domingo, 28 de abril de 2013

EU QUERO QUE O BAHIA PERCA

Hoje eu não ia escrever. Mas não resisti. O vício venceu.


Então pensei. Falar sobre o presidente Marcelo Guimarães Filho, me queixando de sua administração ? Resolvi que não era mais assunto que valesse a pena. Eu ia chover no molhado, repetir as mesmas coisas que já escrevi antes. Ia ser chato. E além do mais, eu ia falar muito, ele ia ouvir pouco, ia beber um "RED" ou um "BLUE", ia me mandar "TOMAR NO C*", e tudo ia ficar por isso mesmo. Não ia valer a pena.

Me veio uma alternativa, falar de Paulo Angioni. Mas, pensando melhor, não dá. Ele é um bem sucedido empresário do futebol, pois consegue ocupação prá muito jogador de péssima qualidade. Ele ajuda os enfermos, traz para o time jogadores machucados, fora de forma ou com contusões crônicas. Faz o seu trabalho social. Quase um santo. Seria injusto com ele. E com a Calcio também.

Então decidi que o assunto seria Joel Santana, o Sardinha. Mas, depois de ouvir a entrevista coletiva dele após o baVICE (sim, escrito exatamente desta forma), mudei de idéia. Ele me convenceu (?) quando disse que faltou "personalidade" ao Bahia. Seria muito ruim falar que o treinador não consegue escalar um time decente, não tem esquema tático, que não tem o comando do time, que não tem nenhuma simpatia por parte do trocedor (e pensar que em um outro momento, ele era quase uma unanimidade).
Então, depois de tantas desistências, só me restava falar da torcida. Ah, a torcida, um assunto fantástico a ser discutido. Mas, bater em quem só tem apanhado ultimamente, também seria uma crueldade. A torcida, que foi ao estádio sabendo o que iria encontrar - um time ridículo - e, ainda assim, "deseducadamente" atirou as tais "caixirolas" em campo...se já sabiam o que iriam encontrar, não teria sido uma incoerência esta reação ?
Pronto, fiquei sem assunto...
Só me restou falar de mim. Deste torcedor que vos escreve.
Então vamos.
Eu, assim como um bom punhado de torcedores do Bahia, extremamente insatisfeitos com a atual diretoria, não fui ao estádio. Me mantive fiel ao meu protesto pacífico de "público zero", e assisti em casa, onde fiquei dividindo minha atenção entre o jogo e os cuidados com minha esposa, recém operada. E mantive, apesar da revolta, meu desejo e minha torcida para que o Bahia vencesse o jogo, apesar de saber - desde sempre - que este time não tem a menor condição de vencer o VICE, nos dias atuais.
Passou o jogo, e depois de ouvir jogadores, comentaristas, treinadores, torcedores e até mesmo meu filho de 6 anos, encontrei a frase que define o sentimento que reina em meu coração : EU QUERO QUE O BAHIA PERCA.
Antes que me xinguem, me deixem explicar.
Eu quero que o Bahia perca este treinador, que tanto sacaneou nosso time, que é ultrapassado, que não consegue colocar um time organizado em campo, que privilegia jogadores "da patota" em detrimento de valores das divisões de base.
Eu quero que o Bahia perca estes jogadores medíocres, sem habilidade alguma, sem comprometimento com o clube, sem raça, sem amor à camisa, sem personalidade....(ops, isso de "personalidade" é conversa de Joel Sardinha).
Eu quero que o Bahia perca o mando de campo depois da chuva de "caixirolas", que a Arena tenha incluíido alguma cláusula que puna o Bahia caso este perca o mando de campo, que mandemos os nossos jogos em Feira de Santana - onde o público máximo é de cerca de 15 mil pagantes, se não me engano.
Eu quero que o Bahia perca o apoio da torcida, que hoje tem parte dela sendo "agraciada" por parte da diretoria.
Eu quero que o Bahia perca a condescendência e a passividade da torcida tricolor, e que sinta a revolta do torcedor na pele, na alma, e no bolso.
Eu quero que, como consequência, o Bahia perca patrocinadores que, impactados pela revolta da torcida, resolverão se afastar do clube enquanto a atual diretoria permanecer.
Eu quero que o Bahia perca a renda da comercialização de produtos licenciados, onde a torcida revoltada deixe de comprar produtos licenciados no mercado, diminuindo esta receita para o grupo atual.
Eu quero que o Bahia perca esta diretoria, este diretor de futebol, este treinador, estes conselheiros e todos aqueles que vem contribuindo, ao longo dos anos, com a derrocada deste que foi chamado, um dia, de Campeão dos Campeões.
Eu quero que o Bahia perca este presidente de fachada, pois sabemos que MGF nada mais é do que um fantoche de MG, que continua comandando o processo tricolor (temos visto alguns flagras da "patota" reunida, sempre com MG envolvido).
Eu quero que o Bahia perca este péssimo hábito dos últimos tempos, de ser derrotado pelo VICE, dentro e fora de seus domínios.
Não sei o que vocês, meus amigos tricolores querem, mas eu sei o que quero.


Posso até estar sendo extremado, radical e apocalíptico. Mas eu quero isso.
Sim, eu quero que o Bahia perca.

2 comentários:

  1. Excelente reflexão. Eu torci pro Bahia ser goleado no baVICE. Vou torcer para ser goleado nas duas partidas contra o Juazeiro. O atual plantel é uma verdadeira MERDA. Mantiveram uma base que quase cai nos dois últimos Brasileirão e contrataram para reforçar um monte de refugo, jogadores reservas que ninguém quer. Triste, Esporte Clube Bahia!! Triste, diretoria incompetente. Saudações tricolores.

    ResponderExcluir
  2. E o mais irônico de tudo isso é que o Bahia pode ser campeão baiano vencendo apenas três jogos, sendo que um seria na semifinal e outro na final! Aí o presidente vai escrever um novo texto se vangloriando de ter sido campeão vencendo somente 3 partidas e que esta é uma conquista sensacional para o clube...

    Quem foi o Bahia? O que estão fazendo com o Bahia? Torcedores torcendo contra para ver se algo muda! Nunca pensei que seria capaz de torcer contra meu próprio time.

    O que me conforta é que este é o E.C. Guimarães e não o glorioso Esporte Clube Bahia que eu aprendi a amar!!! Devolvam meu Bahêa!!!

    ResponderExcluir