sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

AS FÉRIAS ACABARAM

Domingo à noite e a ansiedade já toma conta de Juquinha, afinal, segunda pela manhã será seu primeiro dia de aula em sua nova série.

Ele se arruma para dormir cedo; quer que a noite passe rápido para poder rever seus colegas e colocar a conversa em dia.

As férias passaram rápido! Juquinha viajou com sua família e curtiu bastante os dias de sol na praia. Acordava cedinho para aproveitar mais o dia, bem diferente do que acontece quando está em aula:

   "Ele dá um trabalho danado para levantar da cama quando tem que ir à escola." - afirma Dona Sônia, mãe do pequeno Juca.

Antes de dormir, as recordações dos dias que só pensava em brincar não saem da cabeça dele. Pela manhã ia à praia com os amigos: surfava (ou pelo menos tentava) com aquela prancha velha de isopor que não podia ver uma onda mais forte que se quebrava. 

Só saia da água quando já estava todo enrugado e sua mãe gritando para ele almoçar; comia com pressa para iniciar as atividades da tarde.

Tarde que normalmente começava com um passeio de bicicleta e quando o sol ia ficando mais baixo era o sinal de que estava na hora de fazer o que mais gostava: jogar futebol!

Jogava até escurecer e não conseguir mais ver a bola. Pensa que acabou? Que nada! Acabava o futebol e iam todos para a quadra de volei (lá tinha refletores e o campinho não). 

Somente lá pelas tantas é que o jogo acabava. Mais sujo do que macacão de mecânico de caminhão em cidade de interior, ele finalmente ia tomar banho para finalizar as atividades do dia.

Após o banho, comia rapidinho um sanduba com um achocolatado (não vou aqui ficar fazendo propaganda do Nescau, Quick, Toddy ou qualquer outra marca, a menos que paguem pelo merchan).

Quando seu João (pai do menino) procurava por ele,  já estava de novo com os amigos: nada melhor que uma partidinha de WAR para encerrar o dia. Só depois que destruia os exércitos vermelhos e conquistava Wladvostok e mais 22 territórios é que enfim estava pronto para dormir.

E dormia como uma pedra, até novamente acordar e começar tudo de novo! Ah, as férias!!! Tempo bom e que precocemente (pensava Juquinha) chegava ao fim naquela noite de domingo.

E o menino foi dormir revivendo estes bons momentos e torcendo para que a volta às aulas fosse somente um sonho, para que no dia seguinte pudesse novamente acordar cedo, surfar, andar de bicicleta, jogar futebol, volei, conquistar a América do Sul, Oceania e um terceiro continente a sua escolha...



 

2 comentários:

  1. Eu conheço bem esse Juquinha!!! Kkkkk
    Você só esqueceu de relatar que quando "Dona Sônia" chamava ele para almoçar nao era gritando, era com um apito.
    Beijos
    Aline Reverendo

    ResponderExcluir
  2. Que maravilha... eu sei bem quem é esse menino levado e que sabe viver intensamente....

    ResponderExcluir