sábado, 27 de abril de 2013

SURPRESAS?

Para os amantes do futebol, esta semana foi marcada pelas goleadas dos times alemães Bayern de Munique e Borussia Dortmund sobre os espanhóis Barcelona e Real Madrid.  


Muita gente se surpreendeu não somente com os triunfos, mas principalmente com a maneira que eles foram construídos. Contudo, para quem vem acompanhando a UEFA Champions League desde o ano passado, o bom futebol dos alemães não foi surpresa.

Na terça-feira Bayern e Barcelona fizeram um belo jogo em Munique. Especialmente para a equipe da casa, que aplicou o famoso sapeca ia iá no time que até pouco tempo atrás era considerado o que jogava o melhor futebol do mundo.

A equipe de Ribéry, Robben, Schweinsteiger, Mário Gomez e outros craques colocou Messi, Xavi, Iniesta e cia no bolso como se diz na gíria do futebol. Foi uma verdadeira aula de futebol eficiente, competitivo e acima de tudo muito bem jogado.

O resultado foi a acachapante e inesperada goleada por 4 x 0. O Bayern conseguiu anular com maestria o Barcelona. Prova disso é que os catalães não conseguiram dar um chute ao gol sequer contra a meta de Neur.

Ficou evidente que no futebol de hoje a palavra de ordem é equilíbrio. É preciso defender e atacar com primazia. No terceiro gol dos alemães isso ficou notório. Ribéry rouba a bola dentro de sua área e percorre mais de 70 metros até dar o passe para Robben driblar o adversário e finalizar para o gol.

Já na quarta-feira Borsussia e Real Madrid se enfrentaram em Dortmund. Foi um jogão de bola! Repleto de alternativas táticas e de muitas emoções. Um jogaço para os amantes do futebol bem jogado!

E quem roubou a cena foi o atacante Lewandowski, que marcou os quatro gols do triunfo da equipe da casa e entrou para a história da competição por ter sido o primeiro jogador a marcar quatro tentos numa semifinal da Liga dos Campeões da Europa.

Entretanto, ao contrário do que possa pensar quem não assistiu a partida, o jogo não foi fácil como o placar refletiu. A partida foi disputadíssima! O primeiro tempo terminou em 1 x 1 após falha da zaga do Borussia. No segundo tempo prevaleceu a categoria do artilheiro com nome de juiz do STF.

Mesmo assim o Real Madrid buscou a todo tempo o gol e deu muito trabalho a zaga adversária, afinal mais um golzinho facilitaria sua vida no jogo de volta na Espanha. Não deu! O Borussia segurou o resultado e pode perder por até dois gols de diferença em Madrid.

Ao todo os alemães deram 8 x 1 nos espanhóis. O que levantou muitos questionamentos sobre o enfraquecimento do futebol espanhol. Não creio nisso. Tanto Barcelona quanto Real Madrid continuam muito fortes.

A diferença é que Bayern e Borussia evoluíram muito nos últimos anos. O futebol alemão de modo geral se fortaleceu bastante, contando com grandes jogadores do futebol mundial e tendo estes dois times como base para a seleção da Alemanha. 


E por que os alemães se sobressaíram no primeiro jogo das semifinais? Entendo que o principal fator foi o equilíbrio e a objetividade. Tanto Bayern quanto Borussia foram extremamente eficientes e disciplinados taticamente.

Isso significa que Barcelona e Real Madrid estão mortos? Também não acredito! A tarefa de ambos é muito difícil, dificílima! Mas as duas equipes tem elencos muito qualificados e acostumados com decisão. Futebol é imprevisível e as circunstâncias do jogo podem permitir sobrevida aos espanhóis.

De certo mesmo é a expectativa de dois grandes jogos nesta próxima semana. Bayern e Borussia estão com uma enorme vantagem, mas Barça e Real jogam em casa e contarão com o apoio de suas apaixonadas torcidas para empurrá-los em busca do resultado.

Quem vai ganhar com isso são os amantes do bom futebol que poderão assistir mais duas grandes partidas! E independente de quem passe para a final, o futebol já será vitorioso!

3 comentários:

  1. Uma aula de futebol. Um bom jogo. Podemos definir que os Alemães jogaram com a força na defesa (historicamente o forte dos alemães desde tempos de outrora) e objetividade no ataque. Os dois times alemães se propuseram a mostrar sua força de ataque e foram pra cima de ambos os times. Creio que esse resultado é praticamente irreversível, mas veremos um bom jogo de volta de ambas as equipes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade! Excelente comentário! Quando vai nos enviar um texto seu para publicarmos aqui no blog?

      Excluir
  2. Alemanha é a grande favorita para 2014...

    ResponderExcluir