sábado, 23 de fevereiro de 2013

VOCÊ CONHECE A BAHIA ?



Dorival Caymmi já, sabiamente, proferiu estes versos em uma de suas músicas. E é a mais pura verdade. Quem vai à Bahia, não quer mais voltar.

A Bahia, tão cantada nos versos de Caymmi, Carmem Miranda ("o que é que a Baiana tem"), Caetano ("Ô Bahia, Bahia que não me sai do pensamento"), Paulo Diniz ("I wanna to go back to Bahia"), e tantos outros (se eu fosse aqui citar todos, este texto seria infinito...me perdoem aqueles não citados), é realmente apaixonante, enebriante, inesquecível, mágica. É única, especial.


E, então, lhes convido a conhecer a Bahia, "de todos os Santos, Encantos e Axé", lhes descrevendo o que a Bahia tem, e o que vai te fazer apaixonar.

Aqui na Bahia, temos a origem do Brasil, temos misturados em nós o sangue africano, português, espanhol, holandês...


Aqui na Bahia, temos sol o ano inteiro, temos o mais extenso - e mais belo - litoral do Brasil. Temos a natureza exuberante na Chapada Diamantina, as cachoeiras no extremo Oeste do Estado, e as belas Baleias no Sul, no arquipélago de Abrolhos.


Temos festas, muitas festas. O maior e melhor carnaval do mundo, temos o São João, temos as micaretas, os ensaios e as famosas lavagens, onde o sagrado e o profano se misturam.



Temos, aqui, um povo alegre e trabalhador, que sabe viver a vida. Temos acolhimento, calor humano, energia e muito amor.


Aqui recebemos bem o turista, de onde quer que tenha vindo. Aqui, nesta terra, em 5 minutos você se torna amigo de infância de alguém que você acabou de conhecer na fila do supermercado.

Aqui temos a mais apaixonada torcida de um clube de futebol, tanto Bahia quanto Vitoria - os dois maiores clubes do Estado - enchem seus estádios, estejam os times na série A, B ou C.


Aqui na Bahia, meus amigos, temos VIDA. Aqui na Bahia, meus amigos, somos FELIZES !!!


Se você ainda não veio à Bahia, meu caro amigo leitor, venha.

E se não sabe por onde começar sua viagem, seguem abaixo dicas de locais a serem conhecidos, dos mais famosos aos mais reservados - e nem por isso menos especiais. Espero que gostem, e que visitem minha terra querida.

ÓRGÃOS OFICIAIS DE TURISMO



DICAS DE VIAGEM


Espero, sinceramente, que estas dicas lhes tenham sido úteis, ou que venham a ser, e que vocês se animem, visitem a Bahia e descubram o que nós frequentemente desfrutamos.

Um abraço a todos, venham à Bahia e desfrutem !!! Boa viagem !!!


4 comentários:

  1. Muito bom texto para falar de nosso estado e nosso povo. Para mim que estou longe é sempre bom recordar coisas da terrinha...a Bahia não sai do pensamento dos baianos!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom texto para falar de nosso estado e nosso povo. Para mim que estou longe é sempre bom recordar coisas da terrinha...a Bahia não sai do pensamento dos baianos!

    ResponderExcluir
  3. Saudades e saudades dessa terra querida!!

    ResponderExcluir
  4. Se Caime visse este texto se emocionava. FALTOU MENCIONAR OS POVOS INDIGENAS.
    Parabéns.

    ResponderExcluir