terça-feira, 22 de janeiro de 2013

VALOR DA VIDA E A CORRUPÇÃO


Nos últimos dias, alguns fatos me fizeram – MAIS UMA VEZ – pensar no quanto NOSSA VIDA VALE POUCO, OU NÃO VALE NADA.

Só para exemplificar, vejamos três notícias recentes, ocorridos em pontos distantes do nosso país :



Em ordem cronológica, sobre os três exemplos acima, me levaram à reflexão :

  1. No Guarujá, recentemente, um turista foi morto pelo dono de um restaurante em virtude de uma diferença de R$7,00 (sete reais) na conta.
  2. Em Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador, um motorista de ônibus jogou o veículo sobre um médico, sua irmã e esposa após um acidente de trânsito, quase matando o médico e sua irmã – que encontram –se internados em hospitais diferentes, ambos em estado delicado – onde a esposa do médico – grávida de 7 (sete) meses – só não teve maiores danos em virtude da rápida ação do marido, que literalmente a empurrou, evitando assim uma tragédia maior.
  3.  Hoje, assistindo ao noticiário da manhã em um canal de TV, me deparei com uma matéria que mostrava a maior maternidade de Maceió, capital das Alagoas, superlotada, com pacientes – gestantes e parturientes – sendo atendidas nos corredores no hospital, em colchões espalhados pelo chão, com o soro sendo “preso” em extintores de incêndio e com o fato mais recente de uma das pacientes ter dado a luz na recepção do hospital, no chão, e ter recebido a ajuda de populares, uma vez que nem médicos em quantidade suficiente para realizar os atendimentos este hospital dispõe.


Bem, são três situações, uma de morte, uma de quase morte e uma de vida, mas todas elas me levam a uma triste conclusão : A de que a nossa vida não vale nada, e nossas autoridades são completamente insensíveis às necessidades da população.

Em minha opinião, a CORRUPÇÃO é a principal causa de tudo isso. Vejamos por que penso assim.

  • A corrupção é a maior causa. CORRUPTORES e CORROMPIDOS atuam de forma conveniente. Ambos saem sempre ganhando, e a sociedade sempre perdendo.
  • A corrupção desvia RECURSOS PÚBLICOS que DEVERIAM SEGUIR PARA A EDUCAÇÃO, SAÚDE, infraestrutura, dentre outros fins.
  • A corrupção desvirtua o sistema, mata e enterra boas ideias, e boas intenções.
  • A corrupção alimenta a POLÍTICA PERVERSA, os POLÍTICOS DESONESTOS.
  • A corrupção protege seus interesses, seus interessados, e a IMPUNIDADE cresce cada vez mais.
  • A corrupção possui instrumentos para tornar, cada vez mais, a JUSTIÇA IGUALMENTE CORROMPIDA – seja através de um juiz influenciado ou uma justiça convenientemente lenta e parcial.
  • A corrupção incrementa a DESIGUALDADE SOCIAL, tornando os mais ricos cada vez mais ricos, e os pobres cada vez mais pobres.
  • A corrupção, com POLÍTICAS ASSITENCIALISTAS, estimula a população mais necessitada – e que recebe tais benefícios – a burlar o sistema (não ter renda comprovada ou não ter renda acima do teto estabelecido pelo governo que o faria não mais receber o benefício), VICIANDO A POPULAÇÃO – grande parte dela – a usar cada vez mais o “jeitinho” para conseguir mais benesses.
  • A corrupção, convenientemente, faz com que o sistema não estimule a população a se qualificar, pois um povo esclarecido e qualificado é menos manobrável. O sistema corrupto não quer isso. O SISTEMA CORRUPTO NÃO QUER UMA SOCIEDADE ESCLARECIDA.
  • A CORRUPÇÃO FINANCIA O CRIME, O TRÁFICO DE DROGAS, O FALIDO E CORRUPTO SISTEMA POLÍTICO E ELEITORAL.


E tantas outras razões que poderiam fazer com que mais alguns milhares de linhas fossem aqui escritas.

Bem, vemos que a A CORRUPÇÃO ACABA POR DERRUBAR TODO E QUALQUER VALOR, QUALQUER MORAL, QUALQUER SENTIMENTO DE JUSTIÇA E DE HONESTIDADE, QUALQUER SENTIDO DE VIDA.

Hoje se mata por um copo d’água, por R$7,00 (sete reais). Não se valoriza saúde das pessoas, dos seres humanos, nem mesmo a chegada de uma nova vida, que carrega consigo a esperança da construção de um mundo melhor. NÃO SE VALORIZA O SER HUMANO.

E A SOCIEDADE civilizada NÃO FAZ ABSOLUTAMENTE NADA de concreto para mudar esta situação.

A POPULAÇÃO NÃO LUTA, verdadeiramente, pela mudança.

A SOCIEDADE NÃO DEMONSTRA INDIGNAÇÃO REAL com os abusos e absurdos do mundo, fica apenas no discurso.

A população acredita nos mesmos “políticos”, e de tempos em tempos elegem e reelegem aqueles mesmos acusados de corruptos (que eventualmente foram condenados, mas não foram efetivamente presos). A POPULAÇÃO CONTINUA SE DEIXANDO ENGANAR.

A SOCIEDADE ASSISTE, PASSIVAMENTE, um “Carlinhos Cachoeira” condenado a 39 anos de prisão, gozar de “merecido descanso’ num Resort de luxo no sul da Bahia.

A população assiste, e acredita, na inocência de um ex-presidente que "não sabia de nada”, mas que atua fortemente em absolutamente todos os descalabros que a nossa nação vem presenciando, talvez os mais graves de toda a história de nosso Brasil. A POPULAÇÃO ACREDITA NOS MENTIROSOS.

A SOCIEDADE TEM O PODER DE MUDAR muito do que está aí, MAS NÃO FAZ ABSOLUTAMENTE NADA. NADA.

E a corrupção diminui cada vez mais o valor da vida, o valor de se viver, o valor de se querer viver, o valor de viver por um sonho, o valor de viver para mudar, o valor de viver para prosperar.

Acordemos, rapidamente, e façamos algo para que a vida valha cada vez mais e a corrupção cada vez menos.

SÓ DEPENDE DE NÓS.



Nenhum comentário:

Postar um comentário