terça-feira, 2 de abril de 2013

COMO NÃO AMAR SALVADOR?

Em 29 de março de 1949, Tomé de Sousa chegou ao Brasil para fundar a cidade de São Salvador da Bahia de Todos os Santos, a primeira capital do Brasil. Desde então a capital baiana é apreciada e admirada por muitos, não só pela história e belezas, bem como pelo seu povo acolhedor e miscigenado.


 A cidade é belíssima e encanta a todos! O que falar de sua riqueza culinária, com grande influência africana e que é apreciada mundo a fora? Quem nunca salivou com um acarajé bem quentinho, um vatapá saboroso, uma muqueca de camarão bem servida? Como não amar Salvador?

E em relação a música? Como bem define o apresentador Faustão, "Salvador é uma gravadora disfarçada de cidade" tamanha é a variedade de ritmos e de talentos musicais que aparecem dia após dia. Dos Novos Baianos ao Olodum, passando por Chiclete com Banana à Timbalada. Como não amar Salvador?

A arquitetura da soterópolis também é diferenciada. Casarões antigos se misturam a prédios modernos; o Centro Histórico parece ter vida própria e é Patrimônio Mundial reconhecido pela UNESCO. Em meio as ladeiras e ruas de pedras portuguesas não há como não se encantar. Como não amar Salvador?

Município mais populoso do Nordeste, terceiro maior do Brasil e oitavo da América Latina. Uma grande metrópole que não esqueceu suas raízes e que mantem viva a cultura e tradições de seus antepassados. Como não amar Salvador?
 
A cidade está localizada numa península e é banhada pela Bahia de Todos os Santos, linda de ser apreciada da Praça Municipal, ao lado do Elevador Lacerda e tendo como pano de fundo o Mercado Modelo. Uma imagem clássica, uma verdadeira impressão digital da cidade que é reconhecida mundo afora. Como não amar Salvador?

Salvador é o centro da cultura afro-brasileira. Com população predominantemente negra,os laços com a África são facilmente percebidos. Os atabaques, os terreiros de Candomblé, a dança...quase tudo nos remete a influência que tivemos de nossos ancestrais. Como não amar Salvador?

O sincretismo religioso também é marcante! A cidade é conhecida por ter 365 igrejas, ou seja, uma para cada dia do ano. E o catolicismo, o candomblé, espíritas e evangélicos convivem em harmonia, servindo de exemplo para um mundo que ainda vive em guerra por conta da religião. Como não amar Salvador?


Mas a cidade também é marcada pela pobreza e desigualdade social. Desemprego, violência, falta de saneamento básico, problemas na área de saúde e crescimento desordenado fazem parte do dia a dia de seus moradores. Moradores que não perdem a fé e continuam na luta por um futuro melhor. Como não amar Salvador?

Cidade Alta, Cidade Baixa, Farol da Barra, Centro Histórico, Pelourinho, Campo Grande, Itapuã, Ribeira, São Tomé de Paripe, Rio Vermelho, Ilha de Maré, Valéria, Monte Serrat...Como não amar Salvador?

As praias são lindas!!! A cidade parece pulsar! Shows, eventos, bares, restaurantes...a atmosfera da cidade é diferente. Tudo em Salvador é motivo para festa: carnaval, lavagens, festas de largo...Como não amar Salvador?  

O povo é acolhedor! O soteropolitano vira amigo de infância de quem ele conheceu poucos minutos atrás. Ao contrário do que dizem, o baiano não é preguiçoso! É corajoso, valente, guerreiro!!! O baiano é diferenciado e sabe conciliar bem trabalho e diversão. Como não amar Salvador?

No futebol temos uma das maiores rivalidades do Brasil. Bahia e Vitória estão de lados opostos quando o assunto é bola rolando. Nem por isso tricolores e rubro-negros são inimigos! A gozação sadia e o bom humor permeiam esta rivalidade e também servem de exemplo para os resto do Brasil. Como não amar Salvador?

Poderia aqui escrever linhas e mais linhas sobre nossa amada Salvador, que no último dia 29/03 completou 464 anos. Mas nenhuma palavra, nenhum texto, nenhuma canção podem definir Salvador. Esta cidade rica de belezas naturais, rica de histórias e com um povo único no mundo. Como não amar Salvador?

Vou parando por aqui. Não sem antes afirmar meu orgulho: eu sou soteropolitano, eu sou baiano, eu sou de Salvador! Eu sou soteropolitano, eu sou baiano, eu sou de paz e amor! Quando me perguntam onde nasci, sempre digo que tenho o privilégio de ser baiano, afinal, ser baiano nascido em Salvador, não é para qualquer um.

COMO NÃO AMAR SALVADOR?

3 comentários:

  1. belo texto, bela homenagem pra nossa querida Salvador!

    ResponderExcluir
  2. Como não se emocionar ? Como não ter orgulho de ser baiano, soteropolitano, mas, principalmente, de SER BAHIA !!!!

    ResponderExcluir
  3. Orgulho de ser bahiana e de amar minha cidade!

    ResponderExcluir