Para os amantes do futebol, esta semana foi marcada pelas goleadas dos times alemães Bayern de Munique e Borussia Dortmund sobre os espanhóis Barcelona e Real Madrid.
Muita gente se surpreendeu não somente com os triunfos, mas principalmente com a maneira que eles foram construídos. Contudo, para quem vem acompanhando a UEFA Champions League desde o ano passado, o bom futebol dos alemães não foi surpresa.
Na terça-feira Bayern e Barcelona fizeram um belo jogo em Munique. Especialmente para a equipe da casa, que aplicou o famoso sapeca ia iá no time que até pouco tempo atrás era considerado o que jogava o melhor futebol do mundo.
A equipe de Ribéry, Robben, Schweinsteiger, Mário Gomez e outros craques colocou Messi, Xavi, Iniesta e cia no bolso como se diz na gíria do futebol. Foi uma verdadeira aula de futebol eficiente, competitivo e acima de tudo muito bem jogado.
O resultado foi a acachapante e inesperada goleada por 4 x 0. O Bayern conseguiu anular com maestria o Barcelona. Prova disso é que os catalães não conseguiram dar um chute ao gol sequer contra a meta de Neur.
Ficou evidente que no futebol de hoje a palavra de ordem é equilíbrio. É preciso defender e atacar com primazia. No terceiro gol dos alemães isso ficou notório. Ribéry rouba a bola dentro de sua área e percorre mais de 70 metros até dar o passe para Robben driblar o adversário e finalizar para o gol.
Já na quarta-feira Borsussia e Real Madrid se enfrentaram em Dortmund. Foi um jogão de bola! Repleto de alternativas táticas e de muitas emoções. Um jogaço para os amantes do futebol bem jogado!
E quem roubou a cena foi o atacante Lewandowski, que marcou os quatro gols do triunfo da equipe da casa e entrou para a história da competição por ter sido o primeiro jogador a marcar quatro tentos numa semifinal da Liga dos Campeões da Europa.
Entretanto, ao contrário do que possa pensar quem não assistiu a partida, o jogo não foi fácil como o placar refletiu. A partida foi disputadíssima! O primeiro tempo terminou em 1 x 1 após falha da zaga do Borussia. No segundo tempo prevaleceu a categoria do artilheiro com nome de juiz do STF.
Mesmo assim o Real Madrid buscou a todo tempo o gol e deu muito trabalho a zaga adversária, afinal mais um golzinho facilitaria sua vida no jogo de volta na Espanha. Não deu! O Borussia segurou o resultado e pode perder por até dois gols de diferença em Madrid.
Ao todo os alemães deram 8 x 1 nos espanhóis. O que levantou muitos questionamentos sobre o enfraquecimento do futebol espanhol. Não creio nisso. Tanto Barcelona quanto Real Madrid continuam muito fortes.
A diferença é que Bayern e Borussia evoluíram muito nos últimos anos. O futebol alemão de modo geral se fortaleceu bastante, contando com grandes jogadores do futebol mundial e tendo estes dois times como base para a seleção da Alemanha.
E por que os alemães se sobressaíram no primeiro jogo das semifinais? Entendo que o principal fator foi o equilíbrio e a objetividade. Tanto Bayern quanto Borussia foram extremamente eficientes e disciplinados taticamente.
Isso significa que Barcelona e Real Madrid estão mortos? Também não acredito! A tarefa de ambos é muito difícil, dificílima! Mas as duas equipes tem elencos muito qualificados e acostumados com decisão. Futebol é imprevisível e as circunstâncias do jogo podem permitir sobrevida aos espanhóis.
De certo mesmo é a expectativa de dois grandes jogos nesta próxima semana. Bayern e Borussia estão com uma enorme vantagem, mas Barça e Real jogam em casa e contarão com o apoio de suas apaixonadas torcidas para empurrá-los em busca do resultado.
Quem vai ganhar com isso são os amantes do bom futebol que poderão assistir mais duas grandes partidas! E independente de quem passe para a final, o futebol já será vitorioso!
Uma aula de futebol. Um bom jogo. Podemos definir que os Alemães jogaram com a força na defesa (historicamente o forte dos alemães desde tempos de outrora) e objetividade no ataque. Os dois times alemães se propuseram a mostrar sua força de ataque e foram pra cima de ambos os times. Creio que esse resultado é praticamente irreversível, mas veremos um bom jogo de volta de ambas as equipes.
ResponderExcluirVerdade! Excelente comentário! Quando vai nos enviar um texto seu para publicarmos aqui no blog?
ExcluirAlemanha é a grande favorita para 2014...
ResponderExcluir