sábado, 9 de março de 2013

UM CALO CHAMADO ATENDIMENTO

Ultimamente algumas situações têm chamado muito a minha atenção e me deixado extremamente preocupado com os rumos do atendimento a clientes no Brasil.

A cada dia que passa, vemos as empresas investindo mais e mais recursos em propaganda/ publicidade para atrair clientes e faturar cada vez mais alto.

Em contrapartida, parece que existe uma relação inversamente proporcional (os matemáticos de plantão terão orgasmos múltiplos com o termo) entre os investimentos em publicidade e a qualidade do atendimento prestado aos clientes.

Quando as empresas irão entender que de nada adianta ter uma propaganda bonita e interessante se quando o cliente tem contato com elas a experiência é frustrante?


Será que não seria melhor investir primeiro no treinamento das pessoas que estão na linha de frente do negócio e que fazem as coisas acontecerem do que gastar tanto dinheiro com aparições nos mais diversos tipos de mídia?

É impressionante como todos os dias nos deparamos com pessoas totalmente desqualificadas e despreparadas para atender bem o cliente. Ou estou falando alguma mentira?

E isso vale para todos os canais de atendimento. Seja presencial, por telefone, via e-mail, redes sociais... E o cliente fica quase sempre sendo jogado de um lado para o outro como se fosse uma peteca.

Tenho a impressão de que há uma carência de pessoas preocupadas com a imagem das empresas que elas trabalham. E o pior, sem nenhum tipo de preocupação com o problema de quem está do outro lado do balcão, do telefone, etc.

Quando presencio isso sempre me pergunto: será que estas pessoas gostariam de ser atendidas como elas atendem? Tenho plena convicção de que não!

Aí, você amigo leitor, vai me perguntar: e nesse caso, quando somos mal atendidos, o que devemos fazer? Como devemos agir para fazermos a nossa parte e mudarmos esta realidade que irrita e frustra a todos nós?

Acredito que o melhor caminho continua sendo sempre reclamar. Precisamos mostrar as empresas toda a nossa indignação, deixar claro que não estamos fazendo nenhum favor em sermos seus clientes. 

Para as empresas, o cliente que reclama deveria ser tratado com toda atenção do mundo, pois ele está sinalizando onde há problemas e quais aspectos podem ser melhorados. É uma consultoria gratuita para a perenidade do negócio.

Ou você acha que todos que são mal atendidos reclamam? Tenho certeza que não. A maior parte simplesmente deixa de ser cliente e a empresa fica sem sequer saber os motivos de ter perdido aquele consumidor.

E devemos reclamar em todos os canais que as empresas possuem. Atualmente, com as redes sociais, podemos reclamar e informar a nossos amigos que não comprem o produto A ou não vão ao restaurante B porque o atendimento é péssimo.

Caso não seja resolvido, vamos procurar os meios legais. Vamos aos PROCONS, delegacias do consumidor, entrar nos juizados de pequenas causas, etc.

Temos a melhor legislação do mundo quando se fala em relações de consumo. O código de defesa do consumidor é referência e nenhum país tem algo tão detalhado como o Brasil. Precisamos fazer valer nossos direitos!  

É preciso deixarmos a passividade de lado e fazermos a nossa parte, seja reclamando, seja deixando de ser cliente destas empresas que não primam pelo bom atendimento.

Somente assim poderemos melhor a qualidade dos serviços que nos são prestados e termos a garantia de que apenas as organizações que se preocuparem verdadeiramente com os clientes continuarão ganhando nosso suado dinheirinho.

Um comentário:

  1. Em pronunciamento em cadeia Nacional, nossa querida Presidenta Dilma disse que teremos novidades que vão melhorar essa relação de CONUSMO.
    Eu não fico acomodada, se me atender mal eu coloco a boca no trombone. Atendo bem e quero ser bem atendida!!

    Empresa, ACORDEM!!! Atendimento é fundamental!

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