quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

SER BAHIA



Antes de mais nada é importante informar que sou baiano e atualmente moro em Fortaleza/CE. Fiz questão de ressaltar isso logo no início do texto para que a compreensão das próximas linhas seja mais fácil.

Em 2010, recebi um convite de George Branco (administrador deste blog junto comigo) para trabalhar com ele numa grande empresa multinacional. Na oportunidade tive que me mudar para Teresina/PI em mais um grande desafio em minha carreira na área comercial.

Assim que cheguei na capital piauiense, mais uma das muitas cidades que já morei Brasil afora (Salvador, Petrolina, Maceió, São Paulo, São Luís, Recife...) fui abordado por um colega no trabalho que me perguntou: “para que time você torce?” 

Respondi imediatamente “SOU BAHIA”. Como em grande parte do Nordeste as pessoas torcem pelos grandes de Rio de Janeiro e São Paulo, ele ficou surpreso e questionou: “o que é SER BAHIA?”

Esta questão, aparentemente simples, me fez refletir bastante. Confesso que na hora não pensei em nada brilhante para dizer e apenas respondi que SER BAHIA é torcer pelo único time BICAMPEÃO BRASILEIRO do Norte Nordeste. 

No entanto, a pergunta não saia da minha cabeça...foi quando percebi a complexidade do tema e resolvi escrever este texto para tentar expressar o que é SER BAHIA.

Poderia dizer que SER BAHIA é lembrar de Lourinho (os mais novos talvez não saibam, mas era o torcedor símbolo do tricolor nas décadas de 70 e 80).

É lembrar do saudoso anãozinho (nos deixou tragicamente há pouco mais de dois anos atropelado na Av. Bonocô) que com sua irreverência alegrava a torcida nas tardes de domingo na Fonte Nova.

É olhar a TV nos jogos fora de Salvador e ver a imagem daquela figuraça segurando sua bandeira e todo uniformizado e que atende pela alcunha de Binha de São Caetano (em todo jogo fora de Salvador encontro essa figura ímpar).

SER BAHIA é guardar o dinheiro do lanche da escola para no domingo ir ao estádio a pé porque não tem grana para o ônibus (eu e minha irmã fizemos muito isso).

É comparecer ao estádio cheio de expectativas e sempre convicto de que o TRICOLOR DE AÇO vai vencer. É abraçar aquele “amigo de infância” que você acabou de conhecer na hora do gol tricolor (quem nunca fez isso que atire a primeira pedra).

É ter mais camisas do Bahia no guarda roupas do que qualquer outro tipo de camisa. É ostentar o manto sagrado quando vai à rua independente da ocasião, fazendo com que a camisa se transforme literalmente em sua segunda pele.

O que dizer então de uma torcida que transforma salas de cinema Brasil afora em arquibancandas para assistir Bahêa Minha Vida, levando a película a se tornar o filme sobre futebol mais visto no Brasil atrás apenas da mega produção Pelé, Eterno?

SER BAHIA é se emocionar e vir às lágrimas ao ouvir os acordes da guitarra baiana do gênio Armandinho dedilhando com maestria o nosso hino ao coro da multidão gritando BAÊÊAA!!! BAÊÊAA!! BAÊÊAA!!

É ler uma entrevista com um vendedor de bandeiras no carnaval de Salvador e se encher de orgulho de nossa torcida quando o cara revela que levou mais de cem bandeiras do Bahia para a avenida e que todas foram vendidas, enquanto as do rival foram pouco mais de vinte e que ainda tinham muitas unidades em sua mochila. 

É olhar para trás e ver um passado de glórias repleto de conquistas (fomos o primeiro campeão brasileiro, primeiro representante do país na Taça Libertadores da América, único time brasileiro de fora do Rio Grande do Sul a ganhar uma final do Internacional dentro da casa deles...)  

SER BAHIA é pensar que toda vez que mudo de cidade irei conseguir me afastar um pouco mais do futebol. Ledo engano! Quanto mais distante, mais presente o BAHIA está. 

Diriam os matemáticos de plantão: “é uma relação inversamente proporcional.” Ao contrário do que se imagina, não nos afastamos dele; nos aproximamos mais. 

Por que?? Acredito que porque o BAHIA de certa forma supre as saudades de Salvador, dos familiares, dos amigos e nos agarramos cada vez mais nele para lembrar de tudo isso, para mostrar ao mundo que somos baianos e que acima de tudo somos BAHIA! (quem mora fora de Salvador e não tem uma bandeira do tricolor?)

SER BAHIA é se emocionar com situações que para outros podem ser simples como a aparição de nosso pavilhão no UFC ou mesmo no carnaval.

É ouvir como primeira palavra do sobrinho algo nada tradicional como PAPA ou MAMA e sim BAHIA (essa é emocionante mesmo).

Poderia escrever linhas e mais linhas sobre o que é SER BAHIA, mas acredito que nada que escreva conseguirá expressar este sentimento.

Já diria Paulo Roberto Falcão, técnico tricolor no primeiro semestre de 2012 quando perguntado sobre a emoção de tirar o Bahia da fila: "Não se explica. Se sente!"

SER BAHIA é muito mais que apenas torcer por um time de futebol. SER BAHIA É UM ESTADO DE ESPÍRITO!!! Só quem é BAHIA pode entender o que estou dizendo...

 
E para você tricolor? O que é SER BAHIA? Comente em nosso blog a emoção de fazer parte desta apaixonada torcida. 

8 comentários:

  1. Lindo texto Jose Roberto Reverendo Vazquez!! Vc é um cara que tem seu BAHIA no coração (fico ate tentando disputar mais espaço pra mim rsrs)! Cara que sabe tudo, absolutamente tudo do seu time, sabe tudo de Futebol e que se diferencia de varios torcedores que só sabe se o time ganhou ou perdeu. Parabéns por falar tão bem do AMOR que vc verdadeiramente sente por esse tricolor!!!

    ResponderExcluir
  2. ser Bahia é ler esse texto e se emocionar e concordar com tudo...

    ResponderExcluir
  3. Ji, muito obrigado pelas palavras!!! Sei o quanto este meu amor pelo Bahia as vezes enche seu saco e agradeço pela sua compreensão. Seu espaço é enorme e como meu coração é grande dá para conciliar meu amor pelo Bahia e meu amor incondicional por você!!! Te amo muito!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok! Rs
      É bonito, é gostoso ver voce falar do Bahia! Time de energia, de emoçao! Parabéns mais uma vez!!
      Fica tranquilo que sei exatamente qual é o meu lugar , viu? Te amo demais!

      Excluir
  4. Euclides,

    Valeu mesmo pela leitura e pelo comentário! Se ainda existe a emoção é sinal que nosso Bahia ainda irá nos dar muitas alegrias!!!

    ResponderExcluir
  5. Meu amigo, seu texto ja havia ne emocionado em 2010 (se não me falha a memoria), e hoje mais ainda. Voce foi no fundo da alma de cada tricolor, esteja ele onde estiver neste mundao de Meu Deus.
    BORA BAHEAAAAAAAAA !!!!

    ResponderExcluir
  6. Muito emocionante seu texto meu irmão. Você e meu pai são grandes responsáveis pelo amor que tenho ao nosso Bahia. Eu sou a irmã que guardava o dinheiro do lanche e ia andando da Barra até a Fonte Nova. Eu sou a mãe que tive o privilegio de ouvir meu filho Lucas falar BAEA antes de MAMA. Ser Bahia é disseminar esse amor e ver todas as vezes que Helena e Gabriel, com dois anos apenas, escutam barulho de fogos ou pegam uma bola gritam Baeeeea! Ser Bahia é isso, emoção, e tenho certeza que os meus três pequenos tricolores, seus sobrinhos, também irão se emocionar quando um dia tiverem a oportunidade de ler esse texto. Enfim, isso é ser Bahia, não se explica, se sente!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até que enfim visitou o blog hein? Vê se coloca ele aí em seus favoritos para ler nossos posts todos os dias!!!

      E obrigado pelas palavras e por ter comentado. Isso é muito importante para nós!

      Excluir