quarta-feira, 17 de abril de 2013

BASTA!

Esse último final de semana mais uma vez foi marcado por atos de violência entre torcidas no futebol brasileiro. O mais grave deles, ocorrido aqui em Fortaleza/CE, culminou com a morte de dois torcedores do Ceará que estavam indo para o clássico Rei contra o Fortaleza.

É um verdadeiro absurdo nos dias de hoje que pessoas ainda matem e morram apenas por torcerem por equipes rivais. O futebol é um esporte maravilhoso, encantador, fascinante! Atos de violência só contribuem para afastar o torcedor ainda mais dos estádios.

Escrevo isso como amante do esporte bretão. Alguém que cresceu frequentando estádios Brasil afora acompanhando o Bahia e até mesmo vendo outros times pelo simples prazer de viver a emoção de assistir a um jogo dentro do estádio. 

Alguém que frequentou a antiga Fonte Nova na época da torcida mista, espaço onde tricolores e rubro-negros assistiam juntos os grandes BAVIs da década de 80 sem nenhum tipo de confusão. Os torcedores saiam juntos e o máximo que acontecia era o vencedor fazer gozações com o perdedor.


Em minha infância não me recordo de grandes brigas entre torcidas. Muito pelo contrário, o pau comia dentro de campo, especialmente nos grandes jogos. Nesta época os jogadores não eram como hoje, que saem rindo após uma derrota...(isso é assunto para um próximo post)

Já no início dos anos 90, quando eu já era adolescente, me recordo claramente da rivalidade entre as torcidas organizadas em São Paulo. Mancha Verde (Palmeiras), Gaviões da Fiel (Corinthians), Independente (São Paulo) e Força Jovem (Santos) eram protagonistas de cenas horríveis de violência.

Daí para frente a violência parece ter crescido. O que antes era visto somente no sudeste, contagiou as torcidas organizadas do nordeste, então conhecidas somente pelos belos espetáculos que proporcionavam lotando os estádios.

Mas, infelizmente, os exemplos que não prestam parecem ser os mais comuns de serem seguidos. E como um verdadeiro tsunami a onda de violência entre torcidas tomou conta de todo o território nacional.

Por que isso? Por que ainda continuamos vendo pessoas matando e morrendo por seus times de futebol? Por que a rivalidade entre torcidas faz tantas vítimas? Por que as pessoas matam somente pelo fato do outro torcer para outro time?

Sinceramente, não consigo responder estas perguntas. Não entendo como tanta gente consegue transformar algo tão bonito como o futebol em uma coisa tão imbecil como a violência.

Pessoas, ou melhor, vândalos, assassinos, marginais e tantos outros termos que possam definir este tipo de gente, que comete atos de violência, independente do time que torcem, precisam ser rigorosamente punidas.

Basta de impunidade! Nossas leis precisam ser mais rigorosas com estes marginais transvestidos de torcedores. As punições precisam ser exemplares! Quantas vidas ainda serão perdidas devido a esta imbecilidade!

O Brasil será sede de importantes competições nos próximos anos, como Copa das Confederações, Copa do Mundo e Jogos Olímpicos. É preciso aproveitar este momento e agir severamente contra aqueles que não entendem o que é torcer.

Somos um país apaixonado pelo futebol, mas que torcedores ainda morrem por conta desta paixão. E a violência tem, comprovadamente, afastado o público dos grandes jogos. Basta observarmos o público recente de clássicos do futebol brasileiro. 

Muita gente não vai aos estádios com medo de não voltar para casa. E, como vemos, há razões plausíveis para este medo. É fundamental darmos um basta nisso! Chega de violência, de vandalismo, de atitudes inconsequentes.

Futebol é paixão! Futebol é fazer amigos! Futebol é emoção! Futebol é, acima de tudo, diversão! Não podemos mais aceitar que pessoas matem sob o pretexto da rivalidade. Do contrário, perderemos esta guerra para aqueles que não entendem o verdadeiro sentido do esporte. Basta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário