quarta-feira, 3 de abril de 2013

O QUE PODEMOS ESPERAR DO BAHIA ?



O coração tricolor sempre espera por títulos. Mas, racionalmente, o que podemos esperar do Bahia em 2013 ?


Em fevereiro escrevi neste mesmo blog a minha opinião, e porque não dizer previsão, acerca das perspectivas do Bahia para 2013, na minha modesta visão.
Foi uma visão um tanto quanto sombria, posso dizer.
À época, racionalizei ao máximo minha análise para que meu coração de torcedor não falasse mais alto.
Aproveitei então o dia de hoje, após mais uma rodada da fase final do Campeonato Baiano, para reler aquele texto e, cerca de um mês e meio depois, verificar se minhas previsões estariam caminhando para a direção errada ou se, infelizmente, estariam seguindo o mesmo caminho da realidade.
Infelizmente, caros amigos, o caminho que vejo para nosso glorioso Bahia não é dos melhores.
Analisemos friamente :
Após dois anos lutando contra o rebaixamento no campeonato brasileiro (e por favor, não me venham com conversa de Copa Sul Americana), a base de nosso time é a mesma. Logo, utilizando a mesma base a TENDÊNCIA é de que tenhamos os mesmos resultados…ou piores.
Após 10 anos sem títulos estaduais, ganhamos sim em 2012. Mas, lembro aqui, que precisamos agradecer ao “mão de quiabo” do goleiro do vicetória pelo gol de Gabriel (se não me engano o primeiro do 3×3 no último BAvice). Se não fosse isso, talvez estivéssemos amargando mais um ano de gozações por parte do rival. Sei que muitos irão discordar deste meu posicionamento, mas esta é a minha opinião.
Na Copa do Nordeste fizemos um verdadeiro papelão, sendo eliminados precocemente, amargando umas “férias forçadas” de 42 dias. Perdemos para times de baixíssima qualidade, piores até do que os times do nosso Campeonato Baiano (quem não lembra do Itabaiana ?).


Voltamos, após as férias de 42 dias, ao Campeonato Baiano, com promessas e promessas de que o time, em treinamento “full-time” voltaria mais entrosado, com mais padrão de jogo e certamente forte, fazendo valer sua camisa, seu time, seu mando de campo, sua tradição. E não vimos absolutamente NADA disso. Pelo contrário, vimos TODOS os times pressionando o nosso glorioso tricolor, tanto fora quanto dentro de nossos domínios, e nossos jogos NÃO PERDIDOS foram – na minha opinião – talvez fruto de sorte.

branco

Nossa diretoria, que atua de forma a se perpetuar no poder, não contrata DECENTEMENTE, não faz ações de captação de torcedores, não faz ações de marketing realmente efetivas (como a interiorização da marca, por exemplo), lança um TOB questionável, e ainda posa de “boazinha”.

branco

Os processos administrativos do clube são pouco transparentes, e até mesmo a promessa do presidente do clube em “abrir o clube” aos novos sócios e as tão esperadas eleições diretas para presidente foram repletas de “pegadinhas” que manterão “os mesmos cachorros roendo os mesmos ossos” por anos e anos.

branco

As últimas vendas de jogadores, principalmente as três últimas, foram cercadas de suspeitas de favorecimento a empresários e ao próprio presidente do clube, segundo informações veiculadas na imprensa. Isso sem falar na negociação envolvendo o atual Fazendão e a tão badalada Cidade Tricolor (tenham certeza de que algo de muito errado temos ai…com o tempo iremos ser devidamente informados pela imprensa). E, indo mais longe, a própria negociação de Daniel Alves (o Bahia era dirigido pelo mesmo grupo que aí está) ainda hoje é sempre alvo de críticas e considerações.

branco

Recentes acontecimentos onde o presidente manda um torcedor “TOMAR NO C*”, dentre outros episódios, demonstram a incapacidade desta pessoa em gerir e liderar uma instituição gigante, e comandar a paixão de uma nação. Episódios recentes como no caso do sumiço dos computadores da sede, e um ridículo comentário do presidente numa rede social “ô o computador voltou” demonstraram, e demonstram, o total desrespeito do presidente e sua direção para com a justiça e com a torcida tricolor.

branco

A oposição à atual diretoria…bem, essa eu nem mais tenho ouvido falar…

branco

E existem mais diversos aspectos que poderiam ser abordados, mas que tomariam muitas linhas deste texto e daria muito “pano prá manga”. Deixemos então para outra oportunidade.

branco


Bem, então voltando às previsões para 2013 e a nossa análise. Vejo que o Campeonato Baiano vai chegar ao fim e torço para que sejamos campeões. Mas não vejo o time com “cara de campeão”, como já vi em outras oportunidades. Nos falta meio campo jogando e criando, nos faltam laterais defendendo e atacando decentemente, e nos faltam atacantes que literalmente “matem o jogo” (sei que vocês vão falar de Obina com uma excelente média de gols…mas ainda acho que estamos mal servidos e aproveitando muito mal a divisão de base).

branco

A Copa do Brasil está batendo à porta e não vejo nosso time com força prá ser competitivo, prá lutar pelo título. Talvez vençamos times de baixa qualidade, mas provavelmente pararemos em times médios de nosso Brasil (e Deus nos proteja se times como o Botafogo ou Fluminense do Rio de Janeiro nos pegarem pela frente). Precisamos de jogadores de qualidade, de um time entrosado e forte, mas não vemos perspectivas de novos e/ou melhores jogadores, de um time mais “pegador” e digno de nossa confiança. Imaginem agora o campeonato brasileiro ? Vejo uma briga contra o rebaixamento, de novo, neste 2013.

branco

E então pergunto a você, meus amigos tricolores : Está, ou não, o BAHIA CAMINHANDO RUMO A MAIS UM ANO DE PARCOS E DESASTROSOS RESULTADOS ? Eu, particularmente, RACIONALMENTE, penso que sim.

branco

Meu coração torcedor, porém, continuará torcendo irracionalmente e sonhando, e CONTINUAREI INDO AO ESTÁDIO e ACREDITANDO que SEREMOS CAMPEÕES…seremos Campeões Baianos, da Copa do Brasil, do Brasileirão e INCLUSIVE DO CAMPEONATO MUNDIAL, vencendo o Barcelona de Messi e cia. Por mais racional que eu seja enquanto pessoa, SOU TORCEDOR, SOU TRICOLOR, SOU BAHIA, e espero sempre o melhor. E espero que 2013 seja o melhor de todos os anos.

branco

E BORA BAHEEEEEA !!!!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário