sábado, 16 de fevereiro de 2013

ESCREVER CORRETAMENTE É FUNDAMENTAL

Esta semana minha esposa recebeu um e-mail de uma empresa referente a um questionamento sobre a troca de um determinado produto.

O que mais nos surpreendeu não foi a resposta em si, mas a quantidade de erros de Português que constavam neste e-mail. Algo aterrorizante, em especial pelo fato do retorno ter sido dado pela gerente desta empresa.

Esse fato me deixou transtornado com o descaso que as pessoas atualmente têm com a linguagem escrita. A despreocupação é total e mais frequente do que possamos imaginar.

Será que as pessoas não se dão conta de que escrever errado é péssimo para suas imagens? Será que não percebem que podem se prejudicar por conta disso?

E isso está em todas as partes. O que dizer do que lemos nas redes sociais? Até mesmo em algumas matérias de grandes portais existem erros crassos e que não podem ser desconsiderados.

Não sei, sinceramente, a que atribuir estes erros. Talvez falta de leitura, pois ler ajuda muito a escrever melhor. Talvez, a falta de base educacional mesmo, pois muitos destes erros, por certo, acompanham estas pessoas desde os bancos escolares.

O Português é, de fato, um idioma complexo. Longe de mim discutir sobre isso, pois todos cometemos nossos errinhos vez por outra (estou incluido nessa).

Foi por isso que resolvi elencar os cinco principais erros vistos frequentemente nas redes sociais e que devm fazer Aurélio Buarque de Holanda se revirar no túmulo. São eles:

1. MAIS: Este é, disparado, o mais frequente de todos. Muitas pessoas utilizam MAIS no sentido de porém, contudo, entretanto, todavia...neste caso o correto é MAS. O mais (com i) é no sentido de adição, soma.

2. CONCERTEZA: Para mim o mais surpreendente. As pessoas conseguiram juntar duas palavras distintas e formar apenas uma. o correto é COM CERTEZA.

3. AGENTE: Muita gente escreve agente quando deveria escrever A GENTE! Agente só mesmo James Bond e outros. Quando for no sentido de nós, sempre utilize separado: A GENTE.

4. ENCONTRARÃO, CHEGARÃO, ENTREGARÃO... : Estas são formas futuras e não passadas como na maior parte das vezes as pessoas querem expressar. Eles encontrarão comigo (isso é futuro). Eles encontraram comigo (passado). A forma ÃO ocorre somente no futuro.

5. MENAS: Por se tratar de um advérbio de intensidade, o termo MENOS é invariável. Ex.: Hoje tem menas pessoas que ontem (chega dói no ouvido). O correto é: Hoje tem MENOS pessoas que ontem.

Pois é pessoal! Estes FORAM os erros mais comuns que vi. MAS existem muitos outros. Se A GENTE procurar COM CERTEZA vai encontrar. Quanto MENOS pessoas escreverem errado, melhor para todos.


E você? Tem visto outros erros de doer por aí? Então aproveita e envia sua contribuição para nosso blog na parte dos comentários.

6 comentários:

  1. É comum também vermos as pessoas errando no uso dos "porquês" e também usar um verbo na primeira pessoa do plural concordando com "a gente".
    By: Luciano Galvão

    ResponderExcluir
  2. Faltou o para mim fazer
    kkkkkkk

    ResponderExcluir
  3. O nosso maior problema é que só nos preocupamos com a nossa linguagem escrita, seja na ortografia, seja na pontuação, quando temos que fazer uma prova de vestibular, depois se esquece tudo. E parece que quando é assunto é a internet as pessoas acham que podem escrever de qualquer jeito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente isso!!! Tenho a mesma percepção que você.

      Obrigado pela contribuição!!!

      Excluir
  4. Estes erros me tiram do sério. Outro bem comum nas redes além de ouvi-lo com bastante frequência é a conjugação do verbo perder. "É uma perca de tempo." Não entendo a razão da dificuldade de entender que o correto é "perda".

    ResponderExcluir
  5. Adorei o texto, excelente tema, vale nova edição!!!!! Outro errinho muito comum é : "havia FALO ", ao invés da forma correta "havia FALADO". Sem comentários.

    ResponderExcluir