sexta-feira, 29 de março de 2013

A MINHA SELEÇÃO DO BAHIA EM TODOS OS TEMPOS



Hoje, nesta sexta-feira Santa, 29/03/2013, a minha amada cidade de Salvador completou 464 anos (se meus cálculos estiverem corretos). Minha Salvador, a primeira capital do Brasil.

E neste mesmo dia, há exatos 53 anos atrás (se meus cálculos estiverem corretos), o meu amado Esporte Clube Bahia venceu o Santos futebol Clube, por 3x1, se sagrando Campeão da Taça Brasil, reconhecidamente a competição nacional da época. Meu Bahia, o primeiro campeão brasileiro de futebol profissional.

Meu Bahia, primeiro representante brasileiro numa edição da Taça Libertadores da América.

Depois disso, o Bahia continuou em evidência no cenário nacional, sendo vice campeão da mesma Taça Brasil em 1961 e 1963, perdendo por duas vezes para o Santos, o mesmo de quem vencera no campeonato de 1959.

Não fui testemunha desta época de sucesso do Bahia, mas vivenciei um outro excelente período, onde fomos igualmente campeões brasileiros, no campeonato de 1988, participamos da libertadores, fizemos sempre bom papel nas competições oficiais, inclusive nas competições estaduais onde fomos quase que absolutos.

E, para homenagear o meu, o seu, o nosso Bahia no dia de hoje, resolvi escalar aqui a minha seleção, com os melhores jogadores do Bahia de todos os tempos. Vi muitos jogarem, ouvi falar de tantos outros, mas só posso escalar 11 . Mas, para facilitar a vida de outros tantos, vou escalar um banco de reservas com mais 8 que, para mim, teriam que estar sempre a postos para uma substituição estratégica num dado jogo.

Vi goleiros como Jean, Renato, Roberto Bahia, Ronaldo Passos, Sidmar, Rogério, Emerson e atualmente Marcelo Lomba. Não temos mais do que duas vagas, então convoco para a minha relação Jean e Ronaldo Passos.

Dentre os laterais direitos que eu tive o prazer de ver jogar estão Zanata, Daniel Alves, Mailson, Clebson (Itiubinha) e o querido Edinho Jacaré (me xinguem se quiserem, mas ele foi o cara). Que me desculpe o “galáctico” Dani Alves, mas Zanata foi o melhor de todos. E Edinho Jacaré, por sua versatilidade, vai também convocado.

Meus zagueiros observados foram muitos, Estevam, Pereira, Celso, Claudir, João Marcelo, Fabão, e até mesmo o atual xerife Titi. E minha dupla de zaga vai ser formada por João Marcelo e Claudir, tendo Pereira como zagueiro para compor o grupo.

Sempre foi uma posição complicada a de lateral esquerdo, tanto que as minhas boas memórias me trazem apenas Paulo Robson, Ávine, Dodô e Serginho (que Joel Santana trouxe, e depois foi parar “apenas” no Milan). Dentre estas três lembranças, mesmo eu gostando muito do garoto Ávine, tenho que me curvar a um jogador mais eficiente chamado Serginho.

O meio campo, esse sim foi um “campo fértil”, onde tivemos volantes fantásticos, meias estupendos, o que tornou difícil a escolha. E aí me vem à lembrança Paulo Rodrigues, Paulo Martins, Gil Sergipano, Lima, Bobô, Léo Oliveira, Eliseu Godói (que eu NÃO VI JOGAR), Fito, Douglas, Toninho Taino, Emo, Marinho Apolônio, Luiz Henrique, Jorge Wagner, Zé Carlos, Robert, Leandro, Marquinhos, Ueslei (sim, quando ele surgiu jogava no meio campo), Arthurzinho...são muitos...mas na seleção não cabem todos. Tenho então que definir meu quarteto. Paulo Rodrigues, Gil Sergipano, Bobô e Zé Carlos formam o quarteto principal, enquanto Ueslei e Marinho Apolônio vão para o banco de reservas, para qualquer necessidade.

O ataque...ah o ataque tricolor, repleto de bons nomes, Beijoca, Osni, Jésum, Charles, Marquinhos, Marcelo Ramos, Gabriel (sim, o garoto recém vendido para o Flamengo, numa negociação nebulosa), Jóbson (o maluco beleza), Guga (um que veio do Santos), Nonato, Robgol, Cláudio Adão, Dadá Maravilha, Raudinei...e tantos outros, que eu fico triste de não poder relacioná-los aqui. Tive que queimar as pestanas prá escolher, mas escolhi uma dupla de ataque com Osni e Beijoca. Mas carrego comigo Marcelo Ramos, Charles e Cláudio Adão para compor o grupo.

E o treinador ? Ah, vocês podem falar sobre o “mestre” Evaristo de Macedo o que quiserem, mas seria ele o comandante de minha seleção.

Então, num 4-4-2 (na verdade um 4-3-3 disfarçado de 4-4-2), minha seleção seria escalada assim :
1. Jean
2. Zanata
3. João Marcelo
4. Claudir
6. Serginho
5. Paulo Rodrigues
11. Gil Sergipano
8. Bobô
10. Zé Carlos
7. Osni
9. Beijoca

Banco de Reservas
12. Ronaldo Passos
13. Edinho Jacaré
14. Pereira
15. Ueslei
16. Marinho Apolônio
17. Marcelo Ramos
18. Charles
19. Cláudio Adão

Técnico – Evaristo de Macedo

Sei que muitos de vocês irão discordar, pois cada um tem um gosto e uma visão, mas busquei escolher aqueles que eu vi jogar, aqueles que mais demonstraram valor vestindo a camisa tricolor em cada uma de suas posições.

E, nesta dia de comemoração dos 53 anos da conquista da I Taça Brasil, fica a torcida de que tenhamos um time com a qualidade desta seleção que escolhi, ou superior, para que o nosso Bahia possa voltar a vencer competições nacionais, nos enchendo mais ainda de orgulho e alegrias.

Enfim, esta foi a minha seleção. Qual é a sua ?

11 comentários:

  1. Rapaz,

    Essa ideia de montar seleção é o maior barato! Gostei do seu time e vou montar o meu:

    1. Ronaldo Passos
    2. Zanata
    3. João Marcelo
    4. Roberto Rebouças
    6. Paulo Robson
    5. Paulo Rodrigues
    8. Bobô
    10. Luís Henrique
    7. Osni
    9. Cláudio Adão
    11. Naldinho

    Tem muita gente que poderia estar aí. E vão me chamar de louco por algumas escolhas.

    ResponderExcluir
  2. E não coloquei Roberto Rebouças porque não o vi jogar. Mas sua seleção tambem esta muito boa !!!! E seu treinador, quem seria ?

    ResponderExcluir
  3. Aqui vai uma relação de 'melhores' jogadores que, de alguma forma, acompanhei e/ou vi jogar: goleiros - Joel Mendes, Renato, Rogério, Sidmar, Ronaldo, Émerson; laterais direitos - Toninho, Zanata, Mailson, Daniel; zagueiros - Estevam, Celso, João Marcelo, Pereira; laterais esquerdos - Ricardo Longhi, Paulo César, Paulo Robson, Serginho; volantes ou frentes de zaga - Baiaco, Paulo Martins, Paulo Rodrigues; meias - Douglas, Léo Oliveira, Leandro, Bobô, Luis Henrique; atacantes - Osni, Beijoca, Uri Jésum, Cláudio Adão, Charles, Marcelo Ramos. E ainda temos que adicionar a essa lista dois grandes "coringas": Washington Luis e Uéslei. Mas, claro que a história do Bahia é muito maior, não dá pra esquecer, mesmo sem ter visto jogar, de Alencar, Biriba, Sanfilippo, Buticce, Marito, Roberto Rebouças e tantos outros.

    ResponderExcluir
  4. Meu treinador seria Orlando Fantoni!

    ResponderExcluir
  5. Os menos jovens vão lembrar dessa saleção: Nadinho, Hélio e Henrique; Flávio, Vicente e Mário (ou Florisvaldo); Marito, Alencar, Leo e Biriba.
    Para mencionar os craques de hoje, falo como torcedora: bola de ouro de Fahel, ele é puro coração em campo, tem raça, vibração, e "sangue tricolor". Juntinho, com a bola de prata, meu querido Marcelo Lomba. Entretanto, todos merecem meu reconhecimento pelo trabalho desenvolvido, mas torcedor é torcedor!

    ResponderExcluir
  6. 4/3/3, como antes... rs

    Jean, Mailson, João Marcelo, Roberto Rebouças, Serginho*;
    Baiaco,Léo Oliveira e Douglas;
    Osni, Beijoca e Jésum.

    *Serginho ainda era muito jovem e, embora tenha feito um bom trabalho, só veríamos o grande jogador que foi posteriromente.

    ResponderExcluir
  7. Meus 25 Escolhidos
    =========================
    Goleiro : Ronaldo Passos (por 88), Jean e Renato
    Lateral direito : Zanata e Edinho Jacaré (pela versatilidade)
    Lateral esquerdo : Serginho e Paulo Robson
    Zagueiros : Roberto Rebouças,João Marcelo,Estevam e Claudir
    Volantes : Paulo Rodrigues, Paulo Martins, Gil sergipano e Baiaco
    Meias : Eliseu Godoy, Douglas, Fito, Bobô, Washington Luis e Leandro
    Atacantes : Osny, Gilson Porto, Charles e Beijoca

    ResponderExcluir
  8. Ronaldo Passos, Zanata, João Marcelo, Pereira e Paulo Róbson; Baiaco, Paulo Rodrigues, Bobô e Elizeu Godoy; Beijoca e Charles Fabian. Técnico: Evaristo de Macedo.

    ResponderExcluir
  9. Infelizmente nunca mais vamos ver um time do Bahia como antigamente principalmente quando era comandado por Paulo maracajá , um time que dificilmente perdia na Fonte nova e conseguia contratar jogadores certos para as posições.Tá certo que o futebol ficou nas mãos dos empresários, os jogadores ficaram cheios de privilégios e a rede globo faz o que quer. O que eu sei é que nunca mais vamos ver um Douglas,um bobô,um claudio adão , um paulo rodrigues,um baiaco entre outros. muito obrigado pela oportunidade.

    ResponderExcluir
  10. Esse comentário acima está certo, parece até que depois de Paulo maracajá o Bahia só teve presidentes que fizeram tudo para o Esporte clube Bahia virar um time de varzea, só não virou ainda por causa da grande torcida que tem.
    Isso que esse presidente fez agora com o Bahia nos EUA foi ridiculo levar 6 x 1 e ainda vai ter que jogar duas partidas no mesmo dia.
    Para quem não sabe o Bahia já foi para a europa e deixou um time aqui disputando o campeonato bahiano,esse acontecimento só mostra o amadorismo,a incompetência desse presidente que tambem quer fazer do Bahia um time de varzea.

    ResponderExcluir
  11. O Bahia a 22 anos vive uma crise de qualidade e incompetência muito grande , cada presidente que entra quer fazer do grande esporte clube Bahia um time pequeno.Infelizmente hoje o Bahia vive da grande história que fez no passado e da grande torcida que tem.
    Um time que passou sete anos longe da serie A e quando subiu só fez time para fugir do rebaixamento é muita incompetência. Agora essa história de fazer dois jogos no mesmo dia , isso é coisa de amador e ainda foi para os EUA passar vergonha.
    Um time que já teve Douglas, Claudio Adão,Bobô,Zanata,
    Paulo rodrigues,Osny, Gilson gênio, Pereira,Zé Carlos entre outros não poderia nunca estar nessa situação.
    Um abraço e Muito obrigado.

    ResponderExcluir