quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

NRF E VOCÊ, TUDO A VER ?

Na noite de ontem, escrevia algo sobre atendimento, sobre vendas, sobre experiência do cliente...mas não saía de minha cabeça o quanto isto tinha vinculação com a NRF (NRF - Retail's BigShow).

Para aqueles que não sabem o que é a NRF, ela é simplesmente a MAIOR convenção do varejo de todo o mundo, um verdadeiro SHOW, em todos os sentidos.

Então resolvi escrever um pouco do que penso sobre a NRF, sobre a participação dos “convencionais” (principalmente os brasileiros), um pouco dos impactos desejados no nosso mercado e algumas das razões pelas quais, na minha humilde opinião, ainda estamos MUITO atrasados quando o assunto é varejo, novidades, qualidade de oferta, atendimento e experiência do cliente.

A NRF é animal, fantástica, uma verdadeira enxurrada de bons exemplos, de boas idéias, de tendências para hoje e para os anos que virão. Uma oportunidade ANUAL de saber o que está acontecendo no mundo, conversar “cara a cara” com outros players e assim fazer ou iniciar um processo de benchmarking, construir e manter relacionamentos, mas prioritariamente voltar com a bagagem cheia de novidades para serem implantadas com foco total no cliente.

Pena que isso não acontece da forma que deveria. Os nossos empresários, gestores, formadores de opinião vão ano a ano e voltam com poucas novidades, poucas inovações, poucas ações voltadas ao cliente...

E assim continuamos a viver no atraso, nós clientes continuamos sendo tratados como GADO.

Talvez a razão principal para todo este nosso atraso sejamos NÓS MESMOS, clientes e cidadãos brasileiros. Um povo que não exige quase nada, que se contenta com pouco, que tem pouco esclarecimento, que parece “mulher de malandro” comprando e sendo cliente de empresas que tanto massacram e “mal-atendem” seus consumidores. Somos um povo PASSIVO, que não luta pelos seus DIREITOS e, por quê não dizer, ignorante.

Uma outra razão, talvez seja o DESINTERESSE real daqueles que poderiam fazer a diferença (donos de empresa, gestores de empresas), que poderíamos aqui definir como “Convencionais” – aqueles que estão em New York agora mesmo, assistindo às excelentes palestras (alguns MUITOS não estão lá na plenária, pois devem estar se curando da ressaca da balada da noite de ontem, devidamente postada em suas páginas de redes sociais; outros devem estar na Times Square curtindo o lindo visual ou no Soho fazendo compras, talvez os principais objetivos principais de suas viagens. Alguns outros estão com suas famílias, fazendo um belo passeio no entorno de Manhattan para apreciar a cidade vista por um ângulo diferente e visitando a Estátua da Liberdade. Outros tantos devem estar, neste momento, no Empire State ou no “Top of the Rock”, curtindo o visual de Manhattan.

Os pseudo esforços de empresas em “cultivar relacionamento” também são responsáveis (?) por isso. A empresa “X” convida (PAGA) a passagem e hospedagem e inscrição para um cliente importante E SEUS ACOMPANHANTES, sem se incomodar em saber que alguns deles NÃO ESTARÃO EM 10% DO EVENTO. Dinheiro literalmente “jogado fora”, ainda que eles PENSEM estar “blindando” aquele cliente ou fortalecendo seu relacionamento com o mesmo. Será que este “mimo” é REALMENTE necessário ?  Tenho certeza de que todos estes, ou sua maioria, podem facilmente arcar com todos os custos de uma viagem e evento como este. Ou ele só está indo porquê algum “parceiro” pagou as suas despesas ??? VALE PENSAR !!!

Enquanto isso, os “pobres mortais” continuam frequentando lojas MAL ARRUMADAS, SUJAS, SEM NOVIDADES, COM PRODUTOS DE MÁ QUALIDADE, com um PÉSSIMO ATENDIMENTO e SEM QUALQUER AÇÃO PRÓ-CLIENTE. Sem querer generalizar, mas temos isso em LARGA ESCALA neste nosso Brasil.

E então continuamos com o sonho (?) de que possamos, um dia, ter o NOVO em nosso cotidiano, e não o refugo do mundo. Que tenhamos um ATENDIMENTO DE EXCELÊNCIA, e não um atendimento PATÉTICO como o que vemos hoje. Que possamos ser PRIMEIRO MUNDO, e não QUINTO MUNDO como somos atualmente, quando falamos inclusive do varejo.

O evento NRF deveria ser um “divisor de águas anual” para nosso mercado varejista, e deveria SIM ter relação direta com nossas vidas enquanto consumidores, o que ainda não acontece.

Deveríamos ter a certeza e a clareza de que NRF significaria MUDANÇA e EVOLUÇÃO, mas o que vemos hoje – pelo menos no Brasl – é que a NRF nada mais é do que um “motivo” para levarmos nosso R$ para consumir na terra do Tio Sam, um “motivo” para que possamos assistir à belíssimas peças na Broadway, um “motivo” para emendarmos a viagem a New York com uma outra para Orlando e Miami, ou mesmo outra cidade para que visitemos amigos ou parentes.

Então, termino com o título deste texto e pergunto : NRF e você, realmente tem tudo a ver ???

Acho que ainda não. E você ?

2 comentários:

  1. Realmente George, ainda estamos muitos distantes da aplicação do que se vê num evento deste porte. Nossos empresários falam muito em encantar e satisfazer os clientes, mas pouco fazem para colocar isso em prática. Ou alguém lembra de algum experiência no varejo que promoveu encantamento?

    Em especial nas grandes redes isso não acontece.Muito pelo contrário: filas enormes, atendentes com baixa qualificação, produtos sem preços e muitos outros aspectos corroboram com esta opinião.

    Espero que um dia possamos, de fato, ter no Brasil algumas destas experiências de fora aplicadas e gerando valor para os clientes. Tomara!!!

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  2. Muito bem colocado, isto acontece em varias situações, é uma pena que o que os olhos vêem nao se transformam em atitude.

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