domingo, 10 de março de 2013

GAME EVOLUTION


Hoje pela manhã eu estava conversando com meu filho de 5 anos, enquanto jogávamos PlayStation, e ele me fez a seguinte pergunta :
- Pai, você jogava PlayStation quando era criança ?
Entao minha resposta teve que vir seguida de explicações acerca do tipo de vídeo game que eu jogava na minha infância, explicando o que era um Atari (provavelmente os mais jovens leitores vão me perguntar que diabos é isso), e como os games evoluíram até chegar nos atuais PlayStation, Wii, X-Box e outros que eventualmente existam e que eu não conheça (o que é muito provável).
Entao, tomado pelas boas lembranças, e recordações da minha infância, resolvi trazer para nosso blog um pequeno resumo da evolução pela qual os video-games (será que este termo ainda é usado ????) ao longo dos anos.
Então vamos lá.
Lembro que eu nem tinha 9 anos e conheci o Telejogo, onde o "controle" era um botão que girava. O jogo era "Tennis for Two". Nada mais era do que um "traço" que tinha que rebater um "ponto na tela" para o outro lado. Se o "ponto", que era a bola, não fosse rebatido, havia a pontuação.
Em 1984, se não me falha a memória, ganhei meu primeiro Atari. O jogo que vinha acompanhando o console era o "Míssil Command" (me perdoem caso eu tenha escrito errado o nome do jogo). Eu era viciado. Depois vieram "Pac Man", "Pole Position", "River Raid", "Soccer", "Pitfall", "Enduro" e um dos melhores : "Decathlon". Havia o Odissey, que competia com o Atari o posto de melhor console do mercado. Durante alguns anos jogamos muito, reuniamos os amigos cada dia na casa de um amigo diferente, nos divertimos bastante. Não havia tantas "perdas por obsolescência", uma vez que não haviam tantos consoles distintos nem tantos lançamentos novos em tão pouco tempo, como ocorre hoje.
Depois, já por volta de 1988, 1989, tive o prazer de jogar no Sega Mega Drive, no console da Nintendo e pude conhecer jogos como o "Super Mário Bros", "Sonic", dentre outros. Joguei bastante até aproximadamente 1991, quando - se não me engano - tivemos o nosso primeiro computador pessoal, um HotBit (que competia com o Expert MSX), onde passei a jogar a maioria dos jogos eletrônicos.
Os anos passaram e quando comprei o PlayStation 3 para meus filhos, ao longo de 2012, não imaginava que a criança mais beneficiada com a evolução da tecnologia seria eu. É simplesmente fantástico jogar com tanta riqueza na definição das imagens e, poder jogar às 4 da manhã com um velho amigo de infância que mora na Namíbia ou no Japão, ou mesmo com um desconhecido, em tempo real. Utilizar o console como "locadora de filmes", "navegador". Usar sensores de movimento e dançar, ou fazer ginástica. As possibilidades são muitas.
2013 já traz o PlayStation 4, e certamente com muitas novidades. Outros lançamentos virão. E eu estarei lá, pronto para comprar as novidades para as crianças da casa, principalmente para a maior, EU.
Foram, e serão, muitas as evoluções, e resta a nós - já meio que dinossauros - acompanhar as tendências, as novidades, aproveitar o que a tecnologia tem para nos oferecer.
Qual será a próxima novidade no mundo dos games ? Quem viver verá.





2 comentários:

  1. Rapaz...estamos ficando velhos!!! E parar para pensar o quanto os games evoluíram ao longo destes últimos 20 ou 25 anos é assustador.

    E eu quando era criança não tinha video game e nem fazia questão: minha diversão era jogar futebol! Hoje em dia só jogo futebol no Playstation e olhe lá...

    Sinal dos tempos!!!

    ResponderExcluir
  2. Apesar da pouca diferença de idade, dentre os comentados eu só conhei o Atari, que era do meu irmão e brigavamos tanto para jogar que quando quebrou meus pais nao quiseram consertar. kkk. Como no interior esses jogos eletrônicos chegavam em poucas casas perdi o contato total e voltei as brincadeiras de bonecas, baleado, vôlei e outras da minha geração.

    ResponderExcluir