terça-feira, 9 de julho de 2013

MEIA MARATONA DO RIO DE JANEIRO E SUAS LIÇÕES

Para alguns, este texto vai parecer piegas, chato, ou outro adjetivo (ou pejorativo) qualquer. Mas para mim, tem um significado muito grande.


Há cerca de 1 ano e três meses atrás, conforme escrevi em meu texto CORRER. SAÚDE, LAZER E MUITO PRAZER, retomei minhas atividades físicas com o objetivo único de recuperar um pouco da saúde perdida ao longo de alguns anos de escolhas e renúncias. Naquele momento, jamais imaginava que correria 10km, quanto mais 21km, como o fiz no último dia 07/07/2013, no Rio de Janeiro.

Corri um quilômetro, cinco, dez...e em janeiro deste 2013 resolvi, por conta própria, que correria SIM uma meia maratona...a do Rio de Janeiro. E o fiz.

Foram meses de treinamento para simplesmente completar a prova, sem me preocupar com tempo, performance e nem se eu teria que caminhar durante a prova para concluí-la.

E assim, neste espírito, viajei para o Rio de Janeiro com minha sempre companheira Anita, onde tudo correu MUITO melhor que o planejado.

Prá começar, eu fui com uma meta pessoal de conclusão da prova em 2h:30min (mas achava que só conseguiria em 2h:40min). Conclui em 2h:24min. Sem nenhuma, absolutamente nenhuma caminhada. Num ritmo confortável, sem nenhum sacrifício (eu ainda tinha gás para um sprint final nos dois últimos quilômetros, mas não o fiz pois resolvi cruzar a linha de chegada ao lado de minha colega, com quem corri por todos os 21km).


Além disso, passei a prova TODA literalmente CONVERSANDO com uma colega do grupo de corrida, sem que isso me tirasse o fôlego, sem que isso comprometesse minha performance.

Mas, as principais lições que tirei foram dadas por pessoas que não conheço, jamais havia visto em minha vida, mas que - assim como eu - estavam ali, participando daquela verdadeira festa com mais de 20 mil pessoas inscritas. Vocês vão entender abaixo em pontos destacados :


  • Não importa o que lhe acontecer em sua vida, você sempre será capaz de fazer aquilo a que se propõe. Vi, inclusive passando por mim fácil e tranquilamente, um competidor que nitidamente havia tido em sua vida algum AVC (Acidente Vascular Cerebral) que lhe deixou sequelas em seu lado direito. Mas mesmo puxando totalmente de sua perna, com seu braço nitidamente "torto", ali estava, superando tantos outros tidos como "normais" na prova mas, principalmente, superando a si mesmo. Isso me emocionou.
  • Faça o que for possível, corra, ande, rasteje, mas jamais desista. Isso. Jamais desista. Vi homens e mulheres correndo em seu ritmo, do seu jeito, andando quando necessário, mas completando a prova.
  • Não deixe que sua idade cronológica supere e vença sua idade mental. Durante a prova, vi os famosos "tiozinhos" passando que nem um raio por mim, e um me chamou a atenção quando bateu em meu ombro e disse "O Rio de Janeiro continua lindo !!!". Aquilo me encheu de emoção, dei também um tapinha nas costas dele e rapidamente ele sumiu do meu campo de visão. Ele devia ter uns 60 anos. Eu 39. E ele me deixou prá trás.
  • Eu vi uns motivando os outros, batendo palmas, gritando palavras de incentivo. Uma energia bacana, positiva, durante todo o percurso. E isso, meus amigos, faz toda a diferença.


Voltando a falar de mim, fiz minha prova com muita segurança e tranquilidade, sem me preocupar com o tempo (apesar da meta colocada por nosso treinador, de 2:22), pois confesso que tinha um receio de não completar a prova sem ter que caminhar.

E, agora, volto meu olhar para um novo desafio : Fazer os 42km em 2014.


Tenho certeza de que conseguirei.

Um comentário:

  1. Parabéns George!!! Grande exemplo de perseverança, dedicação e garra!!! Mais uma grande conquista!

    ResponderExcluir