segunda-feira, 11 de março de 2013

A MELHOR PROFISSÃO DO BRASIL

Outro dia assistindo a um programa de TV, as pessoas debatiam sobre as melhores profissões do Brasil atualmente e quais as mais promissoras para o futuro.

Muita gente pode pensar que se falava bastante de medicina, engenharia, direito, tecnologia da informação, etc. De fato, todas estas foram citadas, sem se chegar a nenhum consenso sobre qual delas é melhor.

Isso serviu para que eu parasse para refletir sobre o tema... e cheguei a conclusão que a melhor profissão a ser exercida atualmente no Brasil não é nenhuma destas e nem nenhuma outra tradicionalmente reconhecida.


Ficou curioso hein? Depois de muito pensar e ponderar, cheguei a conclusão que nos dias de hoje a melhor profissão em nosso país é ser TREINADOR DE FUTEBOL.

Você deve estar se perguntando: mas logo treinador de futebol? Isso mesmo. Nas próximas linhas vou explicar melhor o que me fez chegar a esta conclusão.

A primeira delas é: quantas profissões em nosso país pagam atualmente salários de 6 dígitos? Seis dígitos, ou seja, acima de R$ 100.000,00? Acredito que pouquíssimos CEO's de grande corporações e jogadores de futebol recebam valores semelhantes, fora isso, conhece alguém que recebe acima disso?

Aí muita gente vai justificar: pela pressão que eles recebem tem que ganhar bem mesmo? Pressão? Pressão tem o pai de família que está desempregado ou que ganha um salário mínimo por mês para colocar comida na mesa e criar seus filhos com o mínimo de dignidade.

E ainda me aparece o Sr. Luiz Felipe Scolari, no dia que reassumiu o comando da Seleção Brasileira para falar que quem não quer pressão vá trabalhar no Banco do Brasil. 

Ora, Felipão, acredito que nunca tenha ido a um banco no horário de pico e visto a pressão que caixas e gerentes recebem dos clientes. Isso tudo tendo que manter o máximo de concentração para evitarem as famosas faltas de caixa, que muitas vezes decorrem de trocos errados ou de falta de atenção nos recebimentos. Será que isso não é pressão também?

Outro aspecto que deve ser considerado é o tempo que estes profissionais ficam desempregados. Quantos técnicos de ponta ou até mesmo do segundo escalão do futebol brasileiro você conhece que estão desempregados?

De bate-pronto vou lembrar apenas de Renato Gaúcho, que nem é de ponta, mas dirigiu grandes clubes, que está sem trabalho porque só quer trabalhar em time grande. Você se lembra de mais algum?

Isso pode ser muito bem ilustrado pelo treinador Osvaldo Alvarez, o Vadão. Na semana passada ele comandava o Sport/PE e foi demitido; menos de 12 horas, isso mesmo, menos de 12 horas depois ele estava sendo anunciado como novo treinador do Criciúma/SC. E olha que Vadão não está entre os 10 principais treinadores do país.

Quantos profissionais você conhece que são demitidos num dia e logo em seguida já estão novamente empregados? Até existem, mas tenho certeza que são poucos.

Ser treinador de futebol é mesmo uma dádiva!!! Tem pressão? Até tem! Trabalham muito? Com certeza sim! Tem uma série de privações em relação à família e lazer? Tem. Mas quem não tem?

E você há de convir comigo que os benefícios são enormes!! Ou você não gostaria de trabalhar com uma grande paixão nacional, ser muito bem remunerado por isso e além de tudo ter reconhecimento profissional?

E para você? Qual a melhor profissão no Brasil atualmente? Opine, comente, alimente o debate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário