quarta-feira, 27 de março de 2013

CADÊ A EDUCAÇÃO?

Nos últimos anos venho percebendo um fenômeno que considero extremamente preocupante e que vale muito a reflexão de todos nós enquanto membros de uma sociedade dita civilizada: a falta de educação das pessoas.


Falta de educação esta que acontece em qualquer lugar, independente de classe social, crença, cor da pele e qualquer outra característica que no seu entender seja relevante.

Este fato pode ser constatado desde o simples bom dia ao seu vizinho na entrada do elevador tendo como resposta um silêncio sepulcral até mesmo as atrocidades vistas no trânsito em que ninguém respeita ninguém.
 
Confesso que não consigo encontrar justificativas para determinadas atitudes, bem como não entendo o que leva as pessoas a se comportarem de maneira tão inadequada. Certo mesmo é que a educação parece estar em extinção no Brasil.

Cresci ouvindo de meus pais sobre a importância de se tratar todas as pessoas com respeito, bem como sempre me orientaram a utilizar algumas palavrinhas mágicas nas relações humanas: POR FAVOR; OBRIGADO; COM LICENÇA; etc.

Sempre procurei seguir à risca estes princípios, mas tenho percebido que algumas pessoas talvez não tenham tido este tipo de educação enquanto crianças ou se tiveram, simplesmente resolveram negligenciar estes indispensáveis ensinamentos.

Prova corriqueira do que estou falando é o cumprimento quando se chega a algum lugar. Quantas vezes, você, caro leitor, já deu BOM DIA, BOA TARDE ou BOA NOITE e ficou no ar, sem nenhuma resposta do outro?

Já perdi as contas de quantas vezes isso aconteceu comigo. E por diversas destas vezes pensei em não mais cumprimentar as pessoas. Contudo, nunca o fiz. Jamais deixo de cumprimentar e de ser educado. 

Por que isso? Porque no meu entender se eu parar de fazer isso, estarei me tornando igual a estas pessoas que não tem educação. Se cumprimento e as pessoas não respondem, azar o delas. O meu modo de ser não pode sucumbir por conta das atitudes dos outros.

O mesmo vale para os que se acham espertinhos demais. Quantas vezes você está numa fila, esperando por minutos e uma destas espécies (tecnicamente nomeados de Discaradus Espertus) passa na frente sob a alegação de que quer apenas uma informação?

Ora, cara pálida, todos estão naquela fila justamente para obter informação. Seu tempo é mais valioso que o dos demais? O pior é que ainda passam na frente sem sequer pedir licença.

Outro lugar onde a falta de educação impera é no trânsito. Parece que as pessoas estão dentro de seus carros competindo com todas as demais que estão à sua volta: não permitem que outro carro acesse a via, não deixam que o pedestre atravesse na faixa, não permitem que o motorista ao lado que vem sinalizando a 1 km entre em sua frente, dentre tantas outras situações que levariam linhas e mais linhas para serem descritas.


O mais grave disso tudo e o que me causa ainda mais espanto é a reação das pessoas quando somos educados. Ou você vai me dizer que nunca viu a cara do garçom quando você agradece por ele ter servido a cerveja em seu copo ou ter trazido o seu pedido? Muitas vezes eles ficam boquiabertos com sua reação educada.

Outro exemplo clássico é quando se dá passagem para outro carro. Quantas vezes você faz isso e o outro motorista titubeia e fica sem acreditar que alguém permitiu que ele passasse?

Mas o pior não é isso! Você deixa ele passar e não vê sequer um gesto de agradecimento pela sua atitude. Isso comprova que as pessoas não estão acostumadas com gente educada e que, talvez por isso, não saibam nem como reagir.

A verdade é que existem inúmeras situações onde fica evidente que a falta de educação está prevalecendo nas relações humanas. Não existe mais respeito com o próximo e mais grave ainda, muita gente esta se acostumando e sendo vencida por esta horda de mal educados.

Não podemos permitir isso. Precisamos continuar sendo educados e precisamos exigir dos outros um mínimo de educação possível. 

Do contrário, esta dita sociedade civilizada se tornará um lugar insuportável para se viver, onde os que tem educação serão minoria e o caos nas relações humanas irá imperar.


3 comentários:

  1. A educação não se resume em estudar nas melhores escolas, fazer intercâmbio, morar fora do País, ter dinheiro. A educação base de tudo é a doméstica, a de dentro de casa, a que nossos pais nos orientam!
    Hoje o trânsito é o local que as pessoas literelamente exercem seu SER e seu TER!!
    Ser cordial, educado e ter respeito com as pessoas , assim teremos uma SOCIEDADE bem melhor!

    ResponderExcluir
  2. SE VOCÊS SE ASSUSTAM COM TUDO ISSO, IMAGINA SE TODOS OS DIAS TIVESSEM DE PEGAR FILAS DE ÔNIBUS QUATRO VEZES QUANDO NÃO, MAIS E EM TODAS SE DEPARAR COM PESSOAS OPORTUNISTAS E MAL-EDUCADAS QUE SIMPLESMENTE CHEGAM NA HORA QUE O ÔNIBUS CHEGA E SEM NENHUM ESCRÚPULO CHEGA EMPURRANDO QUEM TIVER NA FRENTE PARA ENTRAR PRIMEIRO, IMAGINA COMO FICA UMA PESSOA QUE ESTÁ ALI JÁ HÁ MAIS DE QUARENTA MINUTOS ESPERANDO SUA VEZ PARA NÃO SER MAL-EDUCADA. É, NÃO É FÁCIL, EU PASSO POR ISSO TODOS OS DIAS, MAS SE ME PERGUNTAREM: ENTÃO JÁ SE ACOSTUMOU? NÃO, EU NÃO ME ACOSTUMO COM ESSE TIPO DE COISA, POIS ACREDITO QUE NO DIA EM QUE ME ACOSTUMAR CERTAMENTE ESTARIA AGINDO IGUAL E ISSO VAI CONTRA TODOS OS MEUS PRINCÍPIOS. UM ENSINAMENTO BÁSICO QUE ME FOI PASSADO FOI: "AMA O TEU PRÓXIMO COMO A TI MESMO" Jesus Cristo. UMA PESSOA QUE SE QUER RESPEITA O DIREITO E O ESPAÇO DO OUTRO, SÓ PODE ESPERAR SER TRATADO DA MESMA FORMA, POR ISSO O ESPANTO QUANDO ALGUÉM O TRATA COM EDUCAÇÃO.

    ResponderExcluir