quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

POR QUÊ ACIDENTES ACONTECEM ?



No post de hoje, resolvi abrandar um pouco minhas críticas acerca dos recentes acontecimentos, diferente do que fiz no post em que abordei o acidente na casa noturna Kiss, no Rio Grande do Sul. Resolvi ser um pouquinho mais “técnico”, buscar apenas a relação CAUSA E EFEITO, e não atribuir a uma entidade “virtual” - como o poder público e suas relações corrompidas - a causa de todas as mazelas da humanidade.

Bem, vamos ao assunto.

Neste carnaval, onde fiquei longe da folia por opção própria (fui descansar num belo resort no litoral norte da Bahia com minha amada família), tentei me desligar dos acontecimentos, das notícias, do mundo.

Não consegui.


Uau, pensei eu...EM 6 DIAS que passei “ausente”, TANTA TRAGÉDIA...isso sem falar na renúncia do Papa (que será tema de nosso blog num outro momento, preferencialmente por algum entendido no assunto).

Penso, friamente, que JÁ NÃO DEVÍAMOS TER QUE PASSAR POR ISSO...ANUALMENTE TEMOS ACIDENTES SEMELHANTES OCORRENDO em diversas partes do país, com os quais já deveríamos ter aprendido com erros e evitado, assim, novos acontecimentos.

Mas, se NÃO APRENDEMOS COM OS ERROS, quais são as razões pelas quais continuamos a nos permitir estes tipos de acontecimentos ?

É o que vamos falar um pouco – e superficialmente – no post de hoje.

Na minha opinião, AS TRAGÉDIAS E ACIDENTES TÊM SUAS CAUSAS RESUMIDAS 9 ASPECTOS : 

1- PLANEJAMENTO INADEQUADO – Normalmente, quando planejamos bem algo, a tendência é de que as possibilidades de falhas e erros sejam minimizadas. No Brasil, principalmente, o planejamento é falho – em todas as camadas – e em tudo se encontra um “arranjo”, um “armengue” ou uma “gambiarra” para resolver aquele probleminha, sem elevar os custos de um projeto. Só que, AS VEZES, O BARATO SAI CARO.

2- ADAPTAÇÃO AO INVÉS DE RECONSTRUÇÃO – É comum se “adaptar”, ao invés de se “reconstruir” ou “refazer” algo. E, muitas vezes esta “adaptação” mal feita, acaba por estragar definitivamente um projeto, uma idéia. E A EMENDA SAI PIOR DO QUE O SONETO (ou algo do gênero....), como diz o ditado.

3- FALTA DE PREVENÇÃO – Os projetos, muitas vezes, não levam em consideração todas as possibilidades de erros, de acontecimentos, e assim não se preparam adequadamente para enfrentar situações e aplicar soluções. E o dito popular de “É MELHOR PREVENIR QUE REMEDIAR” se faz presente.

4- IRRESPONSABILIDADE – Muitos acidentes ocorrem por pura falta de responsabilidade daquele que conduz ou faz parte de algum projeto ou ação. E aí, meus caros, estamos falando – SIM – de falha humana, erro de operação, culpa de alguém. As vezes a irresponsabilidade está, até mesmo, no EXCESSO DE TRABALHO imposto aos executores de uma dada tarefa. Como diz meu pai, "QUEM NÃO OUVE SOSSEGUE, OUVE COITADO".

5- PREPARAÇÃO E TREINAMENTO INADEQUADOS – Como nossos empresários ainda resistem a investir em treinamento, capacitação, muitos erros – que acabam sendo atribuídos a quem menos tem culpa – poderiam ser evitados se houvesse a adequada preparação das pessoas para situações normais e adversas. Sempre ouvi que "A REPETIÇÃO É A BASE DO APRENDIZADO". Isto é, realmente, verdadeiro.

6- FALTA DE CORRETO ACOMPANHAMENTO – Não existe projeto, ação, que não deva ser acompanhado, supervisionado. Por melhor que seja o profissional, um “terceiro” sempre pode enxergar e antever algo que o “colega” não foi capaz, naquele momento, de perceber. É o olhar “de fora”, a constante vigilância. E, mais uma vez, venho eu e minhas frases preferidas : "O PREÇO DA TRANQUILIDADE É A ETERNA VIGILÂNCIA".

7- IMPUNIDADE E INJUSTA RESPONSABILIZAÇÃO – Principalmente no nosso Brasil, as tragédias vitimam pessoas, e por consequência suas famílias, e os responsabilizados sempre são em número insuficiente. O poder econômico acaba por “absolver” uns poucos bem favorecidos financeiramente, em detrimento daqueles menos favorecidos que sempre acabam sendo responsabilizados. Sem conotação de racismo, muito longe disso, mas INFELIZMENTE temos ainda no Brasil direitos para os “Brancos e Ricos”, e deveres para os “Pretos e Pobres”. NO BRASIL A JUSTIÇA SÓ FUNCIONA FEROZ E IMPIEDOSAMENTE PARA POBRES E PRETOS, enquanto para Brancos e Ricos ela é bastante branda.

8- FALTA DE MEMÓRIA E BAIXO APRENDIZADO – Os fatos são explorados pela mídia por uma, duas semanas...em alguns casos mais tempo (de acordo com o interesse particular das emissoras), mas facilmente são esquecidos. A população também esquece, e os eventuais “responsáveis” pelas tragédias, acidentes e outros “problemas” acabam por mudarem a direção de seus esforços e, impunemente, seguirem suas vidas. E também não há, em muitos casos, o aprendizado de uma tragédia como instrumento de aplicação de melhorias para que não incorramos no mesmo erro. E assim, normalmente, a história acaba se repetindo de tempos em tempos. "O POVO TEM MEMÓRIA CURTA".

9- OMISSÃO - Talvez A PIOR DE TODAS AS CAUSAS. Por vezes, mesmo com a consciência do perigo, a certeza do risco elevado e os mais variados sinais de que VAI DAR MERDA, aqueles que poderiam evitar o pior se omitem, e acabam por permitir que algo catastrófico ocorra e, por vezes, atribui a um FENÔMENO NATURAL INESPERADO E IMPREVISÍVEL. É largamente dito que "O PIOR CRIME É O DA OMISSÃO. QUEM SE CALA ASSUME A CULPA".

Ah, existe o ACASO E O DESTINO. SIM, ELES EXISTEM. Porém, acredito que QUANDO TOMAMOS AS PRECAUÇÕES NECESSÁRIAS, acompanhamos adequadamente a execução – já com o aprendizado dos erros passados, e contamos com um projeto bem feito e com executores bem treinados e bem capacitados, REDUZIMOS BASTANTE O NOSSO PERCENTUAL DE  “VULNERABILIDADE AO ACASO”. E "NÃO DAMOS SOPA PRO AZAR".

Apenas PARA REFORÇAR O QUE ESCREVI hoje, listo abaixo (com link direcionando a cada fato) ALGUNS OUTROS FATOS OCORRIDOS NOS ÚLTIMOS ANOS, para que possam, vocês mesmos, refletirem um pouco sobre o que falei…

2006

2007

2009

2011

2013

Leiam ainda esta interessante matéria da Revista Super Interessante, que traz o assunto em pauta - "POR QUÊ OS ACIDENTES ACONTECEM ?", e este link que traz algumas TRAGÉDIAS ESPACIAIS que trazem alguns aspectos abordados neste post.

Trazendo para a nossa vida pessoal, cabe a nós tomar todos os cuidados possíveis e imagináveis para que tragédias não ocorram por negligência, assunção desnecessária de riscos, irresponsabilidade ou burrice mesmo.

SE CUIDEM E CUIDEM DOS SEUS, SEMPRE.

2 comentários:

  1. Tenho certeza que depois desse texto muita gente vai enxergar os acidentes de outra maneira. A análise foi brilhante e todos estes aspectos contribuem para que os acidentes aconteçam, sejam separados ou juntos (o que é pior).

    Que todos possamos tomar consciência das nossas responsabilidades e de como podemos evitar estas fatalidades.

    ResponderExcluir
  2. Muito boa reflexão. Para mim - e você sabe disso - "a palavra" é CONSCIÊNCIA ( ou fata dela) Apenas para complementar, lembro os incontáveis acidentes de trânsito, muitos dos quais associados a excessos, sejam eles de bebida alcoolica, de velocidade, de auto-suficiência, de imprevidência, de irresponsabilidade, ou de todos esses. QUe Deus nos proteja, mas não deixemos tudo para Deus, façamos a nossa parte, é o mínimo que podemos fazer.

    ResponderExcluir