domingo, 3 de fevereiro de 2013

O QUE PODEMOS APRENDER COM O UFC



Nos últimos anos uma modalidade esportiva vem se destacando e conquistando cada dia mais adeptos em todo o mundo e, especialmente, no Brasil. Trata-se do MMA (sigla de Artes Marciais Mistas em inglês).

E grande parte do crescimento deste esporte se deve ao UFC (Ultimate Fighting Championship), maior organização de MMA do mundo.

Embora muitos critiquem, não considerem o MMA um esporte e entendam que trata-se de uma verdadeira barbárie, os combates atraem multidões e são vistos na TV por milhões de pessoas, gerando enormes receitas de patrocínio e pay per view.

No entanto, não é tão simples para os lutadores participarem deste evento. O UFC é uma organização muito rigorosa e só entram nos eventos lutadores extremamente capacitados e que possam proporcionar grandes espetáculos para o público.

E é justamente aí onde entendo que podemos traçar um paralelo entre o UFC e nossas vidas.Podemos aprender muitas coisas com este polêmico esporte, dentre as quais podemos destacar:

1. PREPARAÇÃO: Para subir no octógono os lutadores levam meses e até mesmo anos se preparando para que quando consigam destaque possam participar dos combates do UFC.

Não pense que quem está lutando chegou ali por acaso. Muito pelo contrário. Os treinamentos são constantes e levam os atletas a exaustão, pois só assim conseguem estar prontos para o que vão encarar dentro do "ringue".

Em nossas vidas deveria ser do mesmo jeito. Levamos anos nos bancos escolares aprendendo muita teoria sobre as mais variadas matérias e isso continua nas faculdades, onde aprendemos mais sobre a profissão que iremos exercer.

Infelizmente, algumas pessoas não levam esta fase de suas vidas tão à sério e não aproveitam o momento para se capacitarem melhor para as batalhas da vida.

Você se prepara adequadamente para sua vida? Você continua se atualizando em sua profissão ou sempre faz as mesmas coisas porque sempre deu certo?

2. CONHECIMENTO: Ainda que não pareça, o MMA é repleto de regras. Conhecê-las a fundo pode ser um diferecial no momento da luta.

O mesmo pode-se dizer do adversário. Quanto melhor um lutador conhece o seu oponente, maior é a sua possibilidade de sucesso. E eles estudam seus adversários à exaustão: principais características, golpes, artes marciais onde são mais fortes e até mesmo como se comportam nas situações de dificuldade num combate.

Será que nós fazemos isso em nossas vidas? Peguemos um exemplo na área comercial. Será que os vendedores conhecem a fundo os produtos/serviços que estão vendendo?

Será que conhecem bem os clientes para os quais estão vendendo? Será que estudam as características do mercado para que possam ter mais êxito em seu trabalho?

3. NEM SEMPRE QUEM ESTÁ "POR BAIXO" PERDE A LUTA: No UFC é muito comum vermos lutadores sendo dominados pelos seus oponentes e em um único golpe conseguem reverter a situação.

Muitas vezes estão por baixo do adversário ou apanhando mais que mala velha, quando de repente conseguem se livrar ou encaixar um golpe potente que define a luta.

O mesmo vale para nossas vidas. Quantos vezes não nos sentimos por baixo, com problemas até o pescoço e quase que sem saída? E quantas vezes conseguimos reverter a situação?



4. NÃO EXISTE VITÓRIA SEM SACRIFÍCIO: O MMA é dividido em categorias de acordo com o peso de cada lutador. E bater o peso da categoria é, talvez, a maior dificuldade que estes atletas tem antes das lutas.

Existem lutadores que chegam a perder de 15 a 20 quilos em duas semanas para lutarem nas suas respectivas categorias. Isso exige muita disciplina e determinação.

E sabe porque eles fazem isso? Porque se no dia da pesagem não baterem o peso podem até mesmo perder os seus contratos com a organização. Imagine o sacrifício de ficar até mesmo sem beber água nas horas antes da pesagem para que cheguem no peso?

E nós? Estamos fazendo os sacrifícios necessários para sermos vencedores ou estamos acomodados com nossas vidinhas mais ou menos? Será que não estamos deixando escapar oportunidades porque não queremos abrir mão de uma série de coisas supérfluas?

Pois é! Poderíamos escrever muito mais sobre este tema, mas acredito que estes exemplos acima já são suficientes para refletirmos.

Precisamos de mais garra em nossas vidas! Mais vontade! Espírito de luta para fazer diferente e sempre melhor!

Você já faz isso? Então parabéns. Se não faz, lembre-se que sempre há tempo para começarmos a mudar nossa história.

E não importa quantas vezes você cai. Importante mesmo é a quantidade de vezes que você se levanta e segue em frente!!!








 


Nenhum comentário:

Postar um comentário