segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Chega de estereótipos!!!

Há alguns dias atrás acompanhamos a minisérie O Canto da Sereia, mais uma adaptação de uma obra literária que tem como cenário Salvador. Achei a minisérie muito boa, não apenas pela história, como também pelo fato de poder matar as saudades de minha cidade tão amada. Para quem mora fora nunca é demais ver nossa terra e nosso povo na telinha!

E, apesar de ter gostado, quero comentar sobre alguns aspectos que considero relevantes. Até quando Salvador e seu povo serão retratados de forma estereotipada pelos grandes veículos de comunicação do país? Pergunto isso porque quem não é baiano deve imaginar que toda a população da nossa capital vive no Pelourinho, Centro Histórico e entornos da Avenida Contorno até o Mercado Modelo. Afinal, somente isso que é mostrado em toda e qualquer obra que tem como pano de fundo a nossa cidade.

Outro aspecto que é apavorante é a representação do sotaque baiano pelos atores de fora. Não corresponde de maneira nenhuma à nossa realida, basta ver a diferença de um ator baiano falando e comparar com quem é de fora. E o povo? Em Salvador todo mundo é filho de santo? Todo mundo vive tomando cachaça e na farra? Ninguém tem trabalho formal? Essa é a impressão que se passa.

Nossa cultura é muito rica e precisa cada vez mais ser retratada não somente nos livros e na TV, mas também no teatro, cinema, etc. O que não dá é restringir a visão que as pessoas de fora tem de nossa cidade e nosso povo. Somos muito mais que um sotaque carregado (e gostoso diga-se de passagem), temos muitas outras belezas além da parte histórica da cidade, temos pessoas que vivem suas vidas como em outros lugares do mundo.

Salvador é uma cidade mágica! Com um povo diferenciado e porque não dizer, pitoresco! É muito pouco vivermos somente destes estereótipos e rótulos que são colados em nós. Quem concorda comigo compartilha. Quem tem um ponto de vista diferente comenta e alimenta o debate!


 


Um comentário: