domingo, 5 de maio de 2013

INDIFERENÇA



Ontem a noite assisti à classificação do Bahia para a final do Campeonato Baiano de 2013.

Se isso fosse há um, dois ou mais anos, eu estaria em festa, estaria gritando, postando várias coisas no facebook e gozando da cara de um monte de amigo que torce pelo vicetória.

Mas este ano eu experimento um sentimento de indiferença. Isso. I-N-D-I-F-E-R-E-N-Ç-A.

Ontem não sofri, não gritei, minha pulsação não se alterou. Era como se eu estivesse assistindo um jogo do São Raimundo-AM contra o Rio Negro-AM. Até mesmo pela “técnica” apresentada pelos dois times, na quente Juazeiro, quando O BAHIA VENCEU (MAS NÃO CONVENCEU) O TIME DA CASA POR UM MAGRO 1X0...aliás, um placar típico de Joel Sardinha Santana, o maior retranqueiro que eu já vi treinar um time.
Foi um jogo sofrível, que não vale nem a pena comentar.

Mas para que o jogo não passe em branco no texto de hoje, a única coisa que me deixou feliz no jogo de ontem foi o fato de Anderson Talisca ter feito o gol. Ele já merecia. Uma pena que, em breve, ele vai ser outro a debandar do fazendão, provavelmente numa transação tão – ou mais – nebulosa que as últimas ocorridas pelas bandas de Itinga.


Mas, voltemos à indiferença e as razões deste sentimento.

Há alguns dias atrás, era grande a revolta do torcedor, as correntes querendo “quebrar tudo”, dizendo “#MGFvocênãomerepresenta”, querendo “acabar com MGF”, conclamando o torcedor a um “público zero” e até mesmo sendo marcado um protesto em frente ao Fazendão às 9 horas do dia 02/05. Bem, meus amigos, nem preciso relembrar que o “público zero” não obteve êxito, ninguém fez nada contra MGF (aliás, nem a denúncia crime em Brasília contra MGF teve muita repercussão), o Bahia venceu o Juazeiro e a torcida aparentemente esqueceu a razão de seus protestos e o ápice se deu, na minha opinião, na ridícula presença de 6 torcedores protestando no dia 02 de maio às 9 horas na frente do Fazendão.  ISSO MESMO CARO LEITOR, 6 PESSOAS. E então, caro leitor, eu te pergunto : De que vale, então, tanta revolta, tantas palavras, tanto tempo gasto se nada se transforma em ação ? Se basta o time vencer um jogo, dois jogos (MESMO QUE DE FORMA RIDÍCULA E JOGANDO PIOR QUE UM TIME DE VÁRZEA) que tudo volta ao normal, a torcida já fica gritando “é campeão”, “vou brocar o vice”, “a fonte é nossa” ? De que adianta ?


Infelizmente nossa torcida é facilmente manobrável, e vai continuar a seguir como gado, comendo capim e tomando chicotada, e ainda por cima sorrindo.


E estas palavras de hoje são uma amostra das razões de minha indiferença no jogo de ontem.

Continuo e continuarei o MEU PROTESTO de público zero.

Continuo e continuarei com as MINHAS PALAVRAS como forma de luta.

Continuo e continuarei com as MINHAS CRÍTICAS à atual gestão, com a consciência de seus bons e maus atos a frente do meu querido Bahia.

Continuo e continuarei com a MINHA TORCIDA para que o Bahia seja campeão de tudo o que disputar.

Mas, enquanto a direção atual, ou outra que vier a assumir o Bahia...quando e se assumir...continuo e continuarei com a MINHA INDIFERENÇA.

E torço para sermos bicampeões baianos em 2013...mas também rezo para que não tomemos outro “sapeca-ia-ia” do vice nas finais.

4 comentários:

  1. Grande texto!!! Pensamos de maneira muito parecida e tenho muito receio de que conquistando o título parte da sujeira seja colocada debaixo do tapete.

    ResponderExcluir
  2. O Bahia tem uma torcida muito pacifica. Quando o Coritiba caiu em 2009, o torcedor bradou e o presidente do clube foi deposto e a prsidência foi formada por uma comissão! É absurdo o marasmo da torcida do Bahia. Infelizmente é isso aí... até cair pra série B.

    ResponderExcluir
  3. ESTAMOS CHORANDO IGUAL UMA VIUVINHA ABANDONADA COM A MORTE DA ESPOSA VAMOS PARAR COM ISSO O BAHIA ESTA NA FINAL E VAMOS LUTAR PRA SER CAMPEÃO MUITO DOS NOSSOS TORCEDORES NÃO ESTÃO NEM AI PRA MARCELINHOS (a) O PROBLEMA QUE ESPERAMOS PELA INAUGURAÇÃO DA FONTE NOVA COMO SENDO EM NOSSA CASA E RICARDÃO FOI LÁ E PEGOU SUA MULHER ESSE E O PROBLEMA POR QUE O TIME DO BAHIA É MELHOR QUE O DO VITORIA ESSE MESMO TIME COM TITE, NETO, FAEL, LOMBA E OUTROS MAIS VENCERAM GRANDES PARTIDAS NO ANO PASSADO COMO O SANTO POR EXEMPLO. ETC.. FALTA ACHO QUE E PAGAR O QUE DEVE PRA OS JOGADORES E PRONTO QUE ESSE MESMO TIME GANHA E GANHA BEM DO VITORIA E COMPANHIA.

    ResponderExcluir
  4. http://www.youtube.com/watch?v=CmBvix0oKFM&feature=share QUEM AMA SEU TIME ASSISTE E COMPARTILHA CLIP OFICIAL "CANTO TRICOLOR" - VANESSA PAIXÃO ( Volta à Fonte Nova )

    A cantora Vanessa Paixão canta em celebração à nova Arena Fonte Nova.

    ResponderExcluir