segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

FORA RENAN ?


Renan Calheiros (PMDB-AL) nos corredores do Senado pouco antes da eleição que definiu seu nome como novo presidente da Casa (Foto: Ed Ferreira / Estadão Conteúdo)

O último final de semana foi marcado por manifestações em diversas cidades do Brasil, onde populares (militantes ou não de partidos políticos) demonstraram publicamente sua insatisfação e, por quê não dizer, revolta com a permanência do Senador Renan Calheiros na presidência do Senado, a “Casa da Democracia” brasileira. Também houve manifestações em alguns pontos fora do Brasil. Além disso, há uma intensa movimentação através da internet e suas redes sociais, que já gerou documento contando mais de 1,6 milhões de assinaturas pedindo que o Senador se afaste definitivamente do comando da casa.

Bem, seria extremamente satisfatório se este fosse o único problema, que a saída de Renan Calheiros fosse a solução para as mazelas do Brasil, que resolvesse de uma vez por todas a questão da corrupção no meio político, que enterrasse de imediato tudo que há de mal no “mercado político nacional”. É, parece simples, mas não é.

Página do protesto Fora Renan no facebook já apresentava baixa adesão de participantes (Foto: Reprodução/Facebook)

Esquecem-se de que o Excelentíssimo Sr. Renan Calheiros foi eleito pelo voto do povo, mesmo após os escândalos que são o motivo principal das justificativas destes manifestantes para que o político deixe a presidência do Senado Federal. Fez-se a democracia.

Esquecem-se de que este Senador só assumiu a presidência da casa, graças a uma indiscutível maioria de votos na casa, em eleição com voto secreto, por Senadores também eleitos pela população. Fez-se a democracia.

Então, caros amigos leitores, temo que toda esta movimentação não tenha uma motivação no Sr. Renan Calheiros, de forma que ele desista da presidência da casa, mas que tenha um motivador bem diferente, e por quê não dizer, obscuro.

Pergunto ao povo :
  • Por quê não houve protestos contra a permanência do Sr. José Sarney na mesma presidência, por tanto tempo, uma vez que o mesmo também foi acusado de uma série de irregularidades ao longo de sua história ?
  • Por qual razão os Senadores de cada Estado não foram alvo de protestos, reclamações e pleitos para que eles assumissem publicamente suas posições, e lutassem pela eleição de algum Senador com inquestionável honestidade como presidente da casa ?
  • Por quê não há revolta com os escândalos conhecidos, como o Caso “Cachoeira” (prá citar apenas o mais recente) ? Nem com as suspeitas e acusações que pairam sobre o ex-presidente Lula e sua família (e sua suposta amiga íntima Rosemary) ?
  • Por quê ao invés disso, militantes (pagos ou não) se preocupam mais em protestar contra a blogueira cubana Yoaní Sanchez (e causar baderna), que luta contra a ditadura e a favor da democracia em seu país, onde quase a expulsando aos gritos das cidades em que ela esteve presente, ainda promoveram a baderna em alguns casos (como Feira de Santana-Ba, por exemplo) ?

 

O povo precisa protestar, sim, mas eficaz e organizadamente. Há de haver uma liderança nacional, que orquestre e torne mais eficazes os protestos.

O povo precisa protestar, sim, mas pacífica e inteligentemente. Não podem permitir que sejam manobrados e manobráveis.

O povo precisa cobrar transparência, lisura, honestidade e idoneidade, sim. Mas isso precisa começar em cada cidade, em cada Estado, de forma que todos os movimentos se fortaleçam e, uma vez fortalecidos, possam mudar o nosso país.

Unidos inteligentemente, os movimentos populares certamente serão capazes de mudar – prá melhor – o país em que vivemos, para que possamos construir um Brasil melhor para nossos filhos e netos.

Existem muitos mais "FORAS" pelos quais precisamos lutar, até que possamos chegar a um definitivo "FORA RENAN".

Só depende de nós, lutar por isso.

Reflitamos, pois.

Um comentário:

  1. George,

    Um ponto importante nisso tudo é que a sociedade está se organizando para tirar o Renan. Isso é muito positivo.

    Concordo contigo que isso não resolve todas as mazelas e que não sabemos o que está por trás disso tudo.

    O certo é que não se pode mais assistir a toda esta esculhambação que acontece na política brasileira e ficarmos calados.

    Textos como este seu, servem para reflexão e para a população se conscientizar de que muito precisa ser feito.

    Parabéns pelo enfoque e pela lucidez com a qual tratou o tema!

    ResponderExcluir