quinta-feira, 30 de abril de 2015

HORA DE CRESCER


Não estou falando de tempo, de idade, mas de maturidade. Mas não apenas de maturidade, mas da decisão de crescer, de mudar, de transformar, de caminhar à frente, de buscar um objetivo. Crescer.

Crescer dói. O processo de crescimento, o CAMINHO do crescimento é repleto de pedras, de espinhos, de escolhas, de dúvidas, de ansiedade, de tensão, de frustração, de "nãos", de dor...

Crescer é bom. Este mesmo assustador caminho do crescimento os traz igualmente - na mesma proporção - muito prazer, alegria, satisfação, sensações positivas, auto-confiança, fortalecimento de nossa auto-estima, orgulho mesmo.

Todos, invariavelmente, trilham este caminho, mais cedo ou mais tarde em sua vida.

Esta semana vivi momentos que para mim foram inesquecíveis, que ficarão marcados para sempre, que me reacenderam a chama do crescimento, que me trouxeram novas esperanças, que me permitiram olhar mais a frente do que eu já olhava.

Vocês devem estar pensando que este "insight" ocorreu num evento extraordinário, numa alegria extrema ou numa decepção profunda. Mas não. Ocorreu numa das mais simples atividades que TODOS deveriam executar diariamente em suas vidas. Ocorreu num momento em que eu reorganizava meus objetos pessoais em casa - coisa que faço com uma frequência boa, porém menor do que eu mesmo gostaria.

Então, a partir de um solitário estímulo - sim, um único estímulo -  um turbilhão de sentimentos tomou conta de mim, e me dei conta que existia algo outrora adormecido que havia espertado, algo que precisava ser vivido, mudado, tentado, decisões a serem tomadas, riscos a serem assumidos, uma vida a ser vivida.


Então, deixe-me contar um pouco do que fiz em alguns tópicos, e então traçar um paralelo em nossas vidas :

1- Organizei arquivos e imagens antigas, separando as mais úteis das menos necessárias, colocando cada coisa em seu lugar.
 - Quantas vezes em nossas vidas nos prendemos a situações passadas, paixões e amores perdidos, decepções pessoais e profissionais, que desorganizadamente atormentam nossas mentes e corações, impedindo que possamos dar um próximo passo ? 

2- Pratiquei o desapego, descartando itens que não mais me seriam úteis. Mas não as joguei no lixo. Direcionei a pessoas que utilizariam adequadamente aquilo que não mais vejo valor ou utilidade.
 - Não se faz necessária a organização de idéias e prioridades ? Não se faz necessário "jogar fora" o que não mais te ajuda - e as vezes atrapalha - de forma a estar livre para VIVER e CRESCER ?

3- Compartilhei lembranças e memórias com pessoas próximas.
 - Muitas vezes - MESMO - precisamos olhar para o passado, e entendê-lo. A isto chamamos de experiência. Mas, esta experiência de nada nos serviria se não a colocamos a serviço do outro, do nosso semelhante, em busca de um mundo melhor. Ou, as vezes, estas lembranças podem ser utilizadas apenas para reacender bons e positivos sentimentos, trazendo o bem e o bom aos que estão ao nosso redor. Não é verdade ?

4- Refiz muitos dos meus planos, a partir desta "organização".
 - A vida da gente é uma verdadeira montanha russa, uma escada onde devemos saber trilhar, sempre de forma serena, os altos e baixos do caminho, criticando todos os nossos momentos. E, a partir da nossa caminhada passada e dos destino que queremos chegar, traçar o caminho mais adequado para o êxito. Não é assim que fazemos sempre ? Não é assim que devemos sempre agir ?

5- Me desafiei a fazer algo que há muito eu "desejava", mas nunca havia movido uma palha para concretizar - apesar de ter todas as condições para isso.
 - Do que adianta "pensar", "sonhar" sem agir ? De que adianta um desejo, sem uma real motivação para a concretização dele ? Motivos não faltam, o que nos falta na esmagadora maioria das vezes é atitude. A primeira delas, desafiar a si mesmo, e não permitir que um sonho se perca.

6- Compartilhei meu sonho com alguém que também olha na mesma direção que eu, além de ser uma pessoa muito querida em minha vida.
 - Um sonho que se sonha só é diferente do sonho que se sonha com alguém. Da mesma forma, um objetivo só se torna pleno quando duas ou mais pessoas olham para a mesma direção. E a isso se chama companheirismo, amizade, cumplicidade. E quando se sonha junto, com sentimentos semelhantes, normalmente o objetivo é alcançado, o sonho realizado, e a vida se transforma.

7- Decidi mudar, fazer algo, marcar um novo gol.
 - Viver é fazer o novo sempre, mudar a cada momento, se adaptar ao novo cenário, se reinventar.

E foi assim que ao final desta semana, decidi que era novamente hora de crescer.

Em breve algumas novidades devem estar sendo exibidas, alguns planos devem sair do papel, mas principalmente serei - e seremos - novas e melhores pessoas.

Eu resolvi crescer novamente hoje, e você ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário