quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

DE HERÓI A VILÃO?

O futebol é mesmo um esporte fantástico! De um jogo para o outro tudo pode mudar. E foi justamente isso que aconteceu na derrota do Bahia para o Goiás pelas semifinais da Copa São Paulo.

Pródigo em criar personagens, o futebol fascina pela sua imprevisibilidade e leva jogadores do céu ao inferno (ou vice e versa) em questão de segundos. Que o diga o jovem Railan, lateral direito do Esquadrãozinho e alvo de uma das postagens de maior sucesso neste blog.


Railan, que além de vestir-se de mascote do Bahia nos jogos da equipe profissional, é um dos destaques do time de juniores, viveu talvez o seu pior dia de atleta até hoje ao perder duas cobranças de penalti quando o time tricolor tinha um jogador a mais no segundo tempo.

Por coincidência, o Goiás é verde como a Krypitonita, um mineral que tem o poder de enfraquecer o Super Homem. 

E estes penaltis fizeram falta. O Bahia não conseguiu sobrepujar o bloqueio da equipe goiana ao final dos noventa minutos e o empate levou a decisão para as cobranças de tiros livres da marca do penalti.

Nesta dispusta se consolidou o personagem deste jogo, o goleiro Paulo Henrique da equipe esmeraldina. Ele que já havia defendido as duas cobranças de Railan no tempo normal, pegou mais duas bolas e garantiu o Goiás na final da competição.

A derrota foi um prato cheio para as "aves de rapina" de plantão que escolheriam logo um culpado: Railan. Alguns torcedores mais exaltados publicaram mensagens nas redes sociais jogando a responsabilidade no garoto.

Contudo, a maior parte da torcida apoiou a jovem revelação tricolor. Estes, assim como eu, entendem que perder e ganhar faz parte do jogo. E da mesma forma que nos triunfos todos ganham, nas derrotas, todos perdem.

Futebol é um esporte coletivo e não se pode individualizar a responsabilidade por uma derrota. Se o Bahia, que teve um homem a mais durante 40 minutos do segundo tempo não conseguiu vencer o Goiás, a incompetência foi de todos.

Railan é um garoto de ouro, fez uma grande Copa São Paulo e tem um enorme futuro pela frente. Só perde penalti quem se apresenta para bater. E ele teve personalidade para fazer as duas cobranças, mesmo depois de ter perdido a primeira.

Grandes craques do futebol mundial já perderam penalti. Quem não se lembra de Zico na Copa de 86, Roberto Baggio na Copa de 94 e Cristiano Ronaldo na final de uma Champions League. Eles perderam penaltis, mas jamais perderam o seu brilho.

Ainda visivelmente chateado, Railan publicou mensagem no Twitter pedindo desculpas à Nação Tricolor e demonstrando toda a sua tristeza pelo que aconteceu. Mais uma vez o garoto não se esquivou da responsabilidade.

Logo em seguida o ídolo Marcelo Lomba respondeu esta mensagem dando força a Railan e mostrando todo o orgulho que os verdadeiros torcedores do Bahia tem deste grupo.

E nesta fase da vida, muitas vezes as derrotas são mais importantes que as vitórias. Isso mesmo! Nas derrotas as feridas são expostos e existe a oportunidade de se corrigir os erros. As vitórias encobrem as falhas e podem gerar a falsa ideia de que tudo está bem.

Agora é o momento de apoiar estes garotos que foram guerreiros e levaram o Bahia a um lugar de destque no cenário nacional, afinal foi a única equipe a chegar nas semifinais da Copinha e da Copa do Brasil SUB 20 seguidamente.

Railan não foi e não será o vilão desta derrota. Nos corações dos tricolores ele continua sendo um herói, assim como o Super Homem que ele tão bem representa nos jogos do time profissional.

Valeu garotada!!! Valeu Railan!!!


5 comentários:

  1. Só tenho uma coisa a dizer sobre este seu posto : ESPETACULAR ! Parabens Reverendo, sua sensibilidade é fantástica !

    ResponderExcluir
  2. Rev, vc é incrivelmente justo! Que texto bom, GOSTOSO DE LER!!




    ResponderExcluir
  3. ADOREI!!!!! Parabéns amigo, estou orgulhosa!

    ResponderExcluir
  4. Muito bom! Que essa garotada possa ser valorizada e que a derrota traga aprendizado e crescimento. Parabéns Reverendo.

    ResponderExcluir