sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

VOCÊ AMA A SUA EMPRESA ?

Nossa vida, pessoal e profissional, respeita ciclos de nascimento, crescimento, amadurecimento, perecimento e falecimento. E, a nossa principal missão profissional é tornar o ciclo de vida das empresas nas quais trabalhamos (ou trabalharemos) o maior possível, contribuindo assim para que se evite um falecimento corporativo precoce, construindo uma empresa para durar muitos e muitas décadas, independente de quem estiver na liderança, em papéis estratégicos, táticos ou operacionais.

É, baseado nos objetivos expostos no parágrafo acima, resolvo escrever um pouco sobre que atitudes e papéis podemos assumir no dia a dia, na direção certa, e que posturas e comportamentos não devemos ter, sob pena de prejudicar sensivelmente o organismo corporativo e as pessoas que fazem parte dele.

E primeiro lugar, há de se ter uma visão muito clara da essência da empresa. Quem ela é ? Para que foi criada ? O que ela espera dela mesma e de seus colaboradores para os próximos 10, 20, 30 anos ?

Outro aspecto importante é o "como" a empresa atrai, forma, qualifica, incentiva e trata seus líderes. A empresa incentiva a formação de novos líderes dentro de sua própria organização ? Os líderes tem a compreensão da empresa em seus erros ? Os líderes são valorizados como os verdadeiros "bastiões" corporativos, e são constantemente valorizados a medida que suas ações geram resultados positivos para a corporação ?

Como são desenvolvidos, construídos e aperfeiçoados seus produtos e serviços ofertados a sociedade ? Aliás, qual o retorno que esta empresa dá à sociedade em função daquilo que esta mesma sociedade contribuiu para o crescimento daquela corporação ? Como a empresa se posiciona "socialmente" ? Este, meus amigos e minhas amigas, é também um indicador fantástico a respeito do como a corporação se posiciona dentro daquele ambiente competitivo.

Um ponto onde podemos também perceber a preocupação da empresa com sua perenidade é o quanto e o como aquela empresa se analisa dentro do contexto do mercado. Como estou ? Minha oferta de produtos e serviços pode ser melhorada ? Como melhorar ? Estou atendendo meu público devidamente ? O que eu posso oferecer além do que já ofereço hoje ? Esta busca constante, eterna e incansável pela satisfação de seu público é, também, a marca das empresas campeãs. Isso faz, também, a diferença.

Não podemos deixar de levantar, também, um aspecto importante para esta avaliação : A empresa, seja ela qual for, está atenta à correlação entre oferta de recursos VERSUS cobrança de resultados ? Em suma, a empresa tem a consciência de que se não investe em sua "tropa" com treinamento e recursos físicos, por exemplo, terá seu resultado "repesado" por não ter dado ferramentas adequadas, ou armas suficientes, para a "guerra do mercado" onde seus colaboradores irão estar ? Isso, amigos e amigas, é também um indicador do quão longeva será esta corporação.

E, agora, provavelmente, o aspecto mais importante :  "Como" esta empresa enxerga seus colaboradores ? Como meros recursos produtivos ? Como meras peças de uma engrenagem maior ? Como co-participantes de uma construção do futuro ? Como líderes e agentes transformadores, independente de sua posição hierárquica momentânea ? Seus colaboradores estão REALMENTE engajados e olhando para a mesma direção da empresa ? Isso, senhores, revela uma boa noção do futuro que a aguarda.

Eu poderia escrever muito mais neste momento sobre este tema, mas fico por aqui.

Empresas não existem sem pessoas. Empresas não existem sem gente engajada. Empresas não existem sem corações apaixonados.

Você é apaixonado pela sua empresa ?



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