terça-feira, 23 de abril de 2013

REFUGOS: A VOLTA DOS QUE NÃO FORAM

O Esporte Clube Bahia orgulhosamente apresenta "REFUGOS: A VOLTA DOS QUE NÃO FORAM". Mais um filme dirigido por Marcelo Guimarães Filho e produzido por Paulo Angione. Uma pena que este filme mais parece uma reprise do que nós estamos vendo há algum tempo em nosso glorioso Bahia.

Nossas "Sessões da Tarde" nos domingos e "Cinemas Especiais" nas noites de quarta e quinta não tem sido nada prazerosas. Infelizmente, tudo isso é fruto de uma gestão que não respeita sua torcida e que frequentemente está envolvida em episódios de falta de educação e xingamentos do "menino mimado com gel no cabelo" que não pode ser contrariado.

E o que a imprensa baiana fala disso tudo? Quase nada. Será que não temos uma imprensa independente na Bahia que possa criticar de maneira isenta o que vem acontecendo em nosso clube? Pelo que tenho visto, lido e ouvido, poucos são os que tem coragem de se manifestar.

A torcida se mobiliza, faz campanhas contra a atual gestão, divulga em massa nos veículos independentes que tratam do Bahia como o www.semprebahia.com.br, o www.ecbahia.com.br, www.bbmp.com.br, dentre outros e não vemos quase nada nas TV's, rádios e jornais.

Dentre os poucos que se mostram críticos, podemos destacar Éder Ferrari que manifestou sua opinião com brilhantismo na sua coluna no site Bahia Notícias (http://www.bahianoticias.com.br/esportes/coluna/1061-elogios-por-respirar.html) comentando sobre as falácias e outras verdades da atual gestão.

Isso ocorreu após o presidente escrever um texto no Correio da Bahia se vangloriando de sua gestão. Fez isso como uma espécie de defesa às inúmeras críticas que vem recebendo nos últimos dias, mas ao que parece o tiro saiu pela culatra.

No domingo, durante a transmissão de Juazeirense x Bahia pela TV Bahia, por diversas vezes a torcida tricolor foi mostrada com cartazes de protestos e gritando palavras de ordem. Contudo, não houve nenhuma menção dos envolvidos na transmissão a respeito dos motivos deste protesto.

Sinceramente, acredito que todo torcedor do Bahia gostaria de entender os motivos disso. Uma pena que os que adotam uma postura crítica como o André Uzêda, que fez uma série de denúncias no ano passado, sejam ameaçados pelos capangas dos dirigentes e até por radialistas que apóiam a atual gestão.

O resultado disso tudo estamos vendo dentro de campo. Um time medíocre, sem inspiração e que não honra as tradições do Esquadrão de Aço. Um time composto por REFUGOS de outras equipes do futebol brasileiro e até mesmo mundial (Freddy Adu que o diga).

Pode pensar em qualquer jogador do atual elenco do Bahia, excetuando-se os meninos da base que inexplicavelmente deixaram de ser utilizados desde a chegada de Joel Santana, que você verá que é refugo. E não vou aqui comentar sobre o que jogam ou não no Bahia. É apenas uma constatação.


Marcelo Lomba antes de vir para o Bahia era terceiro goleiro do Flamengo. Neto jogava no "expressivo" futebol grego; Danny Moraes estava encostado no Botafogo e Titi no Inter; Magal sem espaço no Flamengo.

Fahel quando chegou foi praticamente escurraçado pela torcida do Botafogo; Diones veio por empréstimo do Bahia de Feira que até hoje não recebeu o dinheiro; Hélder jogava aonde? Obina foi rebaixado com o Palmeiras e Souza não era aproveitado no Corinthians.

Como eles, temos vários outros exemplos. Além disso, inventaram de repatriar um treinador que desrespeitou a grandeza do clube e saiu daqui deixando o time na mão no ano passado. Agora inventaram a volta de Rafael Donato e possivelmente de Lucas Fonseca.

Daqui a pouco pode ser que tragam de volta Arthurzinho, Darci, Rogério Sodré, Pantico (que tá marcando um monte de gol no CRAC), Carlos Alberto, Selmir, Lulinha... Infelizmente este deverá ser mais um ano de sofrimento. 

O Bahia corre o risco de sequer se classificar para as finais do Baianão e se as coisas continuarem caminhando desta forma, brigaremos mais um ano para não cair. Tomara que eu esteja redondamente enganado e que tudo mude!

Porém, a verdadeira mudança só acontecerá quando os tricolores conseguirem tirar o grupo que comanda o clube do poder. Não podemos esmurecer! Vamos fazer a nossa parte! Fazendo isso a torcida tricolor será digna de um OSCAR!

Um comentário:

  1. Timinho ordinário esse nosso...
    Diretoria horrível a nossa...
    A torcida não merece...

    ResponderExcluir