terça-feira, 10 de setembro de 2013

UM MUNDO DE ESCOLHAS


Você acaba de fazer uma escolha a partir do momento em que utilizou seu equipamento (smartphone, tablet ou PC) para acessar este blog, ler este texto. E outra escolha a partir do momento em que resolveu continuar lendo este texto.


É, a vida é assim, a cada segundo uma escolha diferente.

A nossa vida é assim.

Me lembro de meu tempo de criança, onde meus pais me perguntavam se eu queria "este ou aquele" brinquedo. Quando tinha que me decidir entre jogar futebol com os amigos ou jogar vídeo game em casa. O tempo em que tinha que escolher entre fazer farra com colegas ou sair com uma namorada. E o momento em que tive que decidir entre me casar ou continuar solteiro (o tal "SIM" do casamento).


Agora mesmo, você tomou uma decisão, e eu outra. Fomos livres para decidirmos os passos que demos, e nos tornamos escravos das consequência daquilo que fizemos. É assim a vida, enfim.

Lembro dos meus acertos, que me fizeram trilhar bons caminhos. Recordo dos meus erros, que fizeram pisar em pedras falsas, que me levaram a abismos. Aprendi com todos os meus passos, todos eles.

Então, fica a pergunta de sempre : Como tomar as melhores decisões, que nos gerem as melhores consequências, e por fim as maiores alegrias ? Simples : Experiência, conforme percebeu o aprendiz que, um dia, teve o seguinte diálogo com seu mestre :
"- Mestre, como faço para me tornar sábio? - Boas escolhas. - Mas como fazer boas escolhas? - Experiência - diz o mestre. - E como adquirir experiência? - Más escolhas."

E assim é a vida.


O mundo é feito de escolhas, e elas podem nos leva a lugares que muitas vezes não gostaríamos de estar por hesitarmos muitas vezes em uma escolha difícil.

O futuro é incerto, a vida é incerta, tudo é incerto. A única certeza da vida é a morte. O que temos e somos hoje conseguimos por arriscar e encarar o desconhecido, por que sendo bom ou ruim, o caminho que percorremos adquirimos experiências e maturidade com cada momento.

Se lá na frente der errado, fica como experiência o caminho que seguimos e ficamos mais fortes. Se der certo fica como vitória de algo que conseguimos porque um dia arriscamos em tentar de novo e nunca desistir.

O que nunca podemos é parar de tentar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário