terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

POR QUE PADRONIZAR ?

Você sai de sua casa para uma viagem à França, mas não fala absolutamente nada de francês. Avista uma McDonalds, e sem o menor constrangimento por não saber falar francês pede à atendente um Big Mac e uma Coca Cola. Sabe que o refrigerante e o sanduíche vem com os mesmos ingredientes do vendido no Brasil, assim como em todo o mundo. Isso, meus caros, é sim resultado de um processo de padronização.

Este exemplo é apenas um, dos milhares que podemos utilizar pra justificar a importância da padronização em processos nas nossas empresas, sejam elas locais ou globais.

Mas, primeiramente, o que é essa tal de padronização ?

Padronização é uma técnica que vida reduzir as variações dos processos de trabalhos, sem prejudicar eventuais flexibilidades. Destina-se principalmente a definir produtos e métodos para produzi-los, atendendo às necessidades de nossos clientes, de maneira simples, ao menor custo e com a menor variação possível.

Num mundo cada vez mais competitivo, a padronização é uma atitude primordial para aqueles que buscam uma melhor eficiência produtiva, reduzindo seu custo de operação, e buscando constantemente a melhoria de seu produto final.

Mas, quais os principais benefícios tangíveis e visíveis de um processo de padronização ? Vamos a alguns deles :

QUALITATIVOS
- utilizar adequadamente os recursos (equipamentos, materiais e mão-de-obra)
- uniformizar a produção
- facilitar o treinamento da mão-de-obra, melhorando seu nível técnico
- registrar o conhecimento tecnológico
- facilitar a contratação ou venda de tecnologia

QUANTITATIVOS
- reduzir o consumo de materiais
- reduzir o desperdício
- padronizar componentes
- padronizar equipamentos
- reduzir a variedade de produtos
- aumentar a produtividade
- melhorar a qualidade
- controlar processos

A padronização, meus caros, é de fundamental importância na busca da excelência de nossos produtos e serviços, possibilitando prever com menor dispersão os nossos resultados futuros.

Aliás, sem uma "base estável", uma base padronizada, se torna muito mais trabalhoso o "pensar" e o "alcançar" uma melhoria no nosso processo de trabalho, pois não conseguimos melhorar o que não conhecemos ou o que varia constantemente. Ora, como saberíamos dizer se temos um desempenho melhor ou pior em algo se, constantemente, estamos comparando "banana" com "laranja" em nosso processo ? Aí está, talvez, o aspecto mais importante do processo de padronização.

Um outro aspeto importante é o da delegação de atividades rotineiras. Ora, uma vez o processo desenhado e padronizado, é mais simples a delegação de atividades a pessoas, liberando os "detentores do conhecimento" a tarefas e projetos de melhoria, de forma a buscar maior competitividade à empresa. Deixa-se de existir a "dependência" de um indivíduo, por ele ser o detentor do conhecimento, do poder.

Padronizar é, também, facilitar a formação de nosso membros do grupo, de novos líderes. Uma vez definidos os procedimentos padrão, o treinamento aplicado na unidade da Bahia será útil também na unidade de São Paulo. E a manutenção dos padrões de operação garantirão, igualmente, a manutenção e melhoria dos resultados já obtidos.

Mas, quem pensa que "padronização" se resume a consensar normas e procedimentos, está redondamente enganado. Padronizar é, também, um processo de verificação contínua, um trabalho constante de utilização, treinamento, verificação e retroalimentação. Ciclo do PDCA. A padronização só conclui seu ciclo quando existe a garantia de que o padrão esteja sendo aplicado e utilizado em sua integralidade.

E, então, estaremos prontos para o próximo passo : Evolução dos processos. Mas este será assunto para um outro post.

Espero que tenham gostado.

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