quarta-feira, 24 de abril de 2013

COMO PERDER SUA CREDIBILIDADE



Antes de mais nada, saibam que este é um texto irônico, sarcástico, mas que traz consigo algumas lições sobre o que NÃO FAZER em sua empresa, seja você empregado ou empregador.

Vamos lá.

Durante toda a minha vida profissional, atuando em diversos segmentos, lidei com uma boa quantidade de situações perante os mais diferentes clientes, sempre tendo em mente satisfazer suas necessidades, identificar novas oportunidades de negocio, blindando o cliente contra a concorrência, fidelização o cliente com boa prestação de serviços, bom relacionamento, uma relação ganha ganha. Também busquei, sempre, agir dentro dos conceitos da ética e honestidade, jamais aceitando ou oferecendo "propinas" ou "comissões" e nem oferecendo/pagando nada que fora do correto para viabilizar um negócio, por maior que ele fosse. Posso dizer, tranquilamente, que me mantive limpo, mesmo atravessando alguns mares de lama.


Posso dizer que sei parte do que é necessário ser feito para que tenhamos um cliente satisfeito, fiel e perene. E para fazer com que ele continue me respeitando como pessoa, mesmo depois de nossa relação comercial se encerrar.

Hoje, deixando de ser empregado e passando a ser empregador, posso dizer que aprendi muito, e o muito que aprendi coloco em prática no meu negócio. E trago estes ensinamentos comigo, e espero que as empresas que me prestam serviço pensem e ajam da mesma forma, que busquem me fidelizar enquanto pessoa física e pessoa jurídica, e então, inevitavelmente, a cada momento de compra de produto ou serviço acabo por avaliar o vendedor que me atende, a empresa que tenta me seduzir, o produto ou serviço que me é oferecido. E como me é oferecido.


E, infelizmente, já encontrei empresas com serviços deficientes, com uma ação de fidelização insuficiente, com profissionais despreparados, e gestores completamente despreocupados em realmente atender as necessidades do cliente ou prospect, além de diversas condutas desonestas que foram ceifadas logo em sua raiz. Desonestidade e conduta aética não é algo a ser aceito. Não, pelo menos por mim.

E então baseado em tudo isso que vivi, e venho vivendo, resolvi trazer aqui algumas "dicas" de como por em COMO POR EM RISCO A RELAÇÃO COM O MERCADO, A CONQUISTA DE UM PROSPECT, A PERENIDADE DE UM NEGÓCIO. Se você quer saber COMO PÔR EM RISCO A SUA REPUTAÇÃO, então seguem algumas dicas simples, e muito mais comuns do que se imagina.

Vamos a elas.

1. Tenha sempre os funcionários mais baratos do mercado. Essa coisa de pagar bem é conversa fiada. Empregado tem que ser tratado a base do chicote, tem que ser estivador, tem que nas horas vagas fazer serviços e favores pessoais para seu superior, e se satisfazer com um bolsa família.

2. Não treine seus funcionários, não invista neles, não permita o seu desenvolvimento. Se você fizer isso eles saem. Se forem melhores, também sairão. Nada de treinamento. Sua empresa não é "divisão de base" para concorrentes.

3. Não se preocupe com a apresentação pessoal de sua equipe, nem com o discurso a ser feito em suas visitas. o cliente não quer nem saber, e nem se importa, se sua equipe o visita de "shortinho" ou com uma roupa "surrada", nem se incomoda se o vendedor/vendedora fala errado, assassinando a língua portuguesa com expressões tipo "vareia", "mundíça", "pobrema" ou "vortei".

4. Não se preocupe com a qualidade nem de seu produto, nem de seu serviço. Cliente não entende de qualidade. O que cliente quer é "preço". Não se preocupe com um sistema gerencial consistente, nem com um visual atraente para seu produto, isso é besteira.

5. Não mantenha contatos periódicos com o seu cliente. Uma vez que ele já comprou de você, não precisa mais ficar bajulando. Nunca ligue para saber a satisfação do cliente com relação a qualidade do seu produto/serviço, e em hipótese alguma se preocupe com os objetivos futuros do cliente, nem em como ajuda-lo a atingir seus objetivos com algum de seus produtos ou serviços.

6. Não mantenha um banco de dados atualizado em seu CRM ou sistema de gestão de vendas. Aliás...pra que serve um sistema de gestão de vendas e CRM ? Isso é uma bobagem e não vale a pena investir nisso.

7. Minta para o cliente. Ofereça vantagens e benefícios que não existem, ou que pouco funcionam.

8. Não tenha uma equipe pronta e preparada para tirar as dúvidas de seus clientes, ou resolver seus problemas. Deixe que ele ligue, sem sucesso para sua empresa, sem conseguir falar com ninguém. Afinal de contas, o importante é vender mais para novos clientes. Os velhos que se explodam.

9. Viva seduzindo seus clientes através de um indivíduo que aceite propinas e comissões, ninguém vai descobrir, e se descobrirem que mal que tem ? Todo mundo faz isso !

10. Use laranjas, irmãos, amigos, cunhados ou parceiros comerciais através de empresas laranjas para lhe prestar serviço e lhe garantir uma boa comissão por negócio fechado de forma direcionada. Ninguém vai descobrir, mas se descobrirem, que mal tem ? Está tudo documentalmente correto, e também, todo mundo faz isso ! Que mal tem ?

11. E se alguém descobrir suas manobras, pague um "cala-boca" para o sujeito, ou livre-se dele, eliminando assim o risco de que mais coisas sejam descobertas.

Mas, se sabemos que no Brasil isso não acontece, acredito que este texto seja completamente desnecessário...não é verdade ?

E vocês, caros leitores, sabem de mais algumas dicas para por em risco um negócio, uma empresa ou a credibilidade das pessoas envolvidas ? Se sim,dividam conosco.

O assunto é polêmico. E polêmica é o nosso combustível.

2 comentários:

  1. Excelente texto, que ilustra muito bem uma série de práticas condenáveis por vários ponto de vista. Inclusive pelo economico-financeiro. A questão do sucesso empresarial, hoje em dia, está cada vez mais atrelado à capacidade das empresas sustentaterm seu sucesso ao longo do tempo. Isso quer dizer: ser sustentável... É isso que os investidores esperam e os consumidores cada vez valorizam mais. A expectativa do mercado, nos dias de hoje, é que as empresas sejam capazes de se integrarem ao "ecossistema" sócio-econômico em que operam. E não viverem de pequenos golpes de sorte, ou da exploração predatória de recursos.
    COnsigo ver todos os pontos assinalados no texto como grandes contra-exemplos para dar sustentação ao um negócio, a uma empresa. Parabéns pela iniciativa!

    Ricardo Loureiro

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  2. Excelente explanação! Tem muito gestor que precisa ler este texto e refletir sobre sua forma de atuação e de suas equipes.

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