segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

QUE A JUSTIÇA SEJA FEITA

Germano Roratto - 27.jan.13/Agência RBSNosso blog teve hoje DOIS TEXTOS, fugindo completamente do planejado entre meu amigo Reverendo e eu.


Infelizmente, escrevo hoje EM VIRTUDE DA TRAGÉDIA OCORRIDA no Sul do país, QUE VITIMOU impiedosamente MAIS DE DUAS CENTENAS DE JOVENS numa casa noturna.

Mais uma vez o “JEITINHO BRASILEIRO”, o sistema corrompido e falido, a corrupção na esfera pública, somados a uma sequência de erros, ATOS IRRESPONSÁVEIS, NEGLIGÊNCIAS e o “acaso” (não acredito no acaso, mas para que eu não me torne mais chato do que já sou, chamarei algumas forças de “atraso” e da tragédia).

Vamos primeiramente à SUCESSÃO DE EVENTOS causadores, segundo informações disponíveis em todos os portais de notícias e redes sociais :

NÃO EXISTIAM SAÍDAS suficientes para o volume de pessoas que a casa noturna recebia.

Casa noturna NÃO POSSUÍA ROTA DE FUGA

Local NÃO HAVIA SIDO VISTORIADO E APROVADO PELO CORPO DE BOMBEIROS

Aparentemente os EQUIPAMENTOS CONTRA INCÊNDIO NÃO FUNCIONARAM ADEQUADAMENTE

Material de isolamento acústico utilizado era tóxico e sua combustão poderia, como foi, ser fatal para quem respirasse a fumaça

ALVARÁS que deveriam ser necessários para a manutenção do funcionamento do empreendimento ESTAVAM VENCIDOS, o que por si só já deveria fazer com que a casa noturna não estivesse em funcionamento

Shows com a UTILIZAÇÃO DE FOGOS DE ARTIFÍCIO ou algo similar (que produz faísca) eram ROTINA tanto pela banda quanto pelo estabelecimento, em AMBIENTE FECHADO

O estabelecimento sabia que tipo de show era realizado, e mesmo CIENTE DO RISCO NADA FEZ

No momento do acidente / incidente / fatalidade (PARA MIM, DA TRAGÉDIA ANUNCIADA), os SEGURANÇAS DA CASA NOTURNA IMPEDIRAM A SAÍDA DE VÁRIAS PESSOAS, o que causou maior transtorno ainda ao já instalado caos


Simples :

O PROJETO DA CASA NOTURNA deveria levar em consideração uma planta com espaço suficiente para a fuga de pessoas em momentos de tumultos.

Deveria haver ROTA DE FUGA.

A casa noturna deveria ter sido vistoriada pelo CORPO DE BOMBEIROS, para que o mesmo atestasse os itens e condições que tornassem a casa segura, do ponto de vista do Corpo de Bombeiros.

A casa deveria estar equipada com EQUIPAMENTOS DE EFICIÊNCIA SUFICIENTE para suportar sinistros semelhantes, com capacidade de PRESERVAR AS VIDAS ali presentes.

TODAS as apresentações deveriam ser APROVADAS PREVIAMENTE por um especialista em segurança, de forma a evitar apresentações com “atos” irresponsáveis e que colocassem a multidão em perigo.

A CASA DEVERIA POSSUIR UM CORPO DE BRIGADISTAS capaz de lidar com situações desta natureza.

A CASA DEVERIA TREINAR SEUS FUNCIONÁRIOS PARA SITUAÇÕES EXTREMAS.

E, talvez um dos itens mais importantes, O PODER PÚBLICO DEVERIA AGIR PREVENTIVAMENTE< FAZENDO CUMPRIR A LEI, PRINCIPALMENTE NO QUESITO SEGURANÇA.

Estamos às vésperas do CARNAVAL, e o receio é de que SE AS ESTRUTURAS FIXAS dos estabelecimentos em funcionamento atualmente NÃO ESTÃO ADEQUADAMENTE PREPARADAS para este tipo de acontecimento, O QUE DIZER DAS ESTRUTURAS PROVISÓRIAS/TEMPORÁRIAS construídas para abrigar os “camarotes”, que recebem milhares de pessoas ?

Teremos em Salvador, por exemplo, mais de 2 milhões de pessoas nas ruas, e quase um milhão de pessoas espalhadas os diversos camarotes. Imagine só ?

Rezo para que tudo corra bem, como correu até hoje – na maioria das vezes, e peço que nossos ÓRGÃOS FISCALIZADORES ATUEM PREVENTIVAMENTE, de forma a evitar tragédias ainda maiores.

Que esta tragédia já ocorrida seja um divisor de águas e que daqui por diante tenhamos a tranquilidade de frequentar casas noturnas, e outros locais públicos.

Que a POPULAÇÃO COBRE MAIS DE SEUS GOVERNANTES, fazendo com que eles governem garantindo o cumprimento da lei, e exigindo que a SEGURANÇA DA POPULAÇÃO ESTEJA EM PRIMEIRO LUGAR, BEM ACIMA DOS INTERESSES E LUCROS DO EMPRESARIADO.
QUE DEUS CONFORTE E AMENIZE A DOR DESTAS FAMÍLIAS.

E QUE A JUSTIÇA SEJA FEITA.

5 comentários:

  1. Imagine quantos casos deste já poderiam ter ocorrido? Infelizmente no Brasil só se aprende depois que vidas inocentes são perdidas. Agora grande parte dos prefeitos do Brasil, para mostrar que estão atentos, estão solicitando vistorias nas boates. Espero que sirva de lição para nossas autoridades e que providências sejam adotadas em todo o país.

    ResponderExcluir
  2. Brasileiro só fecha a porta depois de roubado....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mesmo com porta fechada Branco, o brasileiro está sendo roubado.

      O número de assaltos a condomínios está crescendo assustadoramente.

      Poderia ser um tema para seu próximo texto.

      Excluir
  3. Penso que o Poder Público tem grande parcela de responsabilidade por tragédias como essa - talvez a maior, porque lhe cabe TRABALHAR EM PROL da população, mas não apenas ele. Também o empresariado é responsável, porque lhe compete oferecer serviço dito de qualidade aos seus clientes, já que COBRA CARO por isso. E que dizer de nós, cidadãos comuns? Também somos responsáveis, porque ESCOLHEMOS o comodismo de não contestar, não reivindicar direitos básicos (até por medo da violência), confiar na sorte, desqualificar o risco. Espero sinceramente que TODOS tiremos nossas lições, e que despertemos para a prática da RESPONSABILIDADE SOCIAL! Meu nome é VANDA BRANCO

    ResponderExcluir
  4. Em relação ao texto, muito bem explicado. Parabéns mais uma vez!

    Existem dois responsáveis neste caso, os responsáveis explícitos que são: 1. O incompetente dono da casa noturna (consciente de tudo que estava sendo envolvido, alvará vencido, sem rota de fuga, super lotação), 2. O imprudente da banda que, pelo cúmulo do absurdo, resolveu fazer um show pirotécnico em um ambiente fechado...

    Por outro lado o responsável não explícito que é o Estado, onde simplesmente não faz o seu papel por ser corruptor!!

    ResponderExcluir