terça-feira, 9 de abril de 2013

MAIS DO MESMO

No último domingo o Bahia viveu mais uma grande humilhação em sua história recente. A derrota por 5 x 1 para seu maior rival no dia da inauguração da Arena Fonte Nova foi dolorosa para a torcida tricolor.


Derrota esta que custou o cargo do treinador Jorginho, assim como eu havia previsto e comentado com alguns amigos assim que o time levou o quarto gol do rubro negro. Não era preciso ser nenhum profeta do apocalipse para prever isso; os últimos jogos já davam indícios de que o treinador pediria para sair a qualquer momento.

Pior de tudo foi a confirmação da continuação do meu comentário quando afirmei que Jorginho sairia e que isso abriria espaço para a diretoria trazer de volta Joel Santana. Falei isso baseado no histórico de contratações das pessoas que comandam o clube e torci para estar errado.

Pois bem! Assim que terminou a partida e tivemos a confirmação de que Jorginho havia deixado o comando técnico da equipe, começaram as especulações e, para desespero do torcedor tricolor, um dos nomes mais fortes foi justamente o de Joel.

Isso não me surpreendeu. Basta olhar o que Marcelo Guimarães Filho e Paulo Angione vem fazendo no clube ao longo destes últimos anos, onde jamais ouvem os anseios da torcida e sequer respeitam a história do glorioso Esquadrão de Aço.

Ontem, no início da tarde, tivemos a confirmação oficial de que Joel Santana é o novo treinador tricolor. Desde então as manifestações de repúdio a esta contratação começaram a pipocar nas redes sociais.

Torcedores indignados e revoltados com o fato chegaram a afirmar que não pisariam na Fonte Nova e até mesmo deixariam de usar a camisa do Bahia enquanto o treinador comandar o tricolor. Logo sites independentes que tratam do clube como o www.semprebahia.com.br e o www.ecbahia.com.br lançaram enquetes para saber se o torcedor concordava ou não com este retorno.

O resultado em ambos é uma enorme rejeição ao treinador. Mais de 85% dos torcedores que votaram afirmaram não aprovar o retorno. Algo já esperado, uma vez que em 2011 Joel insinuou que o Bahia seria uma sardinha no futebol brasileiro e no ano passado abandonou o barco no meio do campeonato baiano assim que recebeu uma proposta do Flamengo.

Particularmente não tenho nada contra o cidadão Joel Natalino Santana. Acredito até que deve ser uma pessoa legal para tomar uma cervejinha gelada e resenhar sobre muitas histórias no meio do futebol.

Em relação ao treinador Joel Santana minha posição é outra. Embora respeite muito o seu cartel de títulos e triunfos, neste momento sou totalmente contrário ao seu retorno. Não só pelos fatos relatados acima, como também, e principalmente, pelo seu perfil como treinador em seus mais recentes trabalhos.

Desde 2010, quando conquistou o título carioca pelo Botafogo (e ainda assim teve seu trabalho sempre contestado pela torcida), o "Papai" Joel não engata um bom trabalho. De lá para cá passou sem destaque pelo Cruzeiro, novamente o Bahia e o Flamengo, de onde foi demitido em julho/12 e desde então estava sem trabalhar.

O folclórico treinador tem um estilo paizão. É um técnico à moda antiga, avesso as novas tecnologias e que tem em sua inseparável prancheta sua fiel escudeira. Sua fama de retranqueiro e a preferência por esquemas cheios de volantes também é notória e muito criticada pelos especialistas em futebol.

A vinda de Joel Santana, um treinador que parece não ter evoluído como o jogo, evidencia bem o que a atual diretoria vem fazendo com o clube. Se para muitos o Bahia parou no tempo, para outros, atitudes como esta mostram que a situação é pior: o tricolor está regredindo.

Acredito que boa parte da insatisfação da torcida está nisso. Afinal, este seria o momento para trazer um treinador com mentalidade nova! Investir em alguém que goste de jogar para frente! Rescindir com alguns jogadores que não rendem e ganham muito, pegar o dinheiro que ia sobrar e investir num Dorival Júnior, por exemplo.


Contudo, o fato já está consumado! Joel Santana será o treinador do Bahia até o final do ano ou até receber uma proposta melhor e ir embora novamente ou ser demitido em breve devido aos resultados. O tempo dirá o que irá acontecer.

Espero que todos nós possamos estar errados e que o treinador possa "queimar nossas línguas." Espero que ele chegue com espírito renovado após quase nove meses parado e que tenha aproveitado este tempo para repensar sua maneira de jogar e nos surpreenda com um futebol bonito e para frente!

Joel, "pode to be" deste jeito?

2 comentários:

  1. Depois da queda o coice!
    Estou louco para conhecer a Nova Arena, no entanto irei num jogo entre São Francisco do Conde X Catu, jogo do Bahia, só se Joel nos surpreender e ganhar 5 partidas consecutivas!
    O Bahia está correndo o risco de perder um torcedor.

    ResponderExcluir