domingo, 1 de dezembro de 2013

É TEMPO DE RECONSTRUIR


Não vou falar do jogo de hoje, onde o Bahia venceu o Cruzeiro em pleno Mineirão, mas apenas dar minha sutil e humilde opinião sobre o futuro de nosso time.

Hoje é dia não de alegria, mas de alívio. Estamos garantidos na elite. Pelo menos em 2014.

A imensa torcida tricolor vai poder dormir sossegada e tranquila, com a certeza de que em 2014 continuará fazendo parte da elite do futebol brasileiro : A primeira divisão

Mas, logo ao acordar, a torcida precisa iniciar fortemente as cobranças junto à diretoria recém eleita, de forma que o planejamento de 2014 esteja efetivamente pronto, e sua execução comece sem mais delongas.

Do alto dos meus quarenta anos, com minha pequena experiência de vida, profissional e de atento espectador do futebol, entendo que o Bahia precisa ser "demolido" e reconstruído. Bem...demolido ele já foi pelas gestões passadas, então resta agora reconstruir o Tricolor de Aço, e para isso a atual diretoria conta com a imensa nação azul, vermelha e branco.


Dos mais simples aos mais complexos aspectos, o Bahia precisa do "novo". A nebulosa transação "Fazendão x Cidade Tricolor", a triste parceria "Bahia x Netshoes x Nike", as famigeradas cláusulas contratuais com a Arena Fonte Nova, as infelizes antecipações de cotas junto às patrocinadoras do campeonato brasileiro (Globo, por exemplo), além das imbecis contratações em 2013 (com pouquíssimas exceções) devem ser algo a JAMAIS se repetir.


Precisamos construir um time forte, mesclando jovens valores (Anderson Talisca, por exemplo, que foi decisivo nos últimos jogos do Bahia) com atletas talentosos a serem captados no mercado. Precisamos de um marketing agressivo, que faça com que a marca "Bahia" esteja em todos os cantos de nosso Estado, do Brasil e do mundo. Necessitamos estreitar relações com clubes no exterior, realizar amistosos, firmar parcerias, aprender gestão com eles. Precisamos construir uma EMPRESA DE FUTEBOL para a posteridade, e não com prazo de validade de 12 meses, como tem sido a marca das gestões que antecederam a esta atual.

Enfim, é tempo de reconstruir.

E que o nosso Bahia volte a ser grande. Sempre.


Um comentário:

  1. Isso ai. Hoje foi só um alívio. Temos que pensar grande, pois nós somos grandes.

    ResponderExcluir