São Paulo...nem da PEC...por favor...estes dois "chocolates" que foram dados à população precedem outros estupros que ainda virão, como consequência disso).

Vi, sim, uma oposição FELIZ DA VIDA ao perceber que conseguiu sangrar a presidente e ter uma nova - e efetiva - estratégia para a corrida presidencial em 2014. Aliás, não vi ao longo das manifestações nenhum político propondo reduzir gastos de gabinete, número de vereadores/deputados/senadores, reduzir salário dos políticos (alias o que eu vi foi um certo político ser entrevistado na Radio Metrópole, em Salvador, dizendo que "não é o político que ganha bem, mas o povo que ganha mal" e que "a nossa luta não tem que ser a de reduzir o salário do político, mas de aumentar o do povo". Ora, jogar pedra todo mundo quer (todo mundo faz), mas largar o osso...

Aonde está Aécio Neves ? Atacando o governo, mas não propondo melhorias para a população.

Aonde está Lula ? Calado, pois sabe que seu "robô" está na pior e que qualquer palavra sobre o momento atual vai ser explorada nas próximas eleições.

Aonde estão os deputados ? Os senadores ? Os vereadores ? Os prefeitos ? Qual o apoio EFETIVO que eles tem dado - ou garantem que darão - para fortalecer ou dialogar com os movimentos e começar a mudança que tanto o Brasil precisa - e que eles cantam em prosa e verso nas suas campanhas eleitorais (como nosso prefeito ACM Neto e seu slogan "ME DEFENDA NETO") ?

Amigos e amigas, os movimentos que tomaram conta do nosso BRASIL nas últimas semanas já garantiram seu lugar na história, mas será que nos trarão um final feliz ou não ? Será que eles são apenas um capítulo que inaugura a leitura de um belo "best seller" sobre a mudança no BRASIL ou será uma edição especial, com tiragem limitada, sobre um evento inócuo acontecido em nosso país ?

Quem viver verá.

A Copa das Confederações acaba hoje. A Copa do Mundo começa daqui a 12 meses.

E os movimentos ? O que acontecerá com eles durante os próximos 12 meses ? Continuarão a existir, ou vão esperar junho/julho de 2014, quando terão novamente ibope internacional ?

Quem viver verá.

sexta-feira, 28 de junho de 2013

CORRER. SAÚDE, LAZER E MUITO PRAZER.

Faço questão de escrever sobre este tema hoje para animar um pouco alguns amigos meus que precisam tanto quanto eu precisei, há 15 meses atrás, redirecionar suas atividades, seu ritmo e hábito de vida, sair do sedentarismo, se reencontrar, reviver o jovem que existe dentro de cada um.


E, neste texto, gostaria de prestar uma homenagem a quem - sem nem mesmo perceber ou saber - mais me inspirou e me serviu de exemplo e motivação para esta "virada" de vida. Meu querido e amado irmão Gláucio. Valeu Gagau !!!!!


Um dia eu li uma frase que dizia mais ou menos assim : "Por que você corre ? Então eu respondo : Por que você não ?".


Hoje, me sinto mais ou menos assim, questionando quem não corre, suas razões, suas limitações, seus medos.

Eu sempre fui uma pessoa ligada a esportes, sempre pratiquei diversas modalidades, não importava o local, terreno ou companhia. O ritmo e o estilo de vida que, depois de um tempo, comecei a ter me fez com que escolhesse o sedentarismo, por razões que até hoje eu mesmo me questiono e, porque não dizer, me penitencio.



Algumas coisas aconteceram em minha vida e me trouxeram uma nova visão inclusive de mim mesmo. Ganhei muito, muito peso mesmo (em um dado momento fugi das balanças, pois tinha certeza de que já tinha alcançado os 3 dígitos), perdi agilidade, comecei a apresentar alguns problemas de saúde, de respiração, de articulação. Cheguei no limite daquilo que poderia suportar.

Então, o destino me sorriu. Uma série de acontecimentos, em sequência, me fizeram decidir que era hora de recomeçar. De reviver aquela pessoa sedenta por esportes, ativa, que topava qualquer parada, que era "de aço". E então me reinventei.


Redescobri o prazer de atividades ao ar livre, de encontro com velhos amigos de futebol, de suar até ter que torcer a roupa, de cair e sangrar em campo mas levantar e seguir em frente, o prazer de perceber que "basta querer", que o resto vem.

Houve contusões no período...algumas por irresponsabilidade minha, outras por "fadiga do material", mas a vontade de alcançar e superar marcas foi maior, e consegui superar absolutamente tudo.

Há cerca de 15 meses redescobri o prazer de correr, principalmente. Foram pequenas vitórias a cada semana. Caminhar por uma hora, pequenas corridas intervaladas, o primeiro quilômetro, o quinto quilômetro, o décimo quilômetro...até a tão esperada marca de 21 quilômetros.


A saúde melhorou de forma generalizada, a qualidade de vida foi recuperada, as articulações não mais sentiram nada, a respiração voltou ao normal, o prazer aumentou, o círculo de amizades idem, e novas metas foram traçadas.

Hoje, exatamente hoje, faltam 9 dias para a minha meta traçada há 15 meses atrás. Correr uma prova oficial de meia maratona. A Meia Maratona do Rio de Janeiro.


Não me importa o cronômetro, não me importa o pace, não me importa nada além da conclusão da prova. Será uma conquista pessoal maior do que qualquer outra conquista que eu já tenha tido em minha vida.
Hoje, a todos os amigos, colegas e conhecidos que encontro eu falo "Corra, sua vida vai melhorar". Não se trata de uma frase de efeito, mas de uma verdade provada e comprovada.


O prazer de correr é inenarrável, cada quilômetro, cada prova é uma conquista não sobre outras pessoas que fiquem em posições inferiores de classificação, mas uma conquista sobre nós mesmos, uma superação de nossos próprios limites, e um alcance de nossos próprios objetivos e, por que não dizer, de nossos sonhos.

Corram todos. Se não correm, não sabem o que estão perdendo.


quinta-feira, 27 de junho de 2013

OLÉ BRASIL !!!

Depois de ficar por quase 10 dias sem escrever neste blog, propositadamente, volto hoje.


Depois de um tempinho sem falar de futebol, eu não poderia deixar de comentar sobre a final da Copa das Confederações, com a tão esperada batalha entre Brasil e Espanha.

O Brasil, que passou com dificuldades do Uruguai na semi-final (com direito a pênalti defendido pelo nosso goleiro Julio Cesar), enfrentará uma Espanha mordida e cansada, depois de tomar um sufoco da Itália, jogar 120 minutos e disputar uma tensa cobrança de pênaltis e, ainda por cima, ter sido vaiada por toda a partida pela torcida que lotava um belo Castelão.

A pergunta que fica : E agora ?

O que podemos esperar desta final ?

Sem dúvidas, será uma grande festa (mas não necessariamente um grande jogo).

De um lado temos uma equipe de elevadíssimo nível, tática e tecnicamente falando. A Espanha. Do outro, uma equipe jogadores muito habilidosos, mas um time ainda com lacunas táticas e de entrosamento. O Brasil.

Temos, a nosso favor, um "espião" chamado Daniel Alves, que conhece como ninguém os segredos do Bracelona...ops, da seleção espanhola (que, salvo engano, tem sua equipe titular formada com 7 jogadores do Barça). Eles tem, a favor da Espanha, um time altamente entrosado, que joga quase que de olhos fechados.


Temos o Neymar. Eles o Iniesta.


Temos a torcida. Eles não.

Sem dúvidas, o Brasil vai parar neste domingo. Ou não. Tudo depende dos manifestantes no Rio de Janeiro.


Quem ganha ? Eu não sei. E vocês, o que acham ?

terça-feira, 18 de junho de 2013

O BRASIL ACORDOU !!! ... MAS, ACORDOU MESMO ???


Ao longo de nossa curta história neste blog, escrevemos sobre os mais variados temas. Criticamos o sistema, criticamos a sociedade, criticamos alguns indivíduos e, principalmente, trouxemos pontos que servissem a todos nós como itens para REFLEXÃO E MUDANÇA de comportamento.

Bem, na noite de ontem o Brasil, nosso país, foi palco de mais uma onda de protestos. Seria apenas mais uma, se não tivesse sido bem organizada, bem coordenada e acontecidas simultaneamente em diversas cidades de nossa pátria amada Brasil.


Legal, todos sairam às ruas, protestaram, demonstraram sua indignação, gritaram palavras de ordem. E VIVA A DEMOCRACIA !!!!


Mas houve também excessos, vandalismo, baderna e aproveitadores.

Eu, particularmente, externei minha posição acerca destes protestos em minha página do facebook ( www.facebook.com/george.branco ) onde deixo clara minha opinião de que por mais nobres que sejam os motivos que "indignam" a população, este movimento é efêmero, fadado não ao fracasso mas ao surgimento de mais um "Lindembergue Farias" - que vai lutar para tirar uma corja do poder e colocar outra, além de ser um movimento com um viés político oculto. Não penso que o Brasil acordou, penso que ALGUNS despertaram para o momento favorável a algumas conquistas políticas. E só.


Aliás, desafio qualquer um para que conversemos sobre este assunto novamente em janeiro de 2015, passadas as eleições que - para mim - são o foco principal destes protestos, por mais que neguem e por mais que digam que estes movimentos são apartidários. EU NÃO ACREDITO NA ISENÇÃO DESTES MOVIMENTOS ATUAIS. Para mim, o Brasil não acordou. Estes manifestantes, em sua maioria, estão vivendo um sonho onde logo logo despertarão, infelizes com o resultado de seus esforços e de sua exposição. Basta que nos lembremos da "Juventude Cara Pintada" e do Impeachment do ex-presidente (E HOJE SENADOR, ELEITO PELOS MESMOS QUE FORAM ÀS RUAS PROTESTAR CONTRA ELE).



Muitos dos meus amigos me chamaram de "insensível", "míope"...só não me chamaram de bonito.

Penso que O BRASIL PRECISA MUDAR, precisa muito. Precisa de uma melhor distribuição de renda, de educação, segurança, saúde pública decente, serviços públicos adequados e que funcionem, de infra-estrutura, mas principalmente de gente decente.

Aliás, GENTE DECENTE É DO QUE MAIS PRECISAMOS, mesmo porquê por mais que eu seja contra - ou a favor - das manifestações que estão ocorrendo, estas devem ocorrer sem vandalismo, pois no final quem paga a conta somos nós, cidadãos. E, antes de apenas pensarmos que a "indecência moral" ocorre apenas "lá em cima", nos poderes públicos, deveríamos refletir sobre o quanto A CORRUPÇÃO ESTÁ BEM MAIS PRÓXIMA DO QUE IMAGINAMOS (olhem para suas empresas, para as suas entidades de classe, para o seu condomínio, para sua comunidade, para seu amigo, para seu colega de trabalho, para todos que se beneficiam de uma posição de poder, achando isso "normal"). O cidadão brasileiro que reclama, muitas vezes é aquele que faz igualzinho a quem está no poder, apenas em menores proporções. O brasileiro, em geral, precisa mudar por dentro pra depois mudar o que está fora. CHEGA DE "JEITINHO BRASILEIRO", DA "LEI DE GÉRSON". Precisamos de mais gente honesta nesse país, no nosso amado Brasil.

Bem, abaixo eu deixo links de alguns textos onde ao longo do tempo demonstramos, eu e meu amigo e companheiro de blog Reverendo, nossa discordância com a realização da Copa do Mundo e das Confederações no Brasil, onde criticamos nossa justiça, onde atacamos e questionamos nossos governantes, onde clamamos por mais saúde e educação, onde sonhamos com um país melhor.

Penso que eles falam por si. Espero que gostem e que lhes sirva de algo.

E, vamos mudar o Brasil, começando por cada um de nós.

  1. http://sobretudofc.blogspot.com.br/2013/06/e-viva-copa-das-confederacoes.html
  2. http://sobretudofc.blogspot.com.br/2013/05/brava-gente-brasileira.html
  3. http://sobretudofc.blogspot.com.br/2013/04/e-certo-ser-errado-e-errado-ser-certo.html
  4. http://sobretudofc.blogspot.com.br/2013/04/um-tapa-na-cara-da-sociedade.html
  5. http://sobretudofc.blogspot.com.br/2013/03/cade-educacao_27.html
  6. http://sobretudofc.blogspot.com.br/2013/03/imagina-na-copa.html
  7. http://sobretudofc.blogspot.com.br/2013/03/bolsa-ladrao.html
  8. http://sobretudofc.blogspot.com.br/2013/03/transito-x-transporte-publico.html
  9. http://sobretudofc.blogspot.com.br/2013/03/acorda-juventude-morte-do-chorao.html
  10. http://sobretudofc.blogspot.com.br/2013/01/que-justica-seja-feita.html
  11. http://sobretudofc.blogspot.com.br/2013/01/politicos-deveriam-usar-somente.html




domingo, 16 de junho de 2013

RASGA SACO

Quem não gosta de aniversário de criança? Não me lembro de conhecer alguém que não curta este momento tão legal e especial na vida de aniversariantes, pais, familiares e coleguinhas.

Eu, particularmente, adoro estas festinhas! Ver a alegria da criançada brincando com os amiguinhos, recebendo e dando os presentes e se deliciando com as mais variadas guloseimas é demais!

E para nós, adultos, é sempre um momento de nostalgia. Quem já não lembrou dos seus tempos de criança indo a um destes aniversários que atire a primeira pedra.
 
Justamente por isso resolvi escrever sobre este tema. Em sua essência, as festinhas não mudaram muito, contudo, como tudo na vida, os aniversários também sofreram algumas transformações.
 
A começar pelos locais em que são realizados. Nas décadas de 70 e 80 as comemorações aconteciam nas casas ou nos playgrounds dos prédios; hoje em dia a maior parte delas ocorre nas casas de festas ou espaços de games dentro dos shoppings.

Com isso, as brincadeiras também mudaram! Se antes havia a famosa dança das cadeiras, a hilariante corrida de saco e a brincadeira da estátua, atualmente reinam de maneira absoluta o pula-pula, a piscina de bolinhas e os jogos eletrônicos.
 
Confesso que curto todas elas, tanto as da minha infância quanto a da criançada atual. O mais importante é que as crianças se divirtam e estejam felizes, independente do tipo de brincadeira.

Quando o assunto são as guloseimas...hummmmmm!!!! Esta é uma das melhores partes! E isso não mudou muito. Algodão doce, pipoca, salgadinhos, brigadeiro, mini-pizza e os deliciosos bolos de dar água na boca.

Neste quesito tanto baixinhos quanto altinhos se deleitam sem restrições! Parece que não tem nada que não seja gostoso nos aniversários infantis.
 
Só sinto falta de uma coisa atualmente e que era muito legal quando eu era criança: o esperado e divertido RASGA SACO!!! Os mais novos não vão saber do que estou falando, mas os que tem um pouco mais de idade com certeza lembrarão deste momento.
 
 
O RASGA SACO era um dos momentos mágicos das festinhas! Toda criança ia para o aniversário montando sua estratégia para conseguir coletar o maior número possível de lembrancinhas quando esta hora chegasse.

Para os que não conhecem, o RASGA SACO é muito parecido com o quebra pote! Era a hora em que um adulto pegava um saco cheio de lembrancinhas colocava bem no alto, as crianças se aglomeravam em torno dele e de repente o saco era rasgado e aquele monte de coisas caia no chão.

Começava aí a luta para ver quem pegava mais coisa. Algumas crianças iam para o meio da muvuca, outras, como eu, ficavam na espreita esperando tudo se espalhar para pegar tudo fora do empurra-empurra.
 
A criançada adorava! Não sei por que isso acabou... fico imaginando como seria hoje um aniversário com RASGA SACO com a tamanha variedade de coisas que poderiam ser colocadas como brindes.
 
Mas independente do RASGA SACO as festinhas continuam o máximo! Independente da sua idade, os aniversários de criança continuam muito divertidos e repletos de alegria! 
 
E o sorriso no rosto de uma criança é, sem dúvida alguma, uma das melhores e mais bonitas coisas da vida! Viva a alegria! Viva a felicidade!

quinta-feira, 13 de junho de 2013

E VIVA A COPA DAS CONFEDERAÇÕES !!!


O Brasil vive a expectativa de mais uma competição internacional, a Copa das Confederações da FIFA, a ser realizada em diversos pontos do Brasil.

Foram anos e anos de preparação (?), bilhões investidos (!) e um país total e completamente preparado para receber seleções, imprensa e turistas de todo o mundo (?).


PODEM RIR. OU CHORAR.

É, seria cômico se não fosse trágico.

Para que eu não me estenda em muitos pontos, vou focar apenas a questão dos estádios de futebol, e mesmo assim apenas um aspecto : o orçamento previsto e o desembolso realizado.

Se não me engano, são 6 estádios (em 6 Estados) : Maracanã (RJ), Mineirão (MG), Mané Garrincha (DF), Castelão (CE), Arena Pernambuco (PE) e a nossa Arena Fonte Nova (BA).


Foram parcas e insuficientes obras de infraestrutura, que deveriam tratar de itens como, por exemplo, mobilidade urbana.

Isso, sem falar nos aeroportos, cuja capacidade de atendimento atual já beira o limite, e o aumento da demanda de voos deve, certamente, travar e atrasar a vida de muita gente.

Ainda há a necessidade de se conter a violência, de forma a evitar um “papelão” do país perante os turistas que virão ao Brasil. Papelões como, por exemplo, o estupro de uma turista numa Van no Rio de Janeiro. A exemplo dos itens citados acima, poucas ações foram ou serão tomadas.

Nosso Congresso Nacional, nossos Deputados, nossos Governantes, todos – com raras exceções – se curvaram, se curvam e continuarão se curvando ante aos mandos e desmandos da FIFA e sua comissão organizadora.


E os milhões de Reais, fruto do nosso pagamento de impostos, segue calma e tranquilamente para as mãos de tubarões que se aproveitam de todas as maneiras do ambiente podre, corrompido e prostituído de nosso país. Para este fato, em específico, gostaria de trazer alguns números :


  1. Estádio Mané Garrincha – Custo inicial : 745 milhões de reais. Custo Final : 1,5 bilhão de reais. FURO ORÇAMENTÁRIO A MAIOR : 755 milhões de reais. Cerca de 100% de furo.
  2. Arena Pernambuco – Custo inicial : 491 milhões de reais. Custo Final : 532 milhões de reais. FURO ORÇAMENTÁRIO A MAIOR : 41 milhões de reais. Cerca de 8% de furo.
  3. Mineirão – Custo inicial : 426 milhões de reais. Custo Final : 695 milhões de reais. FURO ORÇAMENTÁRIO A MAIOR : 269 milhões de reais. Cerca 63% de furo.
  4. Castelão – Custo inicial : 452 milhões de reais. Custo Final : 519 milhões de reais. FURO ORÇAMENTÁRIO A MAIOR : 67 milhões de reais. Cerca de 14% de furo.
  5. Maracanã – Custo inicial : 932 milhões de reais. Custo Final : 1,2 bilhão de reais. FURO ORÇAMENTÁRIO A MAIOR : 268 milhões de reais. Cerca 28% de furo.
  6. Arena Fonte Nova – Custo inicial : 591 milhões de reais. Custo Final : 689 milhões de reais. FURO ORÇAMENTÁRIO A MAIOR : 98 milhões de reais. Cerca de 16% de furo.


Bem, apenas para estes estádios (e apenas para este tipo de obra), estamos falando de projetos orçados em aproximadamente 3,6 bilhões de reais, mas que foram executados PARCIALMENTE, POIS ABSOLUTAMENTE TODOS OS ESTÁDIOS AINDA POSSUEM DIVERSAS PENDÊNCIAS das mais simples, como um gramado que encharca, às mais complicadas como coberturas que rasgam ou pilares de sustentação trincados. Mas, o melhor vem agora...aquela projeção de 3,6 bilhões de reais na verdade se transformaram em aproximadamente 5,1 bilhões de reais. Um furo orçamentário de “apenas” 1,5 bilhão de reais, ou de 41% sobre o planejado.


Bem, todos os projetos tiveram suas verbas devidamente liberadas.

Em qualquer empresa séria, uma dispersão tão grande (41%) entre orçado e realizado seria uma prova incontestável de um péssimo planejamento ou uma horrorosa execução, e – provavelmente – aquele que liderasse um dado processo estaria em maus lençóis. E, talvez, não tivesse esta “verba adicional” aprovada. Seria um ‘Deus nos Acuda”. Mas no Brasil não, tudo correu normal e naturalmente. E a corrupção solta.
Gente, são 1,5 bilhão de reais que o governo direciona além do planejado para uma Copa das Confederações (e Copa do Mundo), sem pestanejar, mas que é incapaz de direcionar para a educação, saúde ou segurança de nosso povo.


Continuaremos com nosso trânsito caótico, nossas cidades violentas, nossa saúde na UTI, nosso povo passando fome.

E a população continuará com sua sina de sofrer e sofrer, e se contentar (ou conviver) com o pouco que o nosso governo faz pela coletividade.

E um bando de BABACAS trabalhando voluntariamente para a FIFA, ao invés de atuar voluntariamente em eventos que de fato ajudem a nossa população tão carente. Mas este é um ponto para outro texto. Que me desculpem aqueles que estão trabalhando voluntariamente para a FIFA, mas esta é a MINHA opinião.


E continuamos vivendo de acordo com a antiga política Romana de conduzir o povo, com pão e circo, onde já temos o circo e os palhaços (o povo), e só nos falta o pão.

E viva a Copa das Confederações.


quarta-feira, 12 de junho de 2013

ALEGRIA CONSCIENTE

Contrariando todas as previsões (inclusive as minhas), o Bahia vem fazendo uma campanha que pode ser considerada muito boa nesta primeira parte do Brasileirão 2013.


Nos cinco primeiros jogos do campeonato o tricolor venceu duas (Internacional fora de casa e Botafogo em Aracaju), empatou outras duas (Coritiba em Pituaçu e Vasco no Rio) e perdeu apenas na estreia diante do Criciúma em Santa Catarina.

Com oito pontos ganhos, em quinze possíveis, 0 esquadrão figura na parte de cima da tabela de classificação pela primeira vez desde o seu retorno à Série A em 2011.

E esta campanha poderia ser ainda melhor não fosse a arbitragem. No jogo diante do Vasco, o Bahia se sentiu como se sentem os visitantes no estado do Rio de Janeiro. Afinal, é comum para os turistas que frequentam o estado serem vítimas de assaltos.

Foi justamente isso que aconteceu com o tricolor na última rodada antes da parada para a Copa das Confederações. Fomos roubados descaradamente pela arbitragem que assinalou um pênalti inexistente em favor dos cariocas.

Isso sem contar as diversas faltas inexistentes que foram marcadas a favor dos cruzmaltinos e a não marcação de faltas claras a favor do esquadrão. Tal fato irritou muito o time. Mesmo assim a equipe teve uma postura como há muito tempo não se via.

Mesmo com um homem a menos após a justa expulsão de Diones, o Bahia conseguiu anular as principais investidas dos Vascaínos e só não venceu a partida porque faltou um pouco mais de tranquilidade na hora de encaixar os contra golpes.

Percebe-se, de forma clara, que o time evoluiu nestes últimos jogos. Embora tenha tido pouco tempo de trabalho, Cristovão Borges parece ter resgatado a auto estima do elenco e mesmo com um time extremamente limitado está conseguindo um mínimo de organização tática.

Acredito que este seja seu maior mérito. Cristovão conseguiu organizar melhor o time dentro de campo, entendendo as limitações técnicas da equipe e compactando mais os setores.

Além disso, a entrada de duas peças para mim foram fundamentais nesta evolução do time: Lucas Fonseca que deu mais segurança e qualidade ao setor defensivo e Fernandão que é um centroavante característico, que faz bem o papel de pivô para a aproximação dos homens que vem de trás e tem qualidade para colocar a bola para dentro (não é a toa é artilheiro da competição).

É verdade que ainda temos muitas deficiências e precisaremos evoluir muito para manter esta campanha. O meio campo continua errando muitos passes, marcando mal e criando muito pouco. De qualquer maneira, com o time mais compacto ao menos as falhas defensivas estão diminuindo.

E o que considero mais legal de tudo isso é que apesar dos triunfos, a torcida está se mantendo consciente. Estamos todos felizes com o que vem acontecendo dentro de campo, mas em nenhum momento perdemos de vista a importância das mudanças fora das quatro linhas.

Pela primeira vez vejo o torcedor do Bahia, de uma maneira mais consistente e generalizada, com uma postura crítica e consciente da importância do seu papel para o futuro do clube!

Ao contrário do que diziam, o torcedor não está se iludindo com os resultados. A luta continua,  está cada vez mais forte e contado com a participação de mais pessoas.


Se em campo as coisas parecem começar a se ajustar, fora dele o torcedor continua fazendo a sua parte. Isso me orgulha e me dá a convicção de que juntos conseguiremos fazer um Bahia mais forte!

sábado, 8 de junho de 2013

CURIOSIDADE OU "PREOCUPAÇÃO"?

O ser humano é mesmo interessante! Um dos aspectos que mais chama minha atenção nas pessoas é a curiosidade a respeito da vida alheia. 

Curiosidade esta que muitas vezes se apresenta sob a falsa alcunha de "preocupação". É impressionante como tem gente que gosta de saber sobre a vida dos outros alegando estar preocupado com aquela pessoa.

Pura balela! A chamada "prosopopeia flácida para ninar bovino", popularmente conhecida como "conversa mole para boi dormir." Ou, você, nobre amigo leitor, acredita que estou escrevendo alguma besteira? 

Quantas vezes não nos deparamos com pessoas que querem saber a respeito dos mais particulares detalhes de nossas vidas? Imagino que, assim como eu, já tenha tido esta experiência por inúmeras vezes.

Mais incrível ainda é quando estas pessoas não conseguem perceber, ou fingem-se de bestas, quando não queremos falar sobre determinados assuntos!

E os "curiosos" não hesitam em nos bombardear com sondagens, indiretas e até mesmo perguntas extremamente invasivas. Parecem querer saber cada vez mais sobre nossas vidas.


Será que estas pessoas não conhecem o significado da palavra PRIVACIDADE? Será que não conseguem entender que tem determinadas coisas em nossas vidas que não interessam a mais ninguém a não ser a nós mesmos?

Confesso que isso é algo que me irrita muito. E tenho certeza que deve irritar muitas outras pessoas também. É preciso que alguns se preocupem menos com as vidas alheias e cuidem melhor de suas próprias vidas.

Pior ainda são aqueles conhecidos que passam enormes períodos sem falar com você e de repente ligam do nada ou te encontram na rua e começam a querer saber sobre sua vida.

Mais grave é quando não tem coragem de perguntar diretamente e ficam naquela conversa mole de cerca Lourenço esperando que você faça uma revelação bombástica. Como se isso fosse mudar a vida delas ou alterar o preço do dólar.

Isso sem falar naqueles que encontram alguém que te conhece e começam a perguntar a esta pessoa como você está, onde está trabalhando, o que está fazendo da vida, etc. 

A alegação para tudo isso é a preocupação conosco. Oh!!! Quanta bondade!!! Se preocupam tanto que passam dias, meses sem te ligar. Mas quando imaginam que algo tenha mudado em sua vida surgem como formigas vorazes pelo açúcar em cima da mesa.

Tenho plena certeza de que se cada um tivesse esta mesma "preocupação" com sua própria vida o mundo seria outro. Teríamos menos fofoca, menos intrigas, menos falsidade!

Os "curiosos" de plantão que me desculpem, mas é preciso que se utilize cada vez mais o bom senso. E para quem anda "preocupado" comigo, estou aceitando depósitos em minha conta corrente!

quarta-feira, 5 de junho de 2013

MAIS UM, MAIS UM BAHIA...


Os últimos dois dias foram marcados por notícias de que SETE, isso mesmo, SETE jogadores das divisões de base do outrora glorioso Esporte Clube Bahia estariam deixando o clube em virtude do não pagamento de FGTS, um direito de qualquer trabalhador.

O fato, além de ser um péssimo indicador de gestão - de cumprimento da lei - demonstra ainda um despreparo total da diretoria no quesito "olhar para o futuro".

Os jogadores Alef, Maracás, Ítalo Melo, Guilherme, Yuri, Carlos Alberto e Rafaelson estão literalmente "se desligando" do Bahia.


Estas perdas, estes recentes fatos, não são o que podemos chamar de "novidade", uma vez que o Bahia já perdeu diversos jogadores ao longo de sua história (quem não se lembra de Newton Mota e o "caminhão de jogadores" da base que foram levador por ele para o Vitória, ou de Mansur que igualmente foi para o Vitória). Estes acontecimentos, isoladamente, representam uma perda de milhões e milhões de reais que deixarão de ir para os caixas do clube, mas que certamente irão para os bolsos de ávidos empresários que riem, sorriem e gargalham com mais esta prova incontestável da incompetência daqueles que dirigem o Bahia atualmente.

Pensando no futuro, e no futebol, as perdas significam o enfraquecimento de um clube que já anda cambaleante. Que outro time do Brasil seria tão relapso com relação à guarda e conservação de valores e patrimônios como jogadores de qualidade, com diversas passagens pelas seleções nacionais de suas categorias, e desejados por outros clubes do Brasil ? Não sei se existem outros times assim, mas sei que o Bahia se mostrou total e completamente despreocupado com seu patrimônio. Aliás, esta diretoria não está nem aí para patrimônio, pois está desdenhando até do maior deles : sua torcida.

Incompetência, negligência, despreparo ou má fé permeiam estas "supostas perdas" ?

Quem são os empresários (ou quais as empresas) que gerenciam (ou gerenciarão) as carreiras destes jogadores daqui por diante ?

Esta e outras perguntas devem ser respondidas, ou investigadas, e principalmente divulgadas de forma que possamos saber exatamente o que está por trás deste movimento triste, mas muito suspeito.


Independente das razões, motivações e beneficiados, de uma coisa eu tenho certeza : Os empresários dos aletas de futebol do Bahia estão de olhos abertos...aliás, como lobos, de bocas abertas aguardando para abocanhar no próximo vacilo (ou a próxima deixa) da atual diretoria, para que eles possam tirar mais e mais jogadores de um time combalido e sem credibilidade, onde o atleta de ponta não vem e o promissor não é iluminado pelos holofotes do futebol.

E devem estar sorrindo, rindo a toa, e rezado por mais um vacilo do Bahia, e fazendo um trocadilho com nosso sagrado hino, cantando assim :  "...mais um, mais um Bahia, mais um, mais um vacilo em sua história..."

Tomara que não, mas tenho certeza de que sim, vai voltar a acontecer.

Quem viver verá.



segunda-feira, 3 de junho de 2013

NÃO SE ILUDAM TORCEDORES



O Bahia venceu a batalha contra o Inter. Sim.

E, quando nós, torcedores, iremos vencer a nossa guerra contra as forças do mal que dominam o Esporte Clube Bahia nos dias atuais ?

Não se iludam com este resultado, amigos torcedores, ainda temos muito trabalho a fazer.

O Bahia venceu o Internacional, no Rio Grande do Sul !!!! Uhuuu !!!!

Bem, esta seria a reação natural de qualquer torcedor, como foi a minha ao final do jogo, quando o coração tricolor falou muito mais alto do que a razão torcedora e ávida por mudanças no clube. Mas, passada a euforia, a alegria e o alívio de não dormir mais uma rodada na parte baixa da tabela, a razão voltou a imperar e comandar meus atos, e prontamente liguei para um amigo e falei : “-Que merda hein ? Ganhamos…”. Jamais, em toda a minha vida, imaginei dizer uma coisa destas…sinal dos tempos…

Alguns torcedores mais exaltados irão me xingar neste momento, me chamar de torcedor do VICE, dizer que só faço reclamar, dizer que não sou Bahia de verdade….só não irão me chamar de bonito.

E aqui eu explico a razão da minha viagem que me levou da euforia à preocupação.

1- O Bahia jogou bem (DENTRO DE SUAS POSSIBILIDADES) por 65 minutos. Os últimos 25 foram típicos daquele Bahia que não faz nada, que só se defende, que não consegue trocar mais do que 3 passes em sequência, e em direção do gol adversário.

2- Nitidamente, o Inter entrou em campo subestimando o nosso Tricolor, e sofreu o castigo que os Deuses do Futebol aplicam a quem entra e campo achando que “já ganhou”. Depois de estar em campo, não conseguia recompor seu sistema defensivo, não conseguia furar o bloqueio do Bahia e não conseguia se defender dos contra-ataques rápidos puxados, principalmente, por Marquinhos Gabriel e Ryder.

3- Marcelo Lomba voltou a ser o “paredão” durante 99,99% dos lances de jogo, mas demonstrou o mesmo problema de reposição de bola e saída de gol. Percebam que ele repõe a bola com chutões na sua maioria das vezes, no gol do Inter ele TITUBEOU E NÃO SAIU PARA CORTAR A BOLA QUE RESULTOU NO GOL,  e que quase ele entrega o jogo (o empate do Inter) lá por volta dos 30/40 minutos do segundo tempo (não me lembro exatamente com quantos minutos ele deu uma saída em falso e o Colorado não empatou por pura incompetência (má pontaria) de seu jogador.

4- Este triunfo certamente vai fazer com que aqueles torcedores mais apaixonados já anunciem aos quatro cantos que “O Campeão Voltou”, “Agora ninguém segura o Bahia” ou mesmo “É o começo da marcha para o título”, se esquecendo que o time que está em campo é o mesmo que foi humilhado pelo vice no Campeonato Baiano, não teve forças para superar o “poderoso” Luverdense, e que fez um papelão na Copa do Nordeste.

5- O campeonato tem 38 rodadas, e o torcedor não pode se iludir com UM resultado positivo. Há de se lembrar da cacetada que levamos do fraquíssimo Criciúma e da nossa TOTAL INCAPACIDADE de vencer um fraco Coritiba em nossos domínios (só para ilustrar, o Coritiba tomou 4 do “poderoso” time amazonense, o Nacional-AM).

6- Este triunfo pode vir a ser motivador da presença de torcedores no estádio, o que enfraqueceria o movimento PÚBLICO ZERO, e por consequência enfraqueceria um pouco mais a nossa luta para que MGF renuncie, para que tenhamos eleições diretas E HONESTAS, para que nosso Bahia possa seguir um caminho virtuoso daqui por diante (QUEIRA DEUS !!!).

Mas, para não dizer que não falei de flores, vi algumas coisas muito boas neste jogo :

1- Marquinhos Gabriel, rápido e correndo em direção ao gol. Precisa apenas aprimorar o último lance (seja passe ou chute a gol).

2- Fernandão, excelente pivô, jogador sério e com faro de gol. Precisa apenas de um jogador que o sirva, como um garçom.

3- Mádson, volta a lembrar AQUELE “Mádson” que Falcão colocou em campo, e que nos deu tranquilidade na lateral direita em 2012. Neto já era.

4- Jussandro, voltou a jogar bem – ofensiva e defensivamente (resta saber se foi pela liberdade que o Inter deu, ou se é realmente sua ressurreição…aguardemos o próximo jogo).

5- Lucas Fonseca, prá mim titular absoluto desta zaga.

6- Cristóvão Borges mostra que, com bons jogadores, pode montar um time competitivo para o campeonato brasileiro de 2013.

Bem, independente da visão que tenhamos, quando analisamos friamente os fatos, a realidade é que como torcedores apaixonados e cegos não podemos nos iludir, não podemos nos enganar com este resultado, não podemos achar que o campeão voltou ou que temos time para lutar por título, libertadores ou sul-americana. Nosso time AINDA É FORTE CANDIDATO AO REBAIXAMENTO, para fazer companhia ao Náutico, Portuguesa e Goiás em 2013 (anotem, estes três times devem voltar à série B em 2014).

E, o mais importante, não podemos permitir que um triunfo como este enfraqueça a nossa luta contra quem está destruindo nosso time, enterrando nosso orgulho tricolor, dilapidando a nossa divisão de base, utilizando equivocadamente os recursos financeiros do clube, e desrespeitando a torcida através de gestos, atos e palavras.

Não se iludam torcedores, a nossa luta continua.


domingo, 2 de junho de 2013

O TRIO DE FERRO

Brasileirão 2013 iniciado e, como diriam os mais antigos, "pelo arriar das malas" nossa previsão de que será mais um campeonato de sofrimento para a imensa nação tricolor vem se confirmando.

Alguns dirão que ainda é cedo para prognósticos. Outros já apontam o tricolor como um dos favoritos a cair. Pelo que vi (na verdade muito mais pelo que não vi em termos de qualidade técnica) precisaremos estar com nossas avaliações cadiológicas em dia.

Fundamento minha análise com base no que já venho escrevendo há tempos: o que dizer de um time que brigou para não cair por dois anos seguidos, manter os mesmos jogadores das campanhas anteriores?

Não dá para esperar muito de uma equipe que mantém pelo terceiro ano consecutivo um meio campo composto por Fahel, Hélder e Diones. E olha que este é o setor que o Bahia mais contrata, em especial quando falamos em volantes.

O mais interessante é que, mesmo mudando o treinador, estes três jogadores continuam sendo mantidos no time titular. Sinceramente, queria entender o que estes técnicos enxergam neles que nenhum torcedor do Bahia consegue enxergar.

Algum repórter bem que poderia fazer esta pergunta ao Cristovão Borges. Das duas, uma: ou estes caras treinam muito bem e não repetem isso nos jogos ou os demais volantes do elenco são extremamente limitados.
 
Não quero pegar no pé, contudo façamos uma análise fria. Fora os golzinhos que faz de cabeça, quantas vezes vemos Fahel acertar um bom passe numa partida? O que dizer de Diones, que nem apoia e nem marca bem? E Hélder? Se ele jogasse 10% do que acha que joga teríamos um volante de seleção brasileira no elenco.

Sei que o time tem vários outros problemas, mas entendo é que no meio campo que se concentra nosso calcanhar de Aquiles. Sem uma meia cancha equilibrada o time não marca bem e não consegue criar oportunidades para a finalização dos atacantes.

Sendo assim, ficamos muito dependentes das jogadas de bola parada e dos lampejos de criatividade do razoável Marquinhos Gabriel que não tem com quem dividir a responsabilidade da armação na meiúca.

Por estas e outras é que alerto ao torcedor com problemas cardíacos: mantenha seus exames em dia e suas medicações sempre à mão, pois com esse TRIO DE FERRO em nosso meio campo, viveremos fortes emoções no Brasileirão!