O Bahia venceu a batalha contra o Inter. Sim.
E, quando nós, torcedores, iremos vencer a nossa guerra contra as forças do mal que dominam o Esporte Clube Bahia nos dias atuais ?
Não se iludam com este resultado, amigos torcedores, ainda temos muito trabalho a fazer.
O Bahia venceu o Internacional, no Rio Grande do Sul !!!! Uhuuu !!!!
Bem, esta seria a reação natural de qualquer torcedor, como foi a minha ao final do jogo, quando o coração tricolor falou muito mais alto do que a razão torcedora e ávida por mudanças no clube. Mas, passada a euforia, a alegria e o alívio de não dormir mais uma rodada na parte baixa da tabela, a razão voltou a imperar e comandar meus atos, e prontamente liguei para um amigo e falei : “-Que merda hein ? Ganhamos…”. Jamais, em toda a minha vida, imaginei dizer uma coisa destas…sinal dos tempos…
Alguns torcedores mais exaltados irão me xingar neste momento, me chamar de torcedor do VICE, dizer que só faço reclamar, dizer que não sou Bahia de verdade….só não irão me chamar de bonito.
E aqui eu explico a razão da minha viagem que me levou da euforia à preocupação.
1- O Bahia jogou bem (DENTRO DE SUAS POSSIBILIDADES) por 65 minutos. Os últimos 25 foram típicos daquele Bahia que não faz nada, que só se defende, que não consegue trocar mais do que 3 passes em sequência, e em direção do gol adversário.
2- Nitidamente, o Inter entrou em campo subestimando o nosso Tricolor, e sofreu o castigo que os Deuses do Futebol aplicam a quem entra e campo achando que “já ganhou”. Depois de estar em campo, não conseguia recompor seu sistema defensivo, não conseguia furar o bloqueio do Bahia e não conseguia se defender dos contra-ataques rápidos puxados, principalmente, por Marquinhos Gabriel e Ryder.
3- Marcelo Lomba voltou a ser o “paredão” durante 99,99% dos lances de jogo, mas demonstrou o mesmo problema de reposição de bola e saída de gol. Percebam que ele repõe a bola com chutões na sua maioria das vezes, no gol do Inter ele TITUBEOU E NÃO SAIU PARA CORTAR A BOLA QUE RESULTOU NO GOL, e que quase ele entrega o jogo (o empate do Inter) lá por volta dos 30/40 minutos do segundo tempo (não me lembro exatamente com quantos minutos ele deu uma saída em falso e o Colorado não empatou por pura incompetência (má pontaria) de seu jogador.
4- Este triunfo certamente vai fazer com que aqueles torcedores mais apaixonados já anunciem aos quatro cantos que “O Campeão Voltou”, “Agora ninguém segura o Bahia” ou mesmo “É o começo da marcha para o título”, se esquecendo que o time que está em campo é o mesmo que foi humilhado pelo vice no Campeonato Baiano, não teve forças para superar o “poderoso” Luverdense, e que fez um papelão na Copa do Nordeste.
5- O campeonato tem 38 rodadas, e o torcedor não pode se iludir com UM resultado positivo. Há de se lembrar da cacetada que levamos do fraquíssimo Criciúma e da nossa TOTAL INCAPACIDADE de vencer um fraco Coritiba em nossos domínios (só para ilustrar, o Coritiba tomou 4 do “poderoso” time amazonense, o Nacional-AM).
6- Este triunfo pode vir a ser motivador da presença de torcedores no estádio, o que enfraqueceria o movimento PÚBLICO ZERO, e por consequência enfraqueceria um pouco mais a nossa luta para que MGF renuncie, para que tenhamos eleições diretas E HONESTAS, para que nosso Bahia possa seguir um caminho virtuoso daqui por diante (QUEIRA DEUS !!!).
Mas, para não dizer que não falei de flores, vi algumas coisas muito boas neste jogo :
1- Marquinhos Gabriel, rápido e correndo em direção ao gol. Precisa apenas aprimorar o último lance (seja passe ou chute a gol).
2- Fernandão, excelente pivô, jogador sério e com faro de gol. Precisa apenas de um jogador que o sirva, como um garçom.
3- Mádson, volta a lembrar AQUELE “Mádson” que Falcão colocou em campo, e que nos deu tranquilidade na lateral direita em 2012. Neto já era.
4- Jussandro, voltou a jogar bem – ofensiva e defensivamente (resta saber se foi pela liberdade que o Inter deu, ou se é realmente sua ressurreição…aguardemos o próximo jogo).
5- Lucas Fonseca, prá mim titular absoluto desta zaga.
6- Cristóvão Borges mostra que, com bons jogadores, pode montar um time competitivo para o campeonato brasileiro de 2013.
Bem, independente da visão que tenhamos, quando analisamos friamente os fatos, a realidade é que como torcedores apaixonados e cegos não podemos nos iludir, não podemos nos enganar com este resultado, não podemos achar que o campeão voltou ou que temos time para lutar por título, libertadores ou sul-americana. Nosso time AINDA É FORTE CANDIDATO AO REBAIXAMENTO, para fazer companhia ao Náutico, Portuguesa e Goiás em 2013 (anotem, estes três times devem voltar à série B em 2014).
E, o mais importante, não podemos permitir que um triunfo como este enfraqueça a nossa luta contra quem está destruindo nosso time, enterrando nosso orgulho tricolor, dilapidando a nossa divisão de base, utilizando equivocadamente os recursos financeiros do clube, e desrespeitando a torcida através de gestos, atos e palavras.
Não se iludam torcedores, a nossa luta continua.
Nenhum comentário:
Postar um comentário